quarta-feira, 16 de agosto de 2017

E Agora , Chico ?

Imagine ou tente imaginar a seguinte situação , por sinal , inusitada e mais absurda até do que aquele ridículo ditador da gloriosa Coreia do Norte ( Você quer que eu escreva o nome do cara ? Tá de SACANATION with me , cara ! ) : o PARAÍBA , um modestíssimo clube de futebol do bairro Jardim Iririú e que disputa a terceira divisão de Joinville , tendo como adversário ninguém mais ninguém menos do que o........( Agora eu peço que você faça uma música de suspense aí do outro lado ! ) ..........BARCELONA ! ( ABAIXO )
 
 Mal e porcamente comparando , isso seria equivalente a um reles e limitadíssimo escriba como este escrever um texto a respeito daquele que simplesmente foi um dos maiores gênios da literatura tupiniquim e da própria  língua portuguesa , um sujeito que tratava cada palavra da tão complexa , complicada e incompreendida língua portuguesa com um apaixonado  " MEU AMOR " ou um carinhoso " MINHA QUERIDA ", de jeito tímido - até um tanto arredio - e delicado - no bom sentido , é claro ! - , fala mansa , dono de uma rara e finíssima sensibilidade e que , a exemplo de um escultor que transforma uma argila em estado bruto e sem vida em uma maravilhosa obra , tinha o raríssimo poder de dar vida e magia a cada palavra que usava : estou me referindo ao graaaaaande , inigualável e ímpar CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE ( ABAIXO )  , um mineiro - bão demais da conta , sô ! - de Itabira
 
e que em 17 de agosto de 1987 , portanto há exatos 30 anos , "foi pra Jesus " , aos 85 anos de idade e que certamente nesse momento deve estar deixando os anjos e o TODO-PODEROSO com os seus respectivos queixos celestiais e divino caídos de tanto deslumbramento com os seus inspirados poemas .......Pois bem , como na verdade não é minha intenção escrever um texto a respeito do eterno poeta , ou melhor , ARTESÃO DAS PALAVRAS , e como toda palavra a ser usada para definir Carlos Drummond de Andrade ( ABAIXO ) ainda é insuficiente , aqui estão os versos iniciais de seu mais célebre poema , em uma pálida homenagem deste reles e muy humilde escriba : " E agora , José / A festa acabou , / a luz apagou , / o povo sumiu , / a noite esfriou , / e agora José ? / e agora você ? / você que é um nome , / que zomba dos outros , / você que faz versos , / que ama , protesta ? / E AGORA , JOSÉ  ......" .
 
 Bom , ele não estava solitário - muito pelo contrário : a mina do cara era , com todo o respeito , uma gata ! - , não zombava dos outros , não protestava e , muuuuuiiiiito menos ainda escrevia versos : estou me referindo ao glorioso PRÍNCIPE DE JOINVILLE ( ABAIXO ) , popularmente conhecido como François Ferdinand Philipe Louis Marie d´Orleans - Francisco Fernando Filipe Luís Maria , em português ( e ainda CHICÔ , para os mais íntimos e chegados ) - que naquele pré-histórico ano de 1844 estava em uma verdadeira "sinuca de bico " ,
 
ou seja precisava de alguém , de preferência um ser vivente , bípede , racional CORAJOSO e meio avacalhado das ideias o suficiente para se dirigir ao exótico e longínquo Brasil , se enfurnar no meio do mato e escolher o local exato em uma tal de " PROVÍNCIA DE SANTA CATARINA " onde estaria aquele verdadeiro mundão de terras - as tais e famosas 25 léguas quadradas de terras ( FALANDO NISSO , EIS DOIS REGISTROS FOTOGRÁFICOS DO QUE SURGIU NESSAS TERRAS : A RUA ABDON BAPTISTA E A RUA NOVE DE MARÇO , EM FOTOS INFELIZMENTE DE DATA INCERTA E QUE FORAM PUBLICADAS NO "ÁLBUM  DO CENTENÁRIO DE JOINVILLE " , LANÇADO EM 9 DE MARÇO DE 1951 ) - dado de presente de casamento por seu cunhado e "brother " , o sempre generoso DOM PEDRO II .
 
 
O príncipe ( ABAIXO ) podia não ser um poeta como o graaaaande Carlos Drummond de Andrade mas por várias vezes  uma pergunta , embora não fosse o pai deste escriba que neste exato instante está trocando a madeira que sustenta o telhado desta muy humilde residência , MARTELOU a sua principesca cabeça : E AGORA , CHICO ? Bom , na verdade ele não precisou queimar muitos de seus principescos neurônios para achar uma resposta para esse terrível pergunta .
 
