OK ! OK ! OK ! .......Como vósmecê deve estar cansado - Eu diria que tao cansado - e cansada - quanto o LULA após beber tanto "MÉ " para comemorar a sua soltura - de saber , o foco deste bloguinho very fuleiro é Joinville mas essa não deveria deixar passar e , ainda por cima , sendo algo GRATUITO .......Ela já deu o ar de sua graça incontáveis vezes aqui no ALAMEDA CULTURAL e , eu diria , além de uma amiga de longa data também divide com FÁTIMA HOFFMAN - Que , como é sabido , foi mae deste escriba em outra vida - o título de mae sentimental deste escriba .......Obviamente , estou me referindo `a simpaticíssima , alegre e falante Marli Silva Avancini - a "dona ' Marli da Discolândia - , que na condição de filha de São Chico irá babar com essa BOA NOVA com os meus velhos e queridos amigos de guerra do site FAZER AQUI ( www.fazeraqui.com.br ) trazem agora :
"
Memória de gerações
São 200 anos impressos nas paredes, no teto, no chão, nas portas e em cada detalhe que há na casa ( ABAIXO ) . Há muitos objetos da época guardados, construindo o cenário desse espetáculo que aborda muito as relações interpessoais, permeando sob o ponto de vista feminino da época e que se confunde com os tempos atuais.
' A CASA ' é mais do que uma peça de teatro ( ABAIXO ) . É uma ocupação e revitalização de um patrimônio cultural, um presente para a cidade e para a população. ' O espetáculo une a arte teatral e a memória de gerações que passaram por este casarão histórico.
Foram muitas lembranças compartilhadas. Muitas reais e outras que estão no imaginário da comunidade. Por meio da pesquisa fui montando esse quebra-cabeça que dialoga com os ‘tempos’ das pessoas ' , explica Jeanine Rinhow, uma das idealizadoras do projeto.
' A CASA ' ( ABAIXO ) é apresentada pela Tecer Teatro, Secretaria Especial da Cultura e Ministério da Cidadania.
A montagem
Durante quatro meses, artistas locais foram preparados por meio de oficinas de formação de atores e, junto a uma equipe profissional, organizaram a produção do espetáculo ' A CASA ' ( ABAIXO ) . São 12 pessoas em cena, amparadas por uma equipe de 28 profissionais.
A montagem deste espetáculo teatral profissional ( ABAIXO ) em São Francisco do Sul é uma ação inédita e vem ao encontro da missão das idealizadoras do projeto – de contar histórias que resgatem e valorizem a cultura e as pessoas. ' Contribuir para que a economia criativa se desenvolva nesta cidade, como em qualquer outra, para além da geração de renda econômica, nos anima a continuar nossa jornada, pois sabemos da importância de nosso trabalho para o desenvolvimento social e humano' , afirma Fabiana Ferreira, também idealizadora do projeto.
Sinopse do espetáculo
Clóvis, o mordomo ( ABAIXO ) de Madame Gilda, recepciona e guia o público por esta trama percorrendo diferentes épocas e cômodos do Casarão das Palmeiras. Antigas histórias que ali aconteceram são entremeadas com a ficção e apresentadas por personagens que se cruzam pela casa, levando a plateia a vivenciar as emoções e sensações dessas memórias.
Saiba mais sobre o Casarão das Palmeiras
Casa ( ABAIXO ) construída aproximadamente na década de 1850 por colonizadores alemães e servindo na época como chácara. Em 1920 pertenceu à Igreja Luterana, onde funcionou uma escola de língua alemã e um jardim de infância. Mede aproximadamente 396 metros quadrados, tem 12 quartos e segue o estilo arquitetônico germânico. As palmeiras plantadas defronte ao casarão remontam à época da construção. A edificação pertence há mais de 50 anos à família Rhinow.
A ocupação do Casarão das Palmeiras com fins artísticos é um esforço de vários artistas, produtores culturais e colaboradores para a revitalização desse patrimônio histórico e sua transformação num centro cultural. Em 2019, foi criado o Instituto Babaétoungá, do qual Fabiana Ferreira, mentora da Tecer Teatro, e Jeanine Rhinow são fundadoras, juntamente com outros integrantes do espetáculo ( ABAIXO ) .
O objetivo é preservar e abrir as portas do Casarão das Palmeiras ao público, oferecendo atividades artísticas e culturais. O projeto ' A Casa ' é um ponto de partida, assim como o Quatro Estações – Circuito de Festivais, que vem acontecendo há um ano no Casarão das Palmeiras ( ABAIXO ) , para criação deste centro cultural.
* SERVIÇO *
O quê : Espetáculo “A CASA”
Onde : Casarão das Palmeiras ( ABAIXO ) – Alameda Ipiranga, 88 – bairro Rocio Grande. São Francisco do Sul/SC;
Quando : até 24 de novembro de 2019, sábados e domingos, às 20h
Quanto : entrada gratuita
Sessões com acessibilidade à comunidade surda – dias 8, às 19h30, 9 e 10 de novembro, às 20h
Sessões com acessibilidade à comunidade cega – dias 22, às 19h30, 23 e 24 de novembro, às 20h
Sessões dirigidas a estudantes da rede pública (mediante prévio agendamento) de terça a sexta feira, às 19h30
Classificação : 18 anos
Informações : (48) 98837-9887 "
Nenhum comentário:
Postar um comentário