Um jovem talentoso , promissor e desconhecido vindo de alguma cidade do interior , que de repente alcança o sucesso e torna-se um astro da música . Esse roteiro é um tanto manjado e tem inúmeros exemplos : ROBERTO CARLOS , LUIZ GONZAGA , B . B. KING , ELVIS PRESLEY.......Este também foi o mesmo roteiro de ROBERT ANTHONY PLANT , nascido na cidade inglesa de West Bromwich em 20 de agosto de 1948 . Vindo de uma família de classe média ultra conservadora e religiosa , ainda na infância encantou-se com os requebrados e a potência da voz de Elvis Presley e logo percebeu que seu destino era a música . Com 16 anos saiu de casa e ganhou o mundo , apresentando-se em clubes e bares e em 1966 e 1967 , já como cantor profissional gravou seus primeiros discos , com apenas 2 músicas cada um e não esteve nem perto de alcançar sucesso . No final de 1967 ele já era vocalista da banda BAND OF JOY e gravou outro disco , sendo um novo fiasco . Em 1968 Robert era vocalista da inexpressiva banda HOBSWEEDLE e nada parecia indicar que sua carreira decolaria , até que o inesperado aconteceu............o já consagrado guitarrista JIMMY PAGE estava formando uma grande banda de rock e escolheu TERRY REID para o posto de vocalista , quando este surpreendentemente declinou do convite e indicou Robert . Logo no primeiro ensaio com a nova banda , quando tocaram a música TRAIN KEPT A ROLLIN ´ , Jimmy Page não teve mais dúvidas : aquele era mesmo o vocalista que estava buscando . Nascia ali o LED ZEPPELIN...........
Robert Plant não apenas se tornou um grande astro do rock como também criou um estilo próprio de cantar rock . Branco com voz de negro , fortemente influenciado pelo blues e a música folk , se transformava em um verdadeiro leão quando subi ao palco e com seu jeito de cantar influenciou nomes que mais tarde fariam história no rock , como KURT COBAIN e AXL ROSE . Também se tornaram sua marca registrada os duelos entre a sua voz e a guitarra de Jimmy Page , como na música THE LEMON SONG ( presente no disco LED ZEPPELIN II , de 1969 ) . Robert Plant também se revelou um ótimo compositor , sendo a primeira música que compôs uma singela homenagem à sua esposa MAUREEN , THANK YOU ( presente no mesmo disco citado há pouco ) . A banda estava a caminho de alcançar voos cada vez mais altos , quando a tragédia bateu às sua porta : em setembro de 1980 morria o baterista JOHN BONHAM . Passada a dor era hora de seguir a vida e se reinventar como cantor . O disco que marcou o início da carreira solo do cantor foi PICTURES AT ELEVEN , de 1982 . Nos seus 4 primeiros discos , lançados entre 1982 e 1985 , o cantor procurou fazer um som totalmente próprio e completamente diferente daquele do Led Zeppelin .
Hoje a situação é completamente diferente daquela de 1968 ..........se o baixista JOHN PAUL JONES se tornou quase um anônimo e o guitarrista Jimmy Page emplacou raríssimos sucessos em sua carreira solo , Robert Plant fez turnês com públicos quase tão grandes ou até maiores que o do Led Zeppelin e teve o auge de sua carreira solo em 2007 , quando gravou o disco RISING SAND , em parceria com a cantora de música folk norte-americana ALISSON KRAUS . O disco acabou rendendo 5 prêmios GRAMMY . Os dois discos gravados com o ex-colega Jimmy Page ( NO QUARTER , de 1994 e WALKING INTO CLARKSDALE , de 1998 ) fizeram com que os fãs do Led Zeppelin tivessem esperança de um possível retorno da banda , fato sempre negado e vetado por Robert Plant , pesando aí a forte amizade que tinha com John Bonham ( os dois chegaram a tocar juntos antes do surgimento do Led Zeppelin ) . Um dos vídeos do dia é o clipe da música BIG LOG , presente no disco THE PRINCIPLE OF MOMENTS , de 1983 . Bela e ao mesmo tempo melancólica , a música retrata o fim do casamento coma sua outrora musa inspiradora MAUREEN . VALE A PENA CONFERIR !
Nenhum comentário:
Postar um comentário