 Aliás , " pegando um gancho " nisso , é muitíssimo provável que você tenha passado por ELA , caminhado NELA , passado de carro NELA e talvez até cuspido perto DELA ........Não , eu não estou descrevendo uma cena de filme pornográfico sadomasoquista ou algum filme de terror protagonizado por MICHEL TEMER mas sim  uma das mais importantes e movimentadas vias públicas de Joinville : a RUA AUBÉ ( ABAIXO ) , no bairro Boa Vista : trata-se de uma das mais importantes figuras dos primórdios de Joinville , se não A PRINCIPAL .
 
 Escrever a respeito de LEONCE AUBÉ ( 1816-1877 - ABAIXO  ) exigiria um texto looooongo e exclusivo a respeito dele e como essa não é no momento a minha intenção , trarei agora um breve perfil do cara : natural de Paris e formado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica de Paris , Aubé foi uma daquelas 10 pessoas que a partir de 22 de maio de 1850 criaram o embrião da futura colônia Dona Francisca , por sua iniciativa foi aberta - a partir de 1852 - a PRIMEIRA ESTRADA RUMO À REGIÃO DO PLANALTO NORTE CATARINENSE ( a tal estrada é a atual rua Dona Francisca , cuja início da abertura aconteceu nas proximidades do local onde é hoje o Arquivo Histórico e que acabou sendo o pontapé inicial para a abertura da futura ESTRADA DONA FRANCISCA , a hoje SC-418 ) e na mesma época , onde é hoje o bairro SAGUAÇÚ , foi criada uma comunidade que acabou recebendo o nome de COLÔNIA FRANCESA mas que na verdade era habitada em sua quase totalidade por SUÍÇOS de língua e cultura francesas .
 
Poderoso e influente , Aubé ocupou os cargos de diretor da colônia Dona Francisca ( de 1855 a 1860 ) , deputado na então província de Santa Catarina ( entre 1858 e 1859 ) e vice-cônsul da França e , como poder e influência atraem MULHERES ( Alô , alô mulherada : não estou falando mau de vocês e nem generalizando ! ) , Aubé veio a se casar com uma das filhas - ANNA ( por sinal aquela estrada rural chamada ANABURGO e que está  localizada nos cafundós do Vila Nova tem esse nome justamente como uma homenagem à ela )  - daquele que simplesmente veio a ser O PRIMEIRO PREFEITODE JOINVILLE , entre 1869 e 1873 ( FALANDO EM JOINVILLE , EIS MAIS DUAS FOTOS : A PRIMEIRA É DE SOLDADOS DO CORPO DE BOMBEIROS EM DATA INCERTA E A OUTRA , UMA VISÃO DE JOINVILLE EM FOTO PROVAVELMENTE DE 1939 , FOI PUBLICADA NO "ÁLBUM DO CENTENÁRIO " ) : JOHANN ADOLF HALTENHOFF ( 1802-1875 ) . Ah , eu tinha esquecido uma coisa : Aubé chegou a seguir a carreira militar sendo oficial do Exército francês e fazendo amizade nessa época com o príncipe , o que , sem dúvida alguma , acabou sendo determinante para que ele fosse escolhido não só para a ADRENALÍNICA tarefa de escolher o local exato das tais e famosas 25 léguas quadradas de terras como também para ocupar e exercer o cargo de REPRESENTANTE OFICIAL DO PRÍNCIPE DE JOINVILLE ........
 
 
 
           O curioso é que mesmo antes da escolha de Aubé , o príncipe já tinha um representante oficial e , caso você tenha uma memória tão AVANTAJADA quanto uma certa parte do corpo do astro pornô KID BENGALA ( ABAIXO - Pornô é cultura ! ) , deve se lembrar perfeitamente que nas últimas semanas eu até cheguei a citar o nome do cara : até 1846 o tal cara foi PAULO BARBOSA DA SILVA , por sinal , um dos CONSELHEIROS DO IMPÉRIO  .  Bom , se o representante oficial do glorioso príncipe era o PAULÃO , então por que um francês cujos conhecimentos do Brasil provavelmente eram equivalentes aos que temos da república do NAURU ( "Ahn ? NAU URUBU ? " ) foi escolhido para a adrenalínica tarefa de escolher as tais e famosas 25 léguas quadradas de terras ? Como eu disse ainda há pouco , PAULÃO fazia parte da alta cúpula do governo brasileiro e sua função era justamente fazer valer os interesses do príncipe nessa esfera e , é claro , dar as coordenadas e auxílio para o então recém-chegado Leonce Aubé  .
 
