sexta-feira, 30 de agosto de 2013
História do Hilton.....No início era o verbo
Nesta semana o escritor "são chiquense" HILTON GORRESSEN comenta sobre aquela que talvez seja a maior das aptidões humanas:a LINGUAGEM.CONFIRA:
"Embora meu filho insista em que a maior invenção da humanidade foi o videogame, ainda acho que foi a linguagem.
Pela linguagem é que apreendemos, ordenamos e expressamos a realidade. Tente formular um só pensamento sem se valer da linguagem. Impossível, pois linguagem e pensamento se confundem, são as duas faces da mesma moeda.
Por intermédio dela conseguimos nos distanciar dos animais, para quem apenas existe o momento presente. Com a linguagem – e aqui me refiro à linguagem verbal – temos condição de nos referir ao passado e de planejar o futuro. Conseguimos falar de coisas que não têm existência concreta, como o amor, a saudade, a distância, etc.
Veja como a criação de um simples fenômeno linguístico, o substantivo comum, possibilitou melhor apreensão da realidade: o substantivo comum representa uma maneira de abstração, isto é, de classificar sob a mesma denominação seres ou objetos que possuem as mesmas características gerais, deixando de lado diferenças individuais. Não fosse isso, cada gato ou cada mesa do mundo, por exemplo, seriam denominados de forma diferente. Teríamos, assim, milhões de nomes para o animal caracterizado como 'gato' e para o objeto caracterizado como 'mesa'. Imaginaram a confusão?
E isso não é tudo. Como transmissora da cultura, é ela a responsável pelo atual estágio de nossa civilização. Sem o registro, pela palavra, de todas as experiências anteriores do ser humano, o mundo seria um eterno recomeçar, um eterno ensaio-erro, a fim de se inventar alguma coisa.
Não é à toa que diz a Bíblia: no começo era o Verbo. A linguagem é o início de tudo!"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário