segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Galã do Proletariado

Iniciarei a semana com mais um episódio da série " UM ESCRIBA MALUCO E SUAS HISTÓRIAS DO TEMPO DO EPA " ......Pois bem , era um sábado à noite de fevereiro ou março - não lembro ao certo a data - do já longínquo ano de 2003 e eu - jovem , puro , inocente , recém formado em História e com todo o vigor e idealismo de meus então 22 anos - 23 , em julho - e sem ter rigorosamente nada para fazer , a não ser COÇAR O SACO - no mau sentido mesmo ! - , resolvi ligar essa verdadeira máquina  de fazer loucos - ao lado , é claro , dos cursos de História espalhados por este  Brasilzão de meu Deus - chamada TELEVISÃO  e não é que , para minha agradabilíssima surpresa achei algo que prestasse ?
 
 A emissora era a atual TV BRASIL e essa coisa tão fantástica assim era - não , juro que é verdade : por Deus e por Michel Temer ! - , pasmem , UM FILME BRASILEIRO ! ( " KKKK !!!!.....Um filme brasileiro bom ? Conta outra , ô seu escriba ! " ) . O tal filme chamava-se " UM HOMEM SEM IMPORTÂNCIA " , era do jurássico ano de 1971 , de autoria de Álvaro Salvá e tinha em seu elenco nomes , como os de RAFAEL DE CARVALHO ( ABAIXO , DE CHAPÉU - ator paraibano - radicado em Salvador -  que viria a falecer em 1981 , aos 63 anos e vítima de um infarto ,  e que acabaria ganhando notoriedade naquela década de 70 ao atuar em várias novelas da Globo , especialmente a romântico-maliciosa "GABRIELA " - Ô , Sônia Braga ! - e a "doidona " SARAMANDAIA , aquela em uma mulher gorda acaba explodindo - KKKKK !!!! - e em que no último capítulo o seu principal protagonista , vivido por JUCA DE OLIVEIRA - cadê você , Juca ? - acaba voando e se livrando de seus temíveis e malvados perseguidores ) ,
 
 GLAUCE ROCHA  ( caso este escriba não esteje enganado e esquecido e pela linguagem dos jovens de hoje  , ela viveu nesse filme uma personagem que acabou " FICANDO "  com o pé rapado e desempregado protagonista ; infelizmente ela veio a falecer pouquíssimo tempo após o lançamento desse filme , em 12 de outubro daquele jurássico ano de 1971 , aos 41 anos de idade  ) e de LÍCIA MAGNA ( ABAIXO - atriz mineira - radicada no Rio de Janeiro - , que viria a falecer em 2007 e com intermináveis e inacreditáveis 98 anos de idade e que entre as quase incontáveis novelas globais em que atuou , teve a honra e o privilégio de fazer parte do elenco da icônica "ROQUE SANTEIRO " , em que viveu a personagem CIANA )
 
e o seu enredo resumidamente era algo infelizmente muitíssimo e real e presente nos dias atuais : um sujeito de 30 anos de idade , já tido como "velho " , em pé de guerra com o seu velho , incompreensível , autoritário e tacanho pai , com pouquíssima qualificação profissional e , ainda por cima , DESEMPREGADO ....Em resumo : UM CARA QUE ESTAVA F....... ( Bom , como o ALAMEDA CULTURAL é um blog da família brasileira , deixarei que você aí do outro lado complete a última palavra .....) . Além de o enredo do tal filme ser incrivelmente real e dramático , o protagonista do filme - chamado FLÁVIO - , em sua inglória epopeia em busca do emprego sagrado e entre um NÃO e outro NÃO , acaba vivendo situações e conhecendo figuras inusitadas :
 
 um japonês que acaba MASSAGEANDO - obviamente não aquele OUTRO TIPO DE MASSAGEM - o seu pobre , desempregado , detonado e cansado corpo ; um grupo de adolescentes que acaba o consolando , embora ele não fosse torcedor do BANGU , em uma CRISE DE CHORO e que também acabam  fazendo com que ele experimente um tipo de cigarro , digamos DIFERENTE , com aquela ERVA que o saudoso reggae man BOB MARLEY ( 1945-1981 - ABAIXO ) afirmava ser um presente do deus JAH ; entre várias outras situações e curiosos ( Ahá , você queria que eu dissesse o final da história ? Como eu sou MALVADO não farei isso ! ) . Repito : o filme é de 1971 , época do auge da NADA SAUDOSA DITADURA MILITAR
 