 Aliás , o  principesco chefinho estava gostando tanto dos serviços do PAULÃO , que o seu mordomos - um certo A . TROGNON -  acabando escrevendo uma carta à ele , data de 12 de outubro de 1844 , escrita no palácio francês de SAINT CLOUD ( ABAIXO ) e que traz a seguinte mensagem : " O Príncipe e a Princesa estão muito reconhecidos por tudo o que você faz pelo senhor Leonce Aubé . É desnecessário que eu repita que eu tive a honra de vos escrever há algumas semanas , que após as explorações feitas pelo jovem engenheiro . LLAA.RR. ( Não , isso não é código secreto mas sim uma referência ao príncipe e à princesa ) remetem-se inteiramente para você tudo o que concerna à tomada de posse dessas terras . "
 
 Não decepcionando o chefinho , em 29 de outubro de 1844 PAULÃO escreveu uma carta endereçada simplesmente a um dos homens mais poderosos , influentes e respeitados do Brasil naquela época : o VISCONDE DE MACAÉ ( ABAIXO ) , popularmente conhecido como José Carlos Pereira de Almeida Torres e que naquela ocasião ocupava o cargo de Ministro do Império . Troca de gentilezas e amabilidades e "rasgação de seda " ? Não , nada disso : PAULÃO deu uma "prensa " em MACAEZÃO , reclamando e exigindo nessa carta a entrega das tais e famosas 25 léguas quadradas de terras em Santa Catarina ......Trata-se de uma carta longa mas , mesmo assim , irei reproduzir um trecho interessantíssimo dela e , caso você ainda acredite naquela historinha furada - por sinal , mais FURADA que a sola do tênis deste escriba - de que JOINVILLE FOI FUNDADA EM 9 DE MARÇO DE 1851 , eu aconselho você a lê-lo :
 
" Segundo me informa Monsieur Aubé , o litoral está TODO INVADIDO LEGÍTIMA E ILEGÍTIMAMENTE , assim como as margens dos rios navegáveis  de um e outro lado ; sendo assim , e conhecendo-se que as terras decrescem de preços e melhoria à medida que se afastam do litoral , não se pode preencher literalmente o contrato sem que se entre na indagação da legitimidade ou ilegitimidade DOS QUE AS HABITAM , porque nesse caso me parece que , excluídos OS INTRUSOS E POSSEIROS DAS MARGENS DOS RIOS , sobrarão terras a preencher a data concedida em todas as suas condições . Segundo as informações que vocalmente me deu o Snr Leonce Aubé , são tão de pouca monta AS BEMFEITORIAS QUE EXISTEM NA MARGEM DIREITA DO RIO SÃO FRANCISCO , ( FALANDO EM LUSO-BRASILEIROS -PEJORATIVAMENTE CHAMADOS DE "CABOCLOS " , EIS UMA NOTA PUBLICADA EM UMA EDIÇÃO DE 1877 DO JORNAL "GAZETA DE JOINVILLE " RECLAMANDO DA MÁ CONSERVAÇÃO DA ENTÃO RUA DO PORTO - HOJE ABDON BATISTA E ENTÃO UM DOS PONTOS ONDE SE CONCENTRAVAM OS "CABOCLOS " DE JOINVILLE - E NOVE DOS 17 NETOS DO TODO-PODEROSO EMPRESÁRIO , COMERCIANTE , POLÍTICO , FILANTROPO E MÉDICO ABDON BAPTISTA , EM FOTO DE DATA INCERTA E TIRADA PELO FOTÓGRAFO PROFISSIONAL ALBERT DIEGEL )
 
 
excetuada a FAZENDA DE TRÊS BARRAS ( a tal fazenda estava localizada onde é hoje o distrito de Pirabeiraba e décadas mais tarde foi encontrada na região ruínas de uma igreja construída por volta de 1830 - FALANDO EM PIRABEIRABA E PARA ENCERRAR , EIS MAIS DUAS FOTOS TIRADAS POR ALBERT DIEGEL : A PRIMEIRA É DE 1924 E É DO TRECHO DO RIO CUBATÃO QUE PASSA PELA ESTRADA TRÊS BARRAS II E A OUTRA É DE 1927 E RETRATA A PONTE "OTTO BOEHM " , NA ESTRADA DO PICO ) , que vai designada na carta e que pode ficar de fora , que talvez valha a pena INDENIZAR OS PROPRIETÁRIOS E INVASORES DELAS , e fazer-se ali a concessão , pois à exceção do litoral , o mais está devoluto . " .......Existem mais trechos interessantes e reveladores da tal escrita por PAULÃO , só que isso é tema da nossa prosa de semana que vem ! Enquanto isso eu convido você para VIAJAR comigo ........Se você ficou assanhadinho , e assanhadinha , aí do outro lado , lamento lhe informar : este escriba está sem combustível ( $ ) até para ir até Araquari ! A parada é a seguinte : o vídeo do dia traz uma visão de uma área importantíssima e movimentada de Joinville de uma maneira como você nunca viu ! PARA ISSO , CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=yLfYq1uDfnQ
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário