Elegante - tanto na maneira de se vestir quanto na de se comportar - , quase sempre trajando impecáveis ternos negros ; cabelos que chegavam a reluzir , de tanta brilhantina ; jeito de galã hollywoodiano e uma certa semelhança física com o igualmente charmoso e elegante astro do tango CARLOS GARDEL ( viveu entre 1890 e 1935 , quando faleceu em um desastre aéreo , e embora provavelmente tenha nascido na França é considerado um dos grandes ícones nacionais da Argentina ) : quem julgasse o cantor FRANCISCO ALVES apenas pelas aparências muito provavelmente imaginaria se tratar de um rapaz bem nascido , de família tradicional , mas nem sempre a sua vida foi um palco iluminado ......Filho de imigrantes portugueses e nascido no bairro carioca da Saúde ( zona portuária do Rio de Janeiro ) , teve de ralar , e muito , para poder sobreviver : ele chegou a ser engraxate , operário em uma fábrica de chapéus e chofer , ao mesmo tempo em que brindava com seu gigantesco talento os privilegiados espectadores de espetáculos teatrais e circenses e coube ao compositor SINHÔ ( um dos autores do primeiro samba a ser gravado : "PELO TELEFONE " , de 1917 ) prestar um dos maiores serviços da história da música brasileira . Atendendo a um convite do compositor , Francisco Alves assinou contrato com a Companhia Artística João de Deus-Martins Chaves em 1918 e no ano seguinte acabo gravando 2 discos , sendo que a música "O PÉ DE ANJO " foi o grande sucesso do Carnaval de 1920 . Foi apenas o começo .......Estima-se que em 35 anos tenha gravado mais de mil músicas das quais 41 fizeram estrondoso sucesso , sendo que Francisco Alves foi ainda o cantor brasileiro que mais gravou no hoje pré-histórico formato de DISCO 78 ROTAÇÕES ( foram 528 gravações ) . Consagrando-se gravando sambas , boleros , tangos e versões de músicas norte-americanas , tecnicamente tinha uma voz de BARÍTONO e , extremamente carismático , era carinhosamente chamado de " CHICO VIOLA " e "REI DA VOZ " . Em 1939 já era , de maneira disparada , o grande cantor brasileiro e sua escolha para ter a honra de ser o primeiro cantor a gravar aquela música foi mais do que natural : a música em questão era " AQUARELA DO BRASIL " ......
De autoria do compositor e radialista mineiro ARY BARROSO ( 1903-1964 ) , é uma espécie de hino não oficial do Brasil e inaugurou uma gênero pelo qual muitos torcem o nariz e que é conhecido como SAMBA-EXALTAÇÃO . Naquela tarde de 27 de setembro de 1952 ele resolveu brincar com a sorte e acabou pagando caro por isso : conduzindo o seu luxuoso BUICK a absurdos 130 quilômetros por hora , mais precisamente às 17 horas e 30 minutos e na altura da cidade de Pindamonhangaba ( São Paulo ) acertou em cheio um caminhão e aos 54 anos tinha a sua vida tragicamente abreviada.......Seu carisma era tão impressionante , que estima-se que cerca de 500.000 pessoas tenham ido a seu velório , ocorrido na Câmara Municipal do Rio de Janeiro , sendo que em praticamente todas as regiões do Brasil foram realizadas missas de sétimo dia em sua memória . Talvez o que melhor traduziu essa perda irreparável foi um samba interpretado pela cantora LINDA BATISTA e cujos versos são os seguintes : " Chora Estácio , Salgueiro , Mangueira , / Todo o Brasil emudeceu ./ Chora o mundo inteiro . / O Chico Viola morreu . "......Essa perda foi ainda mais lastimável , não só pelo talento e carisma fora do comum , mas pelo fato de Francisco Alves ter praticamente criado uma escola , um jeito de cantar , onde o ESSENCIAL era antes de tudo não só saber cantar como também ter uma grande voz , deixando discípulos como NÉLSON GONÇALVES , ORLANDO SILVA ( apontado por muitos como o sucessor de " Chico Viola " ) , IVO CURI , DICK FARNEY , entre muitos outros ......De certa maneira também a sua morte representou o desaparecimento de parte de uma época importante da história sócio-cultural e das comunicações do Brasil : a chamada ERA DO RÁDIO , que teve início na década de 30 e se estendeu até parte da década de 60 ( o próprio Francisco Alves foi durante muito tempo um dos grandes - senão o grande - astros do rádio brasileiro , primeiramente na hoje extinta rádio carioca MAYRINK VEIGA e mais tarde na rádio NACIONAL , também do Rio de Janeiro ) . Na crônica de hoje o sempre irreverente escritor HILTON GORRESEN deixa o seu tradicional bom humor de lado e nos convida a um passeio por essa fase que foi tão importante em sua vida ......CONFIRA :
"Tive a sorte de nascer e crescer durante a era do rádio. Criança ainda,
passava os dias ouvindo as músicas cantadas por Orlando Silva ( ABAIXO ) , Ataulfo Alves,
Emilinha Borba, Marlene
e outras estrelas da Rádio Nacional, pois em toda casa
havia um grande rádio de válvulas ( ABAIXO ) ligado diariamente.
Antes dos 7 anos de idade,
chorei a morte de Francisco Alves, o chamado ' Rei da Voz ' ( ABAIXO ) . Isso parece exagero,
mas nos acostumamos a ouvir repertório de adultos.
A valorização de músicas,
gostos e costumes dos jovens só passou a existir após o advento do rock’n’roll e
dos filmes que marcaram a revolta da juventude. ( ABAIXO , AQUELE QUE SEM DÚVIDA ALGUMA FOI UM DOS GRANDES ÍDOLOS DA JUVENTUDE , PRINCIPALMENTE DOS ANOS 50 : ELVIS PRESLEY )
A Rádio Nacional tinha seus programas de auditório, onde se apresentavam,
sob o comando de Paulo Gracindo ( ABAIXO ) ou César de Alencar, os cantores
consagrados pelo público.
Havia uma ' disputa ' entre as cantoras Emilinha ( ABAIXO ) e
Marlene ( ABAIXO ) , com os respectivos fãs-clubes a se guerrear, como se fossem
torcedores de times oponentes.
Havia até um caubói brasileiro, antecedente de
Beto Carreiro: o cantor Bob Nelson ( ABAIXO ) , autor de músicas alegres, como ' Meu bi
Barnabé ' , com o gostoso refrão ' ô tiroleiiiiti... '.
Publicações como a ' Revista do Rádio ' e ' Radiolândia ' eram especializadas
em divulgar os eventos radiofônicos e o cotidiano dos artistas :
Fulano ao lado de
seus cachorros ; Cicrana de avental, fingindo preparar uma feijoada, e assim por
diante.
A Rádio Nacional do Rio de Janeiro foi a maior emissora de rádio que o país
já teve. Criada em 1936, foi mais tarde incorporada ao governo de Getúlio
Vargas; ( ABAIXO , APRESENTAÇÃO DE JACKSON DO PANDEIRO NA RÁDIO )
teve então sua potência multiplicada com a importação de modernos
equipamentos. Todos os grandes músicos, cantores, apresentadores ( ABAIXO ) e
humoristas eram contratados da Nacional.
Gostávamos de assistir aos programas humorísticos como ' Edifício Balança
mas não cai ' . Meu pai acompanhava a série radiofônica ' Jerônimo, o herói do
sertão ' . ( ABAIXO , FAMÍLIA OUVINDO RÁDIO )
As novidades da década eram as radionovelas, patrocinadas pelos
produtos Gessy-Lever ( ABAIXO ) ou Colgate-Palmolive, razão por que esse tipo de
programa era conhecido nos Estados Unidos por ' ópera de sabão ' .
As notícias nos vinham através do Repórter Esso ( 'alô, alô, Repórter Esso,
alô ! ' ), que durante anos estarreceu o país noticiando os grandes acontecimentos
em suas edições especiais.
Mas ' a coisa fervia ' era na época que antecedia o carnaval. Os artistas
apresentavam, então, dezenas de alegres sambas e marchas,
que, de tanto
serem ouvidos, já moravam na boca do povo e podiam ser cantados quando
chegava a famosa festa de Momo.
A era do rádio passou, mas ele continua vivo em nosso cotidiano. "
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