quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Viagem Musical : Cigano do Samba

Ele adorava "botar mais lenha na fogueira " e "ver o circo pegando fogo " : com aquele seu jeito tão sisudo e de homem mau , AFONSO IMNHOF ( ABAIXO ) - ex-diretor do Arquivo Histórico de Joinville e um dos professores deste escriba na época em cursou História - ele afirmava categoricamente que o Brasil teria sido melhor caso fosse colonizado pelos holandeses e certa vez afirmou o seguinte ,  " O BRASILEIRO É MAIS METIDO A MODERNINHO DO QUE O PORTUGUÊS " .....

A discussão sobre quem teria sido melhor LADRÃO , ops ! , colonizador do Brasil ( ABAIXO , QUADRO REPRESENTANDO A "BATALHA DE GUARARAPES " , OCORRIDA EM 1649 LOCALIDADE DE MESMO NOME EM PERNAMBUCO E ACABOU SENDO DETERMINANTE PARA A EXPULSÃO DEFINITIVA DOS HOLANDESES ) é aquele típico assunto polêmico e que sempre renderá acalorados e apaixonados debates , e no momento não é a nossa intenção comentar sobre isso , mas "pegando um gancho " naquela frase dia pelo ex-professor deste escriba e  reproduzida há pouco , surge a seguinte pergunta : se essa modernidade realmente chegou - o que , sinceramente duvido - QUANDO ELA  TERIA CHEGADO AO BRASIL ?

Posso afirmar sem medo de errar : ela , pelo menos a modernidade tecnológica , chegou ao Brasil em 30 de abril de 1854 . Na data que acabou de ser mencionada foi inaugurada aquela que é MAIS ANTIGA FERROVIA DO BRASIL , ligando a localidade de Pacobaíba ( ABAIXO - localizada às margens da baía de Guanabara em local onde havia um porto ) à de Fragoso , ambas no que é hoje o município de Magé , Rio de Janeiro ( a princípio a ferrovia tinha 14,5 quilômetros de extensão , sendo mais tarde ampliada para 15,14 quilômetros  ; atualmente apenas um pequeno trecho - entre as localidades de Piabetá e Vila , ambas em Magé - está em funcionamento ) .

 Embora desde 1835 já existissem projetos de ferrovias no Brasil ela só tornou possível graças ao espírito visionário e empreendedor de um homem : o mega empresário gaúcho Irineu Evangelista de Souza , o BARÃO DE MAUÁ ( 1813-1889- ABAIXO  ) , que além da própria ferrovia era dono de um verdadeiro império que incluía bancos ( inclusive com filias no Uruguai , na Argentina e na Inglaterra ) , companhias de gás , iluminação pública , navegação , estaleiros.......

Posso afirmar também que naquele remoto 30 de abril de 1854 começou a surgir um capítulo importante do SAMBA BRASILEIRO ......." Você está louco ! " , " Você andou bebendo ! " : não , este escriba não bebe , está com plenas faculdades mentais e como faria um dos ícones do gênero de filmes de terror - FREDDIE KRUGER - irei por partes . Essa viagem terá como ponto inicial a serrana cidade de Nova Friburgo ( ABAIXO )  , no Rio de Janeiro : aquele humilde ferroviário da estrada de ferro LEOPOLDINA dependia de seu parco para alimentar várias bocas .

 Podia até faltar dinheiro naquela humilde residência mas não faltavam carinho , amor , alegria e principalmente MÚSICA , muita música : em seus poucos momentos de folga o chefe daquela numerosa família era um talentoso e afinado músico , tocando vários instrumentos . Três de seus filhos - Ney , Jota e Uday - não só herdaram essa paixão pela música como mais tarde viriam a se tornar músicos profissionais ( Ney e Jota são multi instrumentistas ) mas UDAY ( ABAIXO )  - nascido em 28 de novembro de 1941 - não era bom : era ótimo e aprendeu sozinho a tocar piano ......

       Ela agora já era de maior e teve de mudar para o Rio de Janeiro para servir ao Exército e após esse período passou enfim a seguir a carreira de músico . Época complicada : Uday chegou a morar no Morro da Formiga ( ABAIXO ) , localizado no bairro carioca da Tijuca .....Muita miséria e sofrimento mas também muita solidariedade , alegria e , principalmente , SAMBA , o que no futuro seria determinante na carreira de Uday . Ele vivia , ou melhor sobrevivia , cantando como crooner ( voz de apoio ) nas noites cariocas , principalmente na boate BALALAIKA , no famosíssimo bairro de Copacabana .

 Sem muitos horizontes e oportunidades em terras cariocas mudou -se para terras paulistas : aí alternava-se entre as cidades de Santos e São Paulo , sendo que nessa última apresentava-se com regularidade na casa noturna CATEDRAL DO SAMBA , no italianíssimo bairro do Bexiga . " SÃO PAULO É O TÚMULO DO SAMBA ! " , chegou a dizer certa e maldosa vez o grande "poetinha " VINÍCIUS DE MORAES ( 1913-1980 - ABAIXO  ) : Uday trataria de provar o contrário ........