( Há cerca de uma semana atrás este escriba postou um foto de 1966 , registrando a passagem do então ditador de plantão - o cearense e nanico marechal HUMBERTO DE ALENCAR CASTELLO BRANCO , ABAIXO - por Joinville e cidadão - não lembro o nome do cara - elogiou a nada saudosa ditadura ......Bom , para esse cara cujo nome eu não lembro e se , claro , estiver lendo estas mal escritas e porcas linhas deste muy humilde blog , eu tenho a declarar o seguinte : PRAZER , NA VERDADE ESTE ESCRIBA É O SACI-PERERÊ ! ) , em que , embora não fosse um filme pornô , o PAU COMIA e em que situações abordadas pelo filme , como MÁS RELAÇÕES FAMILIARES , DESEMPREGO , FALTA DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL e  DROGAS , sequer eram comentados e quando eram comentados eram simplesmente censurados ( Caso este escriba também não esteja enganado , pelo que se sabe o filme milagrosamente não sofreu censura ) .
 
Mas o que acabou chamando a minha atenção , mais até do que o próprio enredo do filme , foi o ator que viveu brilhantemente o protagonista da trama e que , curiosamente , não era CLÁUDIO MARZO , TARCÍSIO MEIRA , CLÁUDIO CAVALCANTI ou qualquer astro que estava "bombando " na TV tupiniquim naquele princípio de década de 70 : era um cara desconhecido de cada 10 em cada 10 brasileiros e que atendia pelo nome de ODUVALDO VIANNA FILHO ( ABAIXO ) ......Embora não seja um adversário do lutador ANDERSON SILVA , diz um antiquíssima , BATIDA e nem sempre verdadeira frase que "FILHO DE PEIXE PEIXINHO É " : seu pai era radialista , produtor cultural , cineasta , roteirista e , ainda por cima , um dos maiores dramaturgos da história do teatro tupiniquim .
 
 Nascido no Rio de Janeiro em 4 de julho de 1936 ( Quatro de Julho ? ÔÔÔÔÔPPPPAAAA !!!! Então o cara é bom ! ) , mudou-se com a família para São Paulo ainda criança e bem que o cara tentou fugir da "responsa " : em 1953 e apenas aos 17 anos de idade acabou ingressando na faculdade de Arquitetura . Só que a situação de "VIANINHA " - como os mais íntimos e chegados o chamavam - , mal e porcamente , era semelhante a de um cara que tenta torcer para o JEC mas que na verdade é banguense ( Né , professor JULIANO CARVALHO BUENO ! - ABAIXO , O DREAM TEAM DO BANGU QUE VENCEU O CAMPEONATO CARIOCA DA SEGUNDA DIVISÃO DE 2008  ) : com apenas 3 meses de idade o cara já havia aparecido em um filme intitulado " BONEQUINHA DE SEDA " ( Caramba ! A tal "bonequinha " era ele ? ) , aos 9 anos participado de um outro filme intitulado "ALEGRIA " e ainda participado ativamente - seja atuando , dirigindo e escrevendo - de peças teatrais universitárias  , ou seja , esse negócio tão maravilhoso , necessário e incompreendido chamado ARTE circulava em suas veias e não havia como escapar disso .
 
