Quando se fala do Estado de Minas Gerais , o que vem na sua mente ? Aqueles que adoram uma boa comida , logo lembram de verdadeiras jóias gastronômicas locais como torresmo , arroz carreteiro , cuscuz e o famosíssimo queijo Minas . Os apaixonados por futebol logo se lembrarão da dupla ATLÉTICO-CRUZEIRO , com seus inúmeros títulos nacionais e internacionais . Os turistas logo se lembram dos belíssimos prédios históricos , das maravilhosas serras e campos e do próprio povo mineiro , sempre hospitaleiro e pronto a contar algum "causo" . Mas quando se fala em MÚSICA , a lista é imensa : CLARA NUNES , ARY BARROSO , MILTON NASCIMENTO , BETO GUEDES , SKANK , PATO FU , J . QUEST ..........e nessa imensa lista está a nossa banda-personagem de hoje . Pode-se afirmar que ela é fruto de um movimento chamado CLUBE DA ESQUINA , jovens músicos que se reuniam na esquina da rua onde vivia um de seus integrantes , LÔ BORGES ,e que segundo alguns teria sido o mais importante movimento da história da música brasileira , sendo um dos pioneiros no que hoje se chama de WORLD MUSIC , ou seja um tipo de som que funde vários ritmos , inclusive ritmos regionais . Agora vamos ao ano de 1979.........um dos integrantes do citado movimento - o cantor , compositor e pianista FLÁVIO VENTURINI- juntamente com seu irmão CLÁUDIO e os amigos SÉRGIO MAGRÃO , VERMELHO e ELY resolveram formar um banda e POR QUE NÃO HOMENAGEAR UM MINEIRO , UAI ? O nome escolhido foi 14 BIS , o nome do histórico avião criado pelo mineiro SANTOS DUMONT , e por intermédio do padrinho Milton Nascimento eles foram contratados pela gravadora inglesa EMI .
Naquele mesmo ano de 1979 eles gravaram seu primeiro disco e logo provaram que não tinham apenas um padrinho famoso .........O disco traz uma verdadeira pérola da música brasileira , CANÇÃO DA AMÉRICA , composta pelo próprio Milton Nascimento e por Fernando Brant . Logo veio o estrelato e , entre 1980 E 1983 , sucessos como a existencialista CAÇADOR DE MIM , a lúdica BOLA DE MEIA , BOLA DE GUDE , a filosófica NOS BAILES DA VIDA ( outra pérola composta pela dupla Milton Nascimento- Fernando Brant ) , o country mineiro (! ) MESMO DE BRINCADEIRA , a jovial LINDA JUVENTUDE e a poética e romântica TODO AZUL DO MAR , cujas letras mais parecem um poema de Fernando Pessoa ou uma epopeia escrita por Camões ...........Em 1985 foi lançado o experimental disco A NAVE VAI , que vai do blues ao rock , passando pelo pop e o romântico ; mas talvez o melhor o melhor trabalho da banda tenha sido SETE lançado em 1987 e que contou com as ilustres participações de RENATO RUSSO ( na música MAIS UMA VEZ ) e KIKO ZAMBIANCHI ( em TEMPO - A NOSSA CASA É AZUL ) . Em 1988 uma perda muito sentido , Flávio Venturini , líder e vocalista da banda , deixa o 14 Bis e segue carreira solo ; naquele mesmo ano foi lançado um disco ao vivo e que marca a sua participação na banda .
Em 1992 , mostrando que não sentia a falta de seu antigo vocalista , a banda gravou o bom QUATRO POR QUATRO , que teve a participação do cantor GUILHERME ARANTES e emplacou sucessos como DONA DE MIM e ROMANCE . Em 1996 outro bom disco : SIGA O SOL , este gravado em Nova Iorque . Desde então a abanda gravou apenas mais 4 discos , sendo 3 deles acústicos e o último deles lançado em 2007 e que também marca o reencontro com Flávio Venturini . A banda tornou-se também um dos grandes nomes de um rock típico de Minas , o chamado ROCK RURAL , que mistura o rock com ritmos interioranos sertanejos ( não confundir com sertanejo universitário ! ) . O clipe da semana é da música MAIS UMA VEZ . AGORA OUÇA A POESIA MINEIRA DO 14 BIS !
Nenhum comentário:
Postar um comentário