quinta-feira, 15 de outubro de 2020

METE BRONCA , DODÔ !!!

Em cima de uma pequena colina, um cavaleiro se destaca dos demais. Altaneiro, agradece os aplausos e faz uma proclamação. Perto dele, o que devem ser oficiais, mostram seu orgulho pelo feito do líder montado em seu cavalo branco e levantando bem alto seu chapéu ( ABAIXO , EIS O ÁGUA DE BATERIA , OPS ! , DOM PEDRO I )
Ao pé da colina, soldados com suas vestes de gala ( ABAIXO , EIS OS DRAGÕES DA INDEPENDÊNCIA ) , com as espadas em saudação, cavalgam belamente, numa imagem de movimento e harmonia. Claramente, os cavalos são acostumados a arremeter e os soldados têm perfeito controle sobre eles. É um momento de regozijo. No céu, algumas nuvens.
Assim, de lembrança, você sabe que já viu este quadro. Mais ainda na Semana da Pátria. Ôpa, cavalo branco ? Não é baio ? Chapéu na mão ? Não seria uma espada ? Mexeram no quadro ? Quem fez isso ?
Coisa alguma, é exatamente o descrito, inclusive com o cavalo branco de Napoleão. Sim, falo do quadro ' Friedland ' ( ABAIXO ) , evocando a uma das maiores vitórias de Napoleão Bonaparte. O pintor francês Ernest Meissioner (1815- 1891) levou 14 anos para terminá-lo, e fez centenas de estudos preparatórios, incluindo pinturas, desenhos e, até, esculturas para chegar a um resultado magnífico.
Então, quem pintou o cavalo branco de Napoleão de baio ( ABAIXO ,NAPOLEÃO E O SEU RESPECTIVO E NAPOLEONÍSTICO FILHO DO BOLSONARO , OPS ! CAVALO ) ,desmontou o corso e colocou D. Pedro I no lugar dele, com uma espada na mão e tirou muitos dos soldados, não para dar mais verossimilhança, mas, possivelmente, para ter menos trabalho ?
Pedro Américo ( ABAIXO ) conhecia as pessoas certas que o indicassem como pintor do quadro encomendado e cobrar 30 contos de réis para pintar o ' Grito da Independência ' . À guisa de comparação, naquele ano (1888), o governo de São Paulo aplicou 22 contos de réis na saúde pública.
Diz-se que fez uma pesquisa histórica intensa, mais um arranjo de sua imaginação. É muito bem construído ( ABAIXO , PEDRO AMÉRICO ) , embora tenha sido concebido 66 anos após o episódio, mas pouco daquilo é retrato da realidade, desde a postura de D. Pedro, aos cavalos, às roupas de gala dos soldados e à casa que só foi construída em meados do Século XIX.
Mas fica difícil descartar a possibilidade de que, quase um século antes do advento do computador, ele já tenha usado um ' copiar ' e ' colar ' do quadro pintado por Meissioner ( ABAIXO , ESPANTADO COM O PROJETO " CAXIAS DO FUTURO " A, PRESENTADO NA ÍLTIMA SEGUNDA-FEIRA , 12 DE OUTUBRO ) , com um providencial photoshop posterior. O que não espantaria ninguém. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário