" Tem um cara , na vizinhança , que conheço só de bumbum . Não me levem a mal . Talvez devesse escrever boom-boom , em inglês . Deve ter um conjunto musical e vive batucando no bumbo ,
para desespero da vizinhança .
Minha mãe eu conhecia pelo plec-plec de seus sapatos no corredor.
Pelo plec-plec sabia direitinho seu estado de ânimo e até se vinha trazendo na mão seu perigoso cinto vermelho .
Que , por sinal , quando em ação fazia zapt-zapt em nosso couro . A não ser que eu zupt ! em direção à porta da rua .
Isso tudo , leitor , são onomatopeias ( atualmente sem acento no é ) , tentativas de reprodução de sons naturais .
Há uma velha teoria de que nossa linguagem teria sido criada a partir de onomatopeias . É o que chamam de linguagem motivada - em oposição à linguagem arbitrária - cujo maior exemplo está na fala das criancinhas .
Quem já não ouviu uma criança pronunciando seus brrrum- brrrum , au-au e similares ?
Os maiores repositórios de de onomatopeias são as histórias em quadrinhos , que chegaram a criar uma série de estereótipos onomatopaicos ( putzgril ! Que palavrão ! ) especiais para cada tipo de situação .
Tipo de revolver é sempre 'bang ' .
Porrada violenta é 'POU ! ' .
Beijo é 'smash ' .
Freada de veículos é ' scriiich ' .
Queda na água é ' splash ' . Batida de porta é ' blam ! ' .
Demonstração de asco , de nojo é ' argh ' .
Choro sentido é ' snif ' .
Ânsia de vômito é ' blargh ' .
O telefone ( antigo ) faz 'trrrim ' .
O passo da eguinha é ' pocotó , pocotó ' .
Mas não se equivoque , leitor ; mesmo as onomatopeias apresentam sons convencionais , como frisei acima , que se aproximam do real , uma vez que são criadas com os recursos limitados das línguas .
Por outro lado , a interpretação de sons não é a mesma em diferentes culturas , Nem todo o cão late como o cão brasileiro .
Em alguns países a reprodução do latido pode ser ' auf- auf ' ou ' ouf-ouf ' . Qual será o som que faz um gato no Curdistão ? ( ABAIXO , REGIÕES DESTACADAS DE BEGE NO MAPA DO ORIENTE MÉDIO )
Ou uma frada brusca no Himalaia ?
A onomatopeia também se manifesta em inúmeras palavras de nossa língua , que lembram o som original : bomba , cacarejar , gargarejo , gutural , arranhar , ribombar , mugir , etc....Ou nas dobradinhas que sugerem o som : lufa-lufa , corre-corre , cri-cri , toque-toque e outras .
Como já se tornou um fato comum desviarem ou embolsarem o nosso dinheiro ,
e a única coisa que o brasileiro faz é piada sobre isso , me admiro como ainda não surgiram onomatopeias para representar a grana entrando , por caminhos tortuosos , no bolso de alguns de nossos 'representantes ' no poder . "( ABAIXO , DEPUTADOS FEDERAIS )
Nenhum comentário:
Postar um comentário