Uma certeza que surgiu quase que naquela histórica , especial e pioneira data de 9 de março de 1851 : para que aquele povoado que estava surgindo realmente desse certo era fundamental construir uma ESTRADA - algo raríssimo no Brasil daquele tempo - que o ligasse a serrana vila de CORITYBA ( a grafia atual - Curitiba - só surgiu em 1915 - ABAIXO , GRAVURA DE CURITIBA , FEITA NO SÉCULO 19 ) .
Na verdade já há quase 100 anos até já existia algo parecido com isso : entre 1757 e 1758 começou a ser aberto um caminho ligando Curitiba a São Francisco do Sul e que , entre outros nomes , era conhecida como ESTRADA TRÊS BARRAS ( ABAIXO ) .
Na verdade não passava de uma precaríssima picada em meio ao mato , na qual alguns poucos viajantes e tropeiros se aventuravam e que só começou a ser calçada por volta de 1850 ( VER TEXTO "MEU QUERIDO PAI ! " , POSTADO NO ÚLTIMO DIA 11 DE FEVEREIRO ) ........
A Curitiba de 1854 não tinha nada a ver com a metrópole de hoje , com uma população de 1.879.355 habitantes , sendo a oitava cidade mais populosa do Brasil : naquela remota época ela não passava de um minúsculo vilarejo composto por por algumas simples e rústicas casas e alguns prédios públicos e melhor construídos perdido em meio à vastidão dos Campos Gerais e cujos principais produtos eram a erva-mate , a carne seca e o toucinho , que eram em parte escoados por São Francisco ( ABAIXO ,A ANTIGA IGREJA MATRIZ DE CURITIBA ) .
Mas tinha o privilégio de estar justamente na rota das expedições de tropeiros que iam e vinham conduzindo bois para serem vendidos , principalmente na cidade paulista de Sorocaba ( ABAIXO , FOTO DO LARGO DA MATRIZ , EM SOROCABA , TIRADA NO SÉCULO 19 ) .
Isso acabou sendo determinante para que ela fosse a escolhida para ter a honra-privilégio de ser a capital da então recém criada província do Paraná , para decepção dos moradores de Paranaguá - a mais antiga cidade paranaense ( ABAIXO , FOTO TIRADA NO PRINCÍPIO DO SÉCULO 20 ) - e que utilizavam o porto daquela cidade como principal argumento para receber essa honraria .
Ok , era mais do que necessário construir a tal estrada mas por onde ela passaria ? A resposta acabou sendo dada por um sujeito natural de uma pequena cidade chamada Sophiental ( localizada na região de Braunschweig , uma das regiões que se uniriam em 1871 para formar a atual Alemanha ) e que se radicara na então colônia Dona Francisca em 29 de outubro de 1853 ( viera a bordo do navio CAROLINE ) : era CARL AUGUST WUNDERWALD ( 1815 -1868 - ABAIXO , WUNDERWALD É O QUE ESTÁ SENTADO ) , agrimensor contratado pela direção da colônia e que em 1854 chefiou duas expedições que se dirigiram a uma região então longínqua e quase inacessível .......
.Após percorrer os vales de três rios a cortam - CUBATÃO , PRATA e SECO - a escolha acabou sendo pelo último ( ABAIXO ) , só que havia um porém : naquela havia muitas terras pertencentes ao Príncipe de Joinville e era portanto necessário construir um caminho rumo àquela região sem que atravessasse essas terras .
Desde 1852 já se conhecia a região equivalente hoje ao bairro Vila Nova , existindo um caminho que ligava a colônia Dona Francisca a uma localidade chamada ANNABURGO ( o nome era uma homenagem a ANNA , mulher de LEONCE AUBÉ , o representante do Príncipe de Joinville ) , sendo que a maioria dos que viviam naquela região era constituída de imigrantes suíços .( ABAIXO , FOTO TIRADA NO SÉCULO 19 , DE ALUNOS DA ESCOLA ANABURGO A, MAIS ANTIGA DE JOINVILLE )
A solução encontrada foi abrir uma picada partindo de Annaburgo rumo ao rio Cubatão , que recebeu o nome de CUBATÃO STRASSE - ou Estrada Cubatão - e que chegava quase que no mesmo ponto em que tinha início uma picada feita a mando de Leonce Aubé , a FRANZOESISCHE PIKADE , ou Picada Francesa . Além da citada picada havia ali ainda um outro caminho , aberto por inciativa de um tal João Ricardo Pinto , e que ia em direção a região de Três Barras , equivalente hoje ao município de Garuva ( ABAIXO ) .
A região onde as 3 picadas quase se encontravam e onde futuramente teria início a construção da importante estrada era conhecida na época como COROA GRANDE e cinco anos mais tarde , mais precisamente em 15 de abril de 1859 , seria fundado ali aquele que é hoje o distrito de PIRABEIRABA ( ABAIXO ) .
A estrada só começou a sair do papel em março de 1858 , data em que teve início a sua longa construção , que só teria término em 1892 , e além de ter sido um dos motivos do progresso de Joinville a antiga ESTRADA DONA FRANCISCA ( ABAIXO ) - hoje a rodovia estadual SC-301 - também acabou sendo responsável pela colonização de uma vasta região entre Pirabeiraba e o atual município de Mafra .
Além da incrível beleza da região o viajante mais curioso , detalhista e que quiser conhecer melhor a região , irá conhecer verdadeiros recantos escondidos : trata-se das pequenas comunidades rurais que estão localizadas em ambas as margens da estrada e com enorme importância histórico-cultural , visto que ali foram mantidos vários dos costumes trazidos pelos antigos colonizadores alemães e até mesmo dialetos há muito tempo desaparecidos na própria Alemanha , dando a sensação de o tempo ali se recusa a passar .........( ABAIXO , RESIDÊNCIA LOCALIZADA NA ESTRADA QUIRIRI , UMA DAS ESTRADAS QUE MARGEIAM A SC-301 )
Um desses pequenos paraísos é a quinta estrada à esquerda da SC-301 , atende pelo nome de ESTRADA RIO DA PRATA e tem esse nome em função do rio de águas claras que passa por ali .
O sotaque característico ; os cabelos e olhos claros ; sobrenomes como ARTMANN , PABST , DUMKE , SCHMIDT e BEULKE e a igreja luterana localizada logo no início da estrada denunciam a origem germânica de quase todos os moradores do lugar . Essa gente simples e trabalhadora , assim como os moradores das comunidades vizinhas , sobrevive da criação de vacas , aves e suínos e do cultivo , principalmente , de aipim , batata-doce , milho , cana-de-açúcar , cará e batata ( ABAIXO , DESFILE DA TRADICIONAL "FESTA DO COLONO " , EVENTO PROMOVIDO PELA SOCIEDADE RIO DA PRATA )
e se abastece das águas do rio Seco ( ABAIXO ) .
A luz elétrica , um conforto durante muito tempo inimaginável , só chegou nos anos 70 e algo que durante muito tempo beneficiou aqueles moradores foi um comércio , ou empório , pertencente a um certo JOÃO SCHROEDER e que além de abastecer a população local também comprava a sua produção agrícola ( o citado estabelecimento comercial localizava-se no encontro da estrada - ABAIXO - com a atual SC-301 ) .
Diversão ? Os bailes realizados na extinta SOCIEDADE FAMILIAR DONA FRANCISCA , na SOCIEDADE ESPORTIVA E RECREATIVA TIRO AO ALVO RIO DA PRATA e em um salão onde atualmente está a sede da SOCIEDADE RIO DA PRATA ( ABAIXO ) ........
Nesta exato momento convidamos você para fazer um passeio junto com um grupo de ciclistas aventureiros ( ABAIXO ) nessa bela e bucólica comunidade rural . VALE A PENA CONFERIR !
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