UDAY VELOSO ? É um nome meio esquisito , não é mesmo ? Talvez influenciado pela expressiva comunidade italiana radicada em São Paulo passou a ter outro nome : BENITO DI PAULA .......Não demorou muito para que chamasse a atenção dos executivos da gravadora COPACABANA : em 1971 , pela primeira vez entrou em um estúdio e para gravar o seu próprio disco ( ABAIXO ) . Acabou sendo uma mescla de regravações de músicas de outros artistas , como ROBERTO CARLOS , CHICO BUARQUE , TOM JOBIM e TIM MAIA com 4 canções de sua própria autoria : uma delas , " VIOLÃO NÃO SE EMPRESTA A NINGUÉM " , acabou sendo a mais música de maior destaque desse disco de estreia .

Se as vendas do disco não foram lá isso tudo , em compensação uma outra composição de Benito tornou-se a grande sensação das boates e casas de show paulistanas , especialmente a TELECO -TECO ( então uma das mecas do samba em São Paulo ) : " RETALHOS DE CETIM " . Impressionados com isso , em 1972  os executivos da Copacabana mais uma vez chamaram Benito , dessa para gravar essa música e a música "ELA " e só " Retalhos de Cetim " vendeu sozinha 150.00 cópias , um número expressivo para a época .  O sucesso ainda demoraria um  pouco a chegar , mas acabou chegando como um furacão : o disco " UM NOVO SAMBA " ( ABAIXO ) , lançado no início de 1974 , acabou sendo um verdadeiro marco em sua ainda curta carreira e seu primeiro disco de grandes vendagens .

     Também marcou um novo  nascimento de Benito Di Paula , pelo menos em matéria de visual : cabelo e barba longos , jóias , correntes , pulseiras ....., ou seja , um legitimo CIGANO ! O impacto causado mudança de visual ( ABAIXO ) não foi nada : para desespero e raiva dos conservadores e puristas de plantão , Benito criou um novo som misturando o sambão tradicional com um pouco de jazz , piano , músicas românticas melosas e ritmos latinos e é um dos grandes expoentes do chamado SAMBA JOIA ( gênero de samba que é tido como o percursor dos atual "pagode mauricinho " , ou seja , um samba completamente descaracterizado , com cantores vestidos com roupas de grife e músicas de qualidade questionável e letras melosas ) .

"BREGA !  " e "  CAFONA ! " , foi o que seus já muitos detratores repetiram e repetem até hoje , mas enquanto a oposição xingava , criticava e fazia cara feia Benito ia acumulando sucessos , especialmente no período entre 1974 e 1977 : músicas como " SE NÃO FOR AMOR " , " VAI FICAR NA SAUDADE " , "MULHER BRASILEIRA " , "OTELO " e , principalmente , uma música sobre um passeio com um suposto amigo , " CHARLIE BROWN " ( ao contrário do que muitos pensam , o personagem dessa canção é fictício ) . Em uma época em que raríssimos cantores brasileiros conseguiam atingir a marca de 1 de milhão de discos vendidos ( ABAIXO , CAPA DO DISCO DE 1976 ) , Benito não só conseguiu essa façanha como ainda tornou-se também um dos raros cantores a poderem em competir em pé de igualdade , pelo menos em número de discos vendidos , com Roberto Carlos .

 Em 1975 , no auge do sucesso e da popularidade , apresentou um programa de TV - "BRASIL SOM 7 "( o programa rendeu um disco ao vivo e que contou com as participações , entre outros , de uma das grandes divas da música tupiniquim - ELIZET CARDOSO - e do então novato e futuro rei das calcinhas e das músicas maliciosas , WANDO - ABAIXO ) - na hoje extinta TV Tupi e ainda fez parte de uma delegação  que representou o Brasil em um festival de música realizado na cidade de Cannes .

Além de ter tido muitas de suas canções gravadas ou executadas por outros artistas - entre eles ,a ORQUESTRA SINFÔNICA DE SÃO PAULO , o grupo de pagode "REVELAÇÃO " , ALCIONE e o próprio ROBERTO CARLOS - Benito ( ABAIXO , CAPA DO DISCO DE 1980 ) tornou-se um nome internacional , alcançando sucesso na América Latina , Estados Unidos e até no Japão !

 Embora jamais tenha voltado a igualar aquele estrondoso sucesso dos anos 70 , Benito continuou a gravar com regularidade até 1999 ( até hoje gravou 27 discos ) , conquistou prêmios como o "CHICO VIOLA " ( oferecido pela TV Record e em função da música "FAÇA DE MIM UMA ILHA " ) e teve muitas de suas músicas incluídas em trilhas sonoras de novelas , em especial a bela e lúdica música " AMIGO DO SOL , AMIGO DA LUA " ( tema do núcleo infantil da novela " A GATA COMEU " , de 1985 - ABAIXO  ) .

Seu mais recente trabalho é um CD-DVD lançado em janeiro de 2010 ( a apresentação ocorreu na casa de shows carioca  TODO RIO , em julho de 2009 e mescla antigos sucessos com 4 canções então inéditas ) e embora , portanto , já esteja há algum tempo sem gravar ainda apresenta-se Brasil afora junto com seu irmão Ney ( que o acompanha desde 1976 ) e um de seus filhos , RODRIGO ( que é cantor e pianista - ABAIXO , AO LADO DE BENITO ) .....

.O clipe da semana é uma apresentação ao vivo no saudoso programa GLOBO DE OURO , provavelmente em 1978 , e na qual ele canta a bem humorada e otimista " DE TOMBAR CAMINHÃO " , uma das faixas do ótimo disco " BENITO DI PAULA " ( 1977 ) .....COM VOCÊS O CIGANO DO SAMBA !

Um comentário: