segunda-feira, 23 de setembro de 2013
Som de Joinville: Atrito
Eles marcaram época no rock local e em 1989 gravaram um disco em parceria com outra banda que marcou época em Joinville:H20.Essa é a banda ATRITO,que ainda continua na ativa.O vídeo postado há pouco é de uma apresentação da banda em 2009,fazendo cover de uma música do U2:BLINDING OF CITY NIGHTS.A seguir um ótimo texto do BLOG JOINROLL a respeito da banda e também detalhes do disco gravado com o H2O.CONFIRA:
"Joinville teve 3 supergrupos Pop Rock nos anos 80. Atrito, H2O e Invasão Básica. O cenário na época foi propício para eles. Nas rádios FM imperava o Rock Pop de bandas nacionais como Paralamas do Sucesso, Titãs, Ira!, Ultraje a Rigor, Capital Inicial, Legião Urbana, Engenheiros do Hawaii, etc. Já as internacionais eram representadas por U2, The Smiths, The Cure, Duran Duran, Echo and the Bunnymen, New Order, etc. Resumidamente falando: "Éramos felizes e não sabíamos!". Brincadeiras a parte, posso afirmar com 100% de certeza: Luan Santana só tocaria em AM naquela época.
Nesse cenário favorável a bandas de Rock Pop surgiu em 1986 a banda Atrito(FOTOS ABAIXO). O Alex (bateria) e o Robert (vocal/guitarra) eram meus vizinhos na Marquês de Olinda (na época uma rua de chão batido ainda). Completavam a banda o Maia no baixo e o Brusque nos teclados. O Maia era o irmão mais velho de uma família em que todos os 4 filhos do seu Francisco (hehe) e da dona Geni tornaram-se músicos. O Marcos e o Lelo tocaram comigo na The Power of the Bira, além da Sanchez e o caçula Lauro foi o bateria da Butt Spencer. Família abençoada!!
Sempre tive uma posição clara sobre rock, independente de ser comercial ou de estilos mais extremos como o Metal e o Hardcore. Eu gosto de bandas autorais! Quando me perguntam porque essas não "estouraram" nacionalmente na época eu respondo na lata: Elas não sabiam o que queriam! Tocavam muito bem, tinham público, mas deixavam as suas composições em segundo plano. Os shows normalmente eram recheados de sucessos da época e algumas poucas composições próprias. E que mal há nisso? Nenhum! Me diverti muito em shows dessa banda quando eu tinha 14/15 anos. Mesmo já com o espírito Punk aflorado na veia, shows Punks eram raridade, então vamos no show dos nossos brothers vizinhos que estudavam no Osvaldo Aranha (o Alex) e que apesar das diferenças de estilo e idade nunca nos menosprezaram, até tocavam sons do The Clash para verem a piazada abrir umas rodas de fogo. Amigos sem dúvida!!
"Entre um gole e outro" foi o seu primeiro sucesso local. A banda gravou no estúdio do falecido MUG (uma verdadeira lenda da música de Joinville) uma espécie de demo-tape que na época tinha endereço certo, as rádios locais, que eram abertas a esse tipo de gravação. Mais tarde essa mesma música iria se tornar o primeiro vídeo clipe da banda, produzido pela RBS de Joinville para o programa Sul Encanto. Algumas partes desse clipe foram filmadas na casa do Robert na Marquês de Olinda (onde atualmente está instalada a Amanco). Meu irmão Marcelo (na época tocava bateria na banda Registro Civil) é um dos figurantes. Gostaria de poder revê-lo. Quem sabe eles leiam esse post e comecem a liberar esse material todo que eles dizem ter guardado!
O único registro oficial viria em 1989. Um LP Split. No lado A H2O e no lado B a banda Atrito. São 5 músicas por banda. Estou disponibilizando hoje somente o Lado B com as músicas da Atrito, já que futuramente estarei escrevendo um post individual sobre a H2O. Quando ouço esse disco aí abaixo eu vejo uma banda tocando um Rock Pop de boa qualidade, com influências de Cure, Smiths, U2, etc. O teclado do Brusque dava um climão dark as músicas que até hoje eu admiro.
Hoje, esses "senhores" ainda continuam tocando esporadicamente e vocês podem vê-los em barzinhos da cidade com os seus especiais tipo "U2", "Anos 80" e por aí. Sem o status de ídolos que tinham na época mas se divertindo como nos "velhos tempos"! Longa vida a vocês amigos!
LADO B-MÚSICAS DA BANDA ATRITO:
1. Um Dia de Paz (3:10)
2. Caos Total (3:26)
3. Entre Um Gole e Outro (3:20)
4. Quase Você (4:46)
5. A Verdade (1:49)
Tempo total: (16:31)
Produzido por Nielson Modro
Gravado entre 6 a 31 de Maio de 1989 no estúdio Audisom (Curitiba-PR)
*CURIOSIDADES:
•Foram feitas 5 mil cópias, sendo 500 para divulgação.
•O show de lançamento foi no ginásio Ivan Rodrigues em 17 de setembro de 1989.
•Através da Lei Sarney de incentivo a cultura, as empresas Embraco e Campeã foram as patrocinadoras do LP.
•A produção desse show foi digna de artistas nacionais de grande porte da época (diga-se Titãs, Paralamas, Ira!, etc). Diz a lenda que foi gravado em vídeo. Se foi, espero que ainda existam essas gravações e que um dia sejam disponibilizadas.
•'Fui parte do processo de ebulição roqueira da época. Sempre que possível buscava ajudar a divulgar e alavancar o trabalho da gurizada. A produção do disco surgiu de um convite do pai do Maia, baixista do Atrito, que conseguiu o patrocínio para a gravação, prensagem e show de lançamento. As gravações foram em Curitiba e a saga toda daria para escrever um livro.' Nielson Modro acerca da produção do LP. "
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário