quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Acabouôôôôôôôôô !!!!!!!!!!!!! ( CONTINUAÇÃO E ZÉ FINI )

Aonde foi que eu tinha parado ontem mesmo : no PONTO G DA ELLEN ROCHE ( ABAIXO ) ou NAQUELA PARTE AVANTAJADA ( O CÉREBRO ,  ô cara pálida ! ) do glorioso e BEM DOTADO Gjert Olsen ? JAIR BOLSONECA é um burro , um asno , uma mula , um camelo , um boneco comandado por algum ventríloquo , fruto de alguma terrível mutação de laboratório feita por algum cientista doidão , um fugitivo do mesmo hospício aonde este escriba doidão estava internado ou é algum raríssimo exemplar - ainda não estudado pelos cientistas -  de ser vivente , bípede , racional cujo estágio evolutivo parou ?
 
 
 Qual foi o maior time de futebol da história : o BANGU - Obviamente ! - CAMPEÃO DO MUNDO EM 1960 ( ABAIXO ) ou o BANGU CAMPEÃO DA TAÇA RIO EM 1987 ? Quem é mais bonita e gostosa : a DILMA ROUSSEFF ou a MARINA SILVA  ? Quem dá mais porrada : MIKE TYSON ou o nitroglicerínico ambientalista , geólogo e Homus sincerus MILTON WENDEL ? Quem leva mais porrada : JEC ou CAXIAS ? ..............Bom , depois dessa DIRARRÉIA MENTAL , ops ! , divagações filosófico-socrático-aristotélicas agora é UDO DOEHLER DANÇANDO A DANÇA DA BUNDINHA NA PRAÇA DA BANDEIRA , ou seja , SÉRIO :
 
 
desde a semana passada uma pergunta não só tem martelado a cabeça de boa parte da humanidade - eu diria que mais até do que o som da dança do acasalamento das ROLAS no jardim do muy humilde cafofo deste escriba ( Pô , mas vósmecê só pensa NAQUILO , hein ! As a quem estou me referindo são um simpaticíssimo discretíssimo casal de ROLINHAS-JURITI  - ABAIXO - , que por sinal tem um parentesco remoto com os pombos ) - como tem feito este pobre e amalucado escriba ser constantemente parado nas ruas , praças , cinemas , bem como em  quaisquer outros lugares aonde vá : "AFINAL DE CONTAS , QUEM É O TAL 'NORUEGA ' CONTADOR DE HISTÓRIAS ? QUEM ? QUEM ? QUEM ? QUEM ? " ......
 
 
Eu tenho a honra e o prazer de afirmar que FINALMENTE CHEGOU O GRANDE DIA mas , antes disso , eu irei reproduzir um trecho de uma matéria de jornal  - ALEGRÍSSIMA , por sinal  - e que certamente será uma injeção , ou melhor , UMA OVERDOSE de alegria , entusiasmo e altíssimo astral para os seus próximos dias . Portanto , vamos à ela : " No dia 16 de março , quatro brasileiros da vizinha Freguesia de Parati ( NOTA DO ESCRIBA DOIDÃO : a tal freguesia de Parati é o atual município de ARAQUARI - capital catarinense do MARACUJÁ e berço do corajoso e azarado pai deste escriba , que por sinal , é o filho mais ilustre da terra . A então PARATY - o nome atual surgiu apenas em 1943 - se emancipou politicamente de São Francisco em 1877 e por um brevíssimo período - entre 1923 e 1925 - voltou a ser seu distrito - ABAIXO , A IGREJA MATRIZ DE ARAQUARI AINDA EM CONSTRUÇÃO ) trouxeram , de canoa , o corpo de JORGEN NIELSEN SLIEPERER , COLONO NORUEGUÊS antigamente aqui residente e que há vários anos tinha se mudado para aquela freguesia .
 
 
Slieperer faleceu no dia 14 . Os quatro brasileiros , ao chegarem ao porto local , sem mais desembarcam o corpo , precariamente colocado dentro de um caixote e já em adiantado estado de decomposição , tirando-o de dentro dele , pois insistiram em levar de volta o caixote . Queriam deixar o cadáver no rancho aberto que serve de depósito no porto . Enquanto isso , um deles levou á subdelegacia local uma carta do subdelegado de Parati , na qual este comunicava que tinha ordenado o translado do cadáver de Slieperer para a Colônia ( FALANDO EM COLÔNIA , EIS UM MAPA DA COLÔNIA DONA FRANCISCA EM 1853 ) porque o padre católico de Parati recusava-se a sepultá-lo no cemitério local , por ter sido Slieperer um HERRNHUTER ....... "
 
 
A alegríssima notícia que você acabou de ler é um trecho de uma matéria publicada na edição de 24 de março de 1866 do jornal KOLONIE ZEITUNG ( ABAIXO ) ,  que com as exceções de dois brevíssimos períodos em que foi publicado em português ,- entre 1917 e 1919 e entre 1941 e 1942 - , foi redigido totalmente em alemão e circulou entre 20 de dezembro de 1862 e 21 de maio de 1942 e , em relação ao defuntístico "noruega " ,
 
 
- que , diga-se de passagem , apresentava sinais de violência em seu rosto - não soube o porquê de ter sido enterrado em Joinville ao invés da então Paraty ( Em tempo : aquele diacho de nominho - HERRNHUTER - mais difícil que tentar entender -  JAIRBOLSONECAMENTE  , ou seja , INUTILMENTE - um texto escrito pelo internauta DIEGO LÍBIO GOETTEN é de uma irmandade religiosa surgida na cidade de Bautzen - ABAIXO - , no então reino da Saxônia - hoje , Alemanha - em 1722 e que atualmente possui uma expressiva quantidade de seguidores tanto na Austrália quanto nos Estados Unidos ) ................
 
 
Agora ........TCHAN ! TCHAN ! TCHAN ! .............CHEGOU O MOMENTO QUE PRATICAMENTE TODA A HUMANIDADE AGUARADAVA HÁ TANTO TEMPO ! .......Bom , na verdade ELE não chega a ser UM PRESO NOVO CHEGANDO NA CELA , ou seja , UMA CARNE NOVA aqui no pedaço : na já distante postagem com o título de " XIIIII.....DEU CACA ! " , postada no último  27 de julho , eu cheguei a citar o nome de um agricultor chamado JENS HANSEN MALUM - LULU , para os mais íntimos , chegados e em Singsas , a sua cidade natal , e adjacências - , um daqueles originalmente 120 "noruegas " que deixaram o porto norueguês de Trondheim em 4 de novembro de 1850 a bordo do veleiro "SOFIE " e que tinha apenas 24 anos por ocasião da fundação oficial de Joinville .......( ABAIXO , EIS A HISTÓRICA E ICÔNICA RUA DO PRÍNCIPE EM 1951 )
 
 
Agora imagine a seguinte situação : vósmecê está dormindo o sono dos justos quando , de repente e para sua suprema desgraça , o chatístico GALVÃO BUENO - a essa altura já com uma quinta PULGA alojada NAQUELA CERTA PARTE do seu corpo - começa a narrar o seu sono , o igualmente chatístico FAUSTÃO passa a apresentar o seu sono , a terrorístico-horrorístico- chatística REGINA CASÉ passa a entrevistar o seu sono e a tribufúnica e ex-presidanta DILMA ROUSSEFF ( ABAIXO ) passa a discursar sobre o seu sono com toda aquela avantajada inteligência que todo mundo já conhece e , por fim , o PELÉ DA CHATICE JOINVILENSE - NICÁCIO TIAGO MACHADO - passa a xingar o seu sono ..............Pois é mais ou menos isso o que está acontecendo com este pobre e azarado escriba : o glorioso LULU , ou melhor , a ALMA PENADA do dito cujo está puxando e rasgando a roupa deste escriba ! Portanto , METE BRONCA , LULU :
 
 
 " .........Somos oito na companhia e todos noruegueses , a gente se dá bem como irmãos . Desistimos da OLARIA , pois a primeira leva de tijolos queimou , porque o chefe não conhecia o barro daqui ( NOTA DO ESCRIBA DOIDÃO : a tal OLARIA existiu exatamente no mesmo local - ABAIXO - , esquina entre as ruas Doutor João Colin e Max Colin , onde hoje existe aquele mal cuidado e antigo prédio - de 1954 - e onde funcionaram , sucessivamente , uma revendedora e oficina da Ford - até 1968 - , um alojamento para os atletas de Joinville que disputaram os Jogos Abertos de 1969 , a estação rodoviária - entre 1971 e 1973 - , sede da Prefeitura - entre 1974 e 1996 - e que atualmente é um ABRIGO DE ASPONES , ops ! , funciona um órgão municipal )  .
 
 
Compramos quatro cavalos ; todos morreram porque só tínhamos folhas de palmeira e bambu como ração . Grama comum não existe aqui , só erva má . O lucro com tijolos não grande ainda pois aqui se usam folhas em vez de tijolos , e ripas de palmeira e barro nas paredes . Depois de várias tentativas , achamos finalmente barro melhor que dá tijolo bom . Com o terceiro e quarto navios de passageiros chegaram colonos de Hamburgo que tinham dinheiro e queriam contratar mão de obra ( NOTA DO ESCRIBA DOIDÃO : os tais navios citados por LULU foram os veleiros " GLORIOSA"  , chegado em São Francisco em 27 de setembro de 1851 , e o " NEPTUN " , chegado em 12 de dezembro daquele mesmo ano )  . Despedimo-nos então de nosso chefe e fomos trabalhar para alemães e franceses , alguns derrubando árvores , outros como pedreiros , etc.... ( OK ,A FOTO ABAIXO FOI TIRADA POSSIVELMENTE NA LOCALIDADE HANSA-HUMBOLDT -  O ATUAL MUNICÍPIO DE CORUPÁ - MAS DÁ UMA IDEIA EXATA DE COMO ERAM AS MORADIAS DOS IMIGRANTES )
 
 
Cortar árvores é uma boa profissão . As árvores são jacarandá , cedro , canela , e centenas de outras cujos nomes desconheço . Ultimamente tenho arrumado um jardim para um naturalista chamado Straube e assim que puder vou começar outro para o governador AUBÉ , um francês ( NOTA DO ESCRIBA DOIDÃO : trata-se de LEONCE AUBÉ - 1816-1877 , ABAIXO - , engenheiro civil , mineralogista , representante oficial do Príncipe de Joinville , fundador - em 22 de maio de 1850 e juntamente com mais 8 pessoas - do embrião da futura colônia Dona Francisca , diretor da própria colônia - entre 1855 e 1860 - e , por fim , deputado provincial - hoje , estadual - entre 1858 e 1859 ) . A diária aqui é 1 mil-réis . RARAMENTE UM ALEMÃO GANHA UMA DIÁRIA IGUAL À DE UM NORUEGUÊS . A comida aqui é muito cara , se quiser viver à maneira europeia ; em contrapartida , A CACHAÇA É MUITO BARATA ( OBSERVAÇÃO DO ESCRIBA : Eiiiiiiiiiiiiita nóis !!!!!!!!!!!!!! ) . Um garrafa custa de 3 a 6 vinténs , e meio quilo de café custa 3 a 4 vinténs ; o açúcar é um pouco mais caro . A cachaça é feita de cana-de-açúcar .
 
 
 Leite é muito raro , não vi aqui . Os nativos vivem principalmente de farinha de mandioca , que comem no lugar de pão , mingau e sopa . Além disso , comem carne seca , feijão preto e peixe , porque o rio daqui está cheio de peixes . A maioria dos habitantes é cinzenta e pálida como um escravo que esteve acorrentado por 12 anos ( QUE HORRRRRRRRRRRRRROOOOOOOOOOORRRRRRRRRRRRRR !!!!!!!!!!!!! ) ou como um morto enterrado há 14 dias . ( ABAIXO , EIS UMA PLANTA DA CIDADE  DE JOINVILLE EM 1886 )
 
 
A despensa deles é o mato , e o porão , o campo . A riqueza deles consiste em negros ou escravos e peitas de ouro e correntes , e quem não possui negros é considerado pobre e obrigado a trabalhar ele mesmo . O estilo de vida deles é bastante ruim , eles comem tanto dessa fruta suculenta , mas não têm força . Os habitantes aqui são muito hospitaleiros , já fui convidado inúmeras vezes para comer e pousar . Raramente têm cadeiras , mesas , bancos ou chão de madeira em suas casas . Eles jogam um colchão de palha no chão ou na terra e utilizam-no para cama , mesas ou no lugar de cadeiras . Mas talheres de prata não lhes faltam , até aqui no interior ............( ABAIXO , EIS ALUNOS DE UMA ESCOLA EM PEDREIRA - HOJE , DISTRITO DE PIRABEIRABA - EM 1925 )
 
 
As leis deles são de certo modo severas : se alguém rouba algo no valor de 8 DALER ( NOTA DO ESCRIBA DOIDÃO :  DALER , ou SPECIEDALER - ABAIXO - , é uma antiga moeda da região da Escandinávia , já fora de circulação ) é enforcado , A NÃO SER QUE TENHA O DINHEIRO SUFICIENTE para indenizar , MAS SE TIVER DINHEIRO DE SOBRA PODE FAZER O QUE QUISER E AINDA SAIR LIVRE . NO RIO DE JANEIRO É POSSÍVELCOMPRAR TESTEMUNHAS FALSAS POR 6 MIL-RÉIS ( O tão simpático, querido e amado juiz GILMAR MENDES acabou de dar um JOINHA ! ) .
 
 
Em 1850 morreram em pouco tempo 200.000 pessoas , quase todos europeus , por causa da febre amarela , e eles aqui não dão mais valor á morte de uma pessoa do que se dá a um cachorro na Noruega . A época mais quente aqui é o Natal . Chove todo dia , e as trovoadas e os relâmpagos são terríveis . Quando o céu está limpo , é impossível trabalhar em campo aberto . A roupa normal aqui é um chapéu de palha na cabeça , camisa , calça , um cinto na cintura  com uma pistola e uma faca , mas sem meias ......... " ( Em tempo : o que você acabou de ler foi um trecho de uma carta datada de 26 de junho de 1852 e destinada á família de LULU - ABAIXO , EIS A FAM´LIA DO SAPATEIRO E IMIGRANTE KARL SCHWARZ EM FOTO DE DATA INCERTA ) .............
 
 
Bom , já que o LULU , ou melhor , a alma penada do dito cujo acabou de voltar para o Além ( Em tempo : LULU é o baterista de uma banda de heavy metal celestial camada BOTA PRA QUEBRA ) , agora eu  , mais uma vez , imitarei o glorioso técnico do Grêmio - RENATO GAÚCHO - em seus tempos de jogador de futebol e antes de cada partida com alguma de suas tietes , ou seja , DAREI UMA "RAPIDINHA " : junto a tal OLARIA ( ABAIXO , EIS ESSE LOCAL EM 1971 ) citada pelo LULU e que funcionava em regime cooperativista , havia uma casa de dois pavimentos onde moravam os 9 " noruegas " que eram proprietários dela e em março de 1852 ela veio a ser vendida para BENNO VON FRANKEMBERG-LUDWIGSDORF ( 1815-1882 ) , popularmente conhecido como BEBÉ ..............
 
 
Esse caboclo de nome mais difícil que as letras de alguma música do DJAVAN era capitão reformado do exército do então reino da Prússia - um daqueles muitos países que em 1871 viriam a se unir para formar a Alemanha - , nasceu na cidade de Blaczkowo ( atualmente essa cidade , bem como quase todo o território da extinta Prússia , faz parte da Polônia ) e entre 1848 e 1850 lutou na fracassada GUERRA DOS DUCADOS ( ABAIXO )  , em que se tentou - JAIRBOLSONECAMENTE , ou seja , INUTILMENTE - anexar os então ducados dinamarqueses de Schleswig e de Holstein . 
 
 
 Questo cara - que veio a bordo do PATACHO ( Um PATACHO era um tipo de navio veleiro  menor e que fazia viagens não muito longas pela costa brasileira ) "  PEREIRA " , que chegou a São Francisco em 27 de setembro de 1851 -  pagou 800 réis - um valor considerável naquela jurássica época - pela olaria e fez mais do que o JAIR BOLSONECA em 28 como PALHAÇO FEDERAL , ops ! , deputado federal : o terreno da olaria ( EIS MAIS UMA FOTO DESSE LOCAL , DESSA VEZ EM 1968 ) foi ampliado , criou-se uma lavoura de cana-de-açúcar nesse local e ainda uma cerâmica , sob a chefia de HEINRICH LEPPER e que estava localizada mais exatamente na esquina entre as atuais ruas Doutor João Colin e Gaspar ( Possivelmente trata-se da primeira indústria joinvilense a ter fabricado objetos domésticos de cerâmica e a ter seus produtos