terça-feira, 22 de abril de 2014
Estado laico é laico
Tradicionalmente o Brasil é conhecido como o país do samba e do futebol . Imagine a seguinte situação : em todas as escolas públicas o único esporte praticado é o futebol , embora nem todos gostem dele , e nas aulas de Educação Artística , quase todo o seu conteúdo é dedicado ao samba , embora a maior parte da população não goste de samba e nem de carnaval . Absurdo ? Sem dúvida ! Existem casos , como a da isolada e atrasada Coréia do Norte , onde o ridículo ditador local determinou que todos os homens devem ter o mesmo tipo de corte de cabelo : o do ditador ! A pluralidade de idéias , opiniões , crenças e gostos é um dos alicerces da democracia e provavelmente você já deve ter ouvido a seguinte frase : " A DEMOCRACIA É CHEIA DE DEFEITOS MAS AINDA NÃO INVENTARAM NADA MELHOR DO QUE ELA " . Certos deputados , que deveriam trabalhar em prol de toda e não de apenas uma parcela dela , pelo jeito desconhecem o significado da palavra DEMOCRACIA . E esses ditos "representantes do povo " são o assunto de crônica de hoje , de DONALD MALSCHITZKY . CONFIRA :
"Para facilitar : Estados laicos são todos aqueles que não têm uma religião oficial e permitem todas as manifestações religiosas a seus cidadãos .
Assim como o permitem , não têm o direito de interferir e , muito menos , privilegiar qualquer culto . Em outras palavras , dinheiro público não poderá ser gasto em hipótese alguma , para propaganda ou educação religiosa de qualquer espécie .
O Brasil é um Estado laico .
Cada vez mais nossas autoridades esquecem isso , principalmente aquelas que fazem parte das 'bancada' de denominação religiosa .
Defensores da Constituição , que é seu papel , desculpem a redundância , constitucional , transformam-se em seus detratores e , pior , usurpadores dos recursos públicos .
Em Santa Catarina , o deputado Kennedy Nunes ( FOTO ABAIXO )
apresentou projeto à Assembléia Legislativa propondo a compra de 'Kits bíblicos ' pelo governo do Estado para distribuição nas escolas públicas .
A enganação é que as aulas bíblicas serão extracurriculares .
Massacrado pelas pessoas de bom censo , defendeu-se dizendo que o homem sem religião é um androide e que a Bíblia é universal e igual para todos .
Em São Paulo , o deputado Rodrigo Moraes ( PSC - FOTO ABAIXO )
'coincindentemente ' propôs a mesma coisa , dizendo que , com isso , amenizar os conflitos nos lares , nas escolas , nas ruas e na nossa sociedade de um modo geral .
O que há por detrás disso ? É bem simples : alguém terá de fazer e vender esses 'Kits' , ganhando um pouquinho de dinheiro com isso .
Não há menor dúvida de que a orientação será puritana fundamentalista , aumentando ainda mais o poder dos líderes que se aproveitam da falta de conhecimento de filosofia , ciência ,etc....das pessoas . Uma consequência que certamente não foi pensada .....: a bancada desses líderes aumentará , provocando ainda mais afrontas ao livre pensar e à Constituição .
Respondendo um pouco à argumentação dos proponentes : a Bíblia não é igual para todos , há várias traduções e nem todos os livros estão em todas ,
e suas interpretações vão do engrandecimento espiritual ao mais puro preconceito , este alimentado fartamente pelos puritanos fundamentalistas .
Seu ensino e sua análise em casa e nos templos religiosos podem fazer muito bem , dependendo da direção , mas nunca serão patrocinados por um Estado laico .
Apenas 32 % da humanidade pertence a uma confissão cristã .
O fundamentalismo religioso - de qualquer religião - é um cancro que ataca a humanidade , cujas consequências são vistas quase todos os dias nos noticiários .
Quem são os andróides , afinal ?
Para os cristãos inteligentes : talvez Saulo ( GRAVURA ABAIXO ) tenha que voltar a Damasco para curar-se de sua cegueira . "
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário