Eis um típico caso de TRAVESTI SILICONADO DA RUA ITAJÁI , ou seja , de PARECE MAS NÃO É : não o que este escriba anunciará , ou melhor , o que os meus velhos e queridos amigos de guerra do site FAZER AQUI ( www.fazeraqui.com.br ) irão anunciar não é um encontro restrito a recatadíssimas e delicadas moçoilas mas é sim algo aberto a quem curte uma literatura de qualidade . Portanto , fique esperto - e esperta - nessa dica :
"
No dia 29 de fevereiro ocorre o primeiro encontro de 2020 do clube Leia Mulheres Joinville. Os participantes vão debater o livro ' A Casa dos Espíritos ' (1982 - ABAIXO ) , da chilena Isabel Allende. Considerado um clássico da literatura latino-americana, o romance conta a saga da numerosa família Trueba.
O grupo Leia Mulheres propõe ações para inclusão da presença da mulher no mercado editorial. Em 2020, o clube terá casa fixa e novo horário: todos os encontros serão realizados na biblioteca do Sesc Joinville ( ABAIXO ) , mensalmente, às 15h30.
No encontro do dia 29/2, a mediação será feita pela jornalista Marcela Güther ( ABAIXO ) . A entrada é gratuita e aberta para a comunidade, sem necessidade de inscrição. O livro do mês, assim como todos os outros da programação, está disponível para empréstimo na biblioteca do Sesc.
SOBRE O LIVRO
' A Casa dos Espíritos ' é tanto uma emblemática saga familiar quanto um relato acerca de um período turbulento na história de um país latino-americano indefinido. Isabel Allende ( ABAIXO ) constrói um mundo conduzido pelos espíritos e o enche de habitantes expressivos e muito humanos,
incluindo Esteban , o patriarca, um homem volátil e orgulhoso ( ABAIXO ) , cujo desejo por terra é lendário e que vive assombrado pela paixão tirânica que sente pela esposa que nunca pode ter por completo. Clara, a matriarca, evasiva e misteriosa, que prevê a tragédia familiar e molda o destino da casa e dos Trueba. Blanca, sua filha, de fala suave, mas rebelde, cujo amor chocante pelo filho do capataz de seu pai alimenta o eterno desprezo de Esteban, mesmo quando resulta na neta que ele tanto adora.
E Alba, o fruto do amor proibido de Blanca, uma mulher ardente, obstinada e dotada de luminosa beleza.
As paixões, lutas e segredos da família Trueba ( ABAIXO ) abrangem três gerações e um século de transformações violentas, que culminaram em uma crise que levam o patriarca e sua amada neta para lados opostos das barricadas. Em um pano de fundo de revolução e contrarrevolução, Isabel Allende traz à vida uma família cujos laços privados de amor e ódio são mais complexos e duradouros do que as lealdades políticas que os colocam uns contra os outros.
SOBRE A ESCRITORA
Isabel Allende ( ABAIXO ) nasceu em 1942, no Peru, onde seu pai era diplomata. Viveu no Chile entre 1945 e 1975, com longos períodos de residência em outros lugares, na Venezuela até 1988 e, a partir de então, na Califórnia. Começou a carreira literária como jornalista no Chile e na Venezuela.
' A Casa dos Espíritos ' , seu primeiro romance, tornou-se um dos títulos míticos da literatura latino-americana. A ele se seguiram muitos outros, todos com grande sucesso internacional. Seus livros já foram traduzidos para 35 idiomas. Recebeu o Prêmio Nacional de Literatura 2010, no Chile, e o Prêmio Hans Christian Andersen, em 2012, este último pela série ' As Aventuras da Águia e do Jaguar ' . ( ABAIXO , ISABEL )
Programação do Leia Mulheres
Joinville no Sesc em 2020
- 29/02 – ' A casa dos espíritos ' , da Isabel Allende
- 28/03 – ' O olho mais azul ' , da Toni Morrison
- 25/04 – ' A falência ' , da Júlia Lopes de Almeida
- 30/05 – ' O deus das pequenas coisas ' ( ABAIXO ) , da Arundhati Roy
- 27/06 – ' Distância de Resgate ' , da Samanta Schweblin
- 25/07 – ' Mulheres e caça às bruxas ' , da Silvia Federici
- 29/08 – ' Enterre seus mortos ' , da Ana Paula Maia
- 26/09 – ' As lembranças do porvir ' ( ABAIXO ) , da Elena Garro
- 31/10 – ' As coisas que perdemos no fogo ' , da Mariana Enriquez
- 21/11 – ' Água funda ' ( ABAIXO ) , da Ruth Guimarães
- 12/12 – ' Herland – A terra das mulheres ', da Charlotte Perkins Gilman
SOBRE O LEIA MULHERES
O Leia Mulheres é um movimento nacional que existe desde 2015 e objetiva incentivar uma luta, cada vez mais compartilhada, para empoderar mulheres escritoras que sobrevivem a um mercado editorial com preponderância de vozes masculinas. No Brasil, o movimento, criado em São Paulo há quatro anos, já abrange mais de 120 cidades, sendo seis catarinenses: além de Joinville ( ABAIXO ) , há clubes de leitura de autoras em Florianópolis, Blumenau, Lages, Balneário Camboriú e Itajaí.
Saiba mais:
Grupo do Leia Mulheres Joinville no Facebook:
https://www.facebook.com/groups/leiamulheresjoinville
https://www.facebook.com/groups/leiamulheresjoinville
Página do Instagram do Leia Mulheres Joinville:
https://www.instagram.com/leiamulheresjoinville
https://www.instagram.com/leiamulheresjoinville
(Com informações da jornalista Marcela Güther - ABAIXO - . Fotos: Divulgação) "
Nenhum comentário:
Postar um comentário