 Resultado : em 1955 ele acabou dando adeus à faculdade de Arquitetura e a viver apenas DE E PARA O TEATRO , levando ao DESEPERO - embora não fosse goleiro do Atlético Goianiense , o último colocado  do Campeonato Brasileiro -  o seu pai , que não queria que o seu filho vivesse das incertezas - especialmente FINANCEIRAS ( $ ) - da carreira artística  ......Ele não era o saudoso JAIR RODRIGUES ( 1939-2014 ) mas era SERELEPE : irrequieto , frenético , empreendedor , idealista e sempre com novas e revolucionárias ideias , em 1956 - em parceria com um italianinho , um tal de GIANFRANCESCO GUARNIERI ( 1934 -2006 - ABAIXO - ; Quem é esse cara ? ) - criou um grupo de teatro .
 
Ainda na chamada " Terra da Garoa " , " VIANINHA " ( ABAIXO ) criou um seminário de dramaturgia - em parceria com AUGUSTO BOAL - , um grupo intitulado TEATRO DE ARENA e escreveu aqueela que é considerada uma de suas melhores e mais clássicas obras : a peça teatral "CHAPETUBA FUTEBOL CLUBE " ( 1959 ) que aborda os bastidores nada glamourosos do futebol e a importância do chamado " esporte das multidões " na cultura e na sociedade brasileiras . Essa peça tornou-se tornou-se popular e icônica que até mesmo a revista PLACAR chegou a publicá-la em 1976 , em formato de uma fotonovela ( Falando nisso ..... PLACAR , VOCÊ AINDA EXISTE ? ) .....
 
        Sendo ter conseguido por em prática todos os seus projetos  e dono de um temperamento decidido - até mesmo forte - " Vianinha " ( ABAIXO ) fez as malas , "botou a viola no SACO " - no bom sentido , é claro ! - e acabou retornando para a " Cidade Maravilhosa " em 1960 : em terras cariocas criou - só para variar - mais um grupo de teatro - OPINIÃO - e acabou também sendo um dos fundadores do CENTRO POPULAR DE CULTURA , que , por sua vez , era ligado a União Nacional dos Estudantes ( UNE ) . A ideia era simples , nobre e não fugia daquilo que ele já fazia em São Paulo : levar cultura e conscientização política ao povo através do teatro ( uma legião de artistas plásticos e cientistas sociais faziam pesquisas e davam aula ,  tanto para os elencos das peças quanto para os músicos responsáveis por suas trilhas sonoras ) e em troca ouvir das pessoas as suas reivindicações , aspirações e situação .
 
 " Vianinha " não era um detento do PRESÍDIO INDUSTRIAL DE JOINVILLE ( ABAIXO ) mas passou a trabalhar "COMO UM CONDENADO " e em ritmo frenético : também foram escritas em terras cariocas clássicos de sua obra , como as peças " A MAIS VALIA VAI ACABAR , SEU EDGAR " ( 1960 ) , " QUATRO QUADRAS DE TERRA " ( 1963 ) , " SE FICAR O BICHO PEGA , SE CORRER O BICHO COME " ( 1966 ) , " LONGA NOITE DE CRISTAL " ( 1969 ) e " CORPO A CORPO " ( 1971 ) .
 
 
 Comunista assumido e militante ( Embora não fosse o ROQUE SANTEIRO  consta que aos 9 anos de idade o cara entregou "SANTINHOS  " de seu pai - então candidato a deputado estadual pelo Partido Comunista Brasileiro em uma movimentada avenida de São Paulo ......) , milagrosamente ele jamais foi preso pelos gentis e amáveis militares mas , em compensação , muitas - se não praticamente todas - as suas peças acabaram proibidas . Curiosa e ironicamente , o mesmo cara ( ABAIXO ) que vivia falando em BURGUESIA , PROLETARIADO , MAIS VALIA , and others cositas más , acabou sendo contratado pela GLOBO - que , como você mais careca que o KOJAC de saber , nasceu sob as bênçãos da ditadura e ajudou a consolidá-la - em 1972 , curiosamente no mesmo ano em que seu pai faleceu ( pouco antes "Vianinha " havia sido gentilmente convidado a ser mandado para o "olho da rua " pela já decadente TV TUPI , emissora que veio a ser extinta em 1980 ) : a luta pela sobrevivência ( $ ) estava acima das ideologias !
 
