Por acaso você se lembra perfeitamente de tudo o que fazia e o que aconteceu quando tinha 7 anos de idade ? Com certeza as poucas lembranças que você deve ter são de coisas muito especiais : um brinquedo , uma comida preferida na época , um tipo de brincadeira , um amiguinho ou amiguinha .......Nossa memória é um álbum de recordações seletivo e que a medida em que em vamos envelhecendo se torna cada vez mais apagado . Este é o tema da crônica de hoje , de HILTON GORRESEN , que também dá dicas aos "desmemoriados" . CONFIRA :
"Terrível para o escritor é chegar à fase de esquecer as palavras . Idade ou cansaço mental ? Seja o que for , este cronista já anda sofrendo disso .
Às vezes empaco num trecho em busca da palavra exata . O significado está em minha mente , mas a palavra não quer vir - o que confirma a tese de Saussure de que entre a realidade e sua denominação está o conceito mental . Não nomeamos diretamente a árvore , mas sim o conceito que dela temos .
Normalmente empaco no termo 'argumentação' . Lembro que inicia com 'a' , mas isso é pouco . Empaco também em 'conceito' , mas consigo-me lembrar direitinho para utilizá-lo no segundo parágrafo , acima .
Palavras não utilizadas no dia-a-dia se afundam no buraco da memória e fica difícil buscá-los lá no fundinho .
Para os que já andam esquecidinhos , tenho uns conselhos . Se não derem certo , o jeito é tomar boas doses de memoriol .
Começo pelo mais comum , mais prosaico . Para não esquecer as atividades do dia anote-as cuidadosamente num caderninho , não confie na desgastada memória . Se tomar algum remédio durante as refeições , retire da caixa somente a quantidade de comprimidos que vai consumir . Quando não estiverem mais à sua frente , é porque já os tomou .
Para deixar seu celular carregando e não esquecê-lo ao sair de casa ( quem pode hoje ficar sem celular ? ) : se for sair de carro , coloque as chaves do veículo junto ao aparelho . Você não poderá sair sem a chaves . Se for caminhar , então coloque o celular para carregar dentro de um dos pés do sapato .
Para não ficar na dúvida se já tomou seu banho e ter de toma-lo novamente , verifique se a toalha está molhada . Se estiver , provavelmente o banho já foi tomado ,fique frio .
Para não esquecer nomes ( principalmente os recém aprendidos ) , relacione-os a um nome ou imagem conhecidos . Exemplo : se sair de casa para comprar uma caixa de Silimarina , relacione o nome à música 'Sá Marina ' , do Simonal . ( FOTO ABAIXO )
Aí é só cantarolar a música para se recordar do remédio . Para 'pedófilo' ,me lembro de pé ( embora o termo nada tenha a ver com esse membro inferior do corpo ) .
Se estiver e de repente não se lembrar para onde pretende ir , dê uma parada , encoste o carro e busque refazer o que aconteceu antes e o que o motivou a estar ali . Evite telefonar a alguém e perguntar : você sabe para onde estou querendo ir ? Vão pensar mal de você . É preferível dar um 'boot' no cérebro para ver se a memória pega . Ou então compre um GPS .
Mas tudo isso são suposições , não é ? Nós ainda não chegamos lá . "
Nenhum comentário:
Postar um comentário