Uma informação que para você , com absoluta certeza , era tão desconhecida quanto o nome do presidente da República do LAOS ( Sim , esse país existe , está no planeta Terra e é vizinho do Vietnã , que por sua vez , está naquela música da banda OS INCRÍVEIS e que foi regravada pela ENGENHEIROS DO HAWAI - ABAIXO , UMA VILA RURAL EM LAOS ) : a primeira versão do consagradíssimo seriado e humorístico "A GRANDE FAMÍLIA " - que foi ao ar entre 1973 e 1975 - era de autoria do próprio "Vianinha " , em parceria com Armando Costa .
 
Só que triste e lamentavelmente , o BURRO vício pelo cigarro acabou entrando em cena : após mais de um ano ás voltas com internações e cirurgias , o " GALÃ DO PROLETARIADO " veio a dar os seus últimos suspiros em 16 de julho de 1974 , aos 38 anos de idade e pouco depois de concluir aquela que veio a ser a sua última obra , peça " RASGA CORAÇÃO " , que só veio a ser encenada pela primeira vez em 1979 ou 5 anos depois de "Vianinha " ter ido "pra Jesus " .......Oficialmente ele teve 3 filhos - Vinícius , Pedro Ivo e Mariana - mas , na verdade , teve muito mais ! .......Calma : o cara ( ABAIXO ) não era nenhum MC CATRA ou DOM PEDRO I !
 
Estou me referindo , obviamente , às suas 13 peças teatrais , 3 peças em que atuou como ator profissional , aos 5 filmes em que atuou e ainda aos incontáveis peças teatrais em que atuou , escreveu e dirigiu ainda como amador e às tramas  e seriados televisivos que escreveu . Elogiadíssimo e aclamado pelos especialistas  críticos ( "Vianinha " recebeu , por exemplo , 4 PRÊMIOS MOLIÉRE , uma espécie de Oscar do teatro tupiniquim e várias de suas peças foram ou ainda são encenadas Brasil afora ) e completamente desconhecido pelo "ZÉ POVINHO " , costumava definir o PAPEL DO ARTISTA e A TELEVISÃO das seguintes maneiras : " A realidade do artista hoje é a da profundidade , no sentido de riqueza da vida , de paixão pela existência humana , pela vida humana " ; " Nada tenho contra o que é exibido na TV . O problema da TV não é o que ela exibe , é o que ela deixa de exibir . " ........( NÃO , O CARA DA FOTO ABAIXO NÃO É O EX-JOGADOR RIVELINO , O "PATADA ATÕMICA " DA COPA DE 70 MAS SIM , "VIANINHA " )
 
Tão óbvio quanto uma provável nova lambança da Prefeitura de Joinville é o fato de aqui em terras de Dona Francisca existirem artistas tão engajados e conscientizados social e politicamente quanto esse cara cuja vida contei até ainda há pouco e que , a exemplo do glorioso e saudoso Oduvaldo Vianna Filho , acreditam que o seu talento , a informação , a educação e a ARTE são excelentes , maravilhosas e nobres ferramentas para a transformação da sociedade . A lista é enorme ( ABAIXO , O MARAVILHOSO GRUPO DE TEATRO "CANTO DO POVO " , QUE DESDE 2011 REALIZA UM FNTÁSTICO TRABALHO ARTÍSTI-SÓCIO-CULTURAL NO BAIRRO IRIRIÚ OU MAIS PRECISAMENTE EM UMA VELHA CASA NA RUA GUAÍRA )  mas como eu não quero torrar ainda mais a vossa paciência e este texto já está loooooooongo pra caramba , citarei apenas dois : DANIELE PAMPLONA e SOARES ODIRLEI ........Ah , você não tema mínima ideia de quem são esses caboclos ? Então eu sugiro assistir o interessante vídeo do dia ! PARA ISSO , CLIQUE NO SEGUINTE NEDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=l3bkWpWjTj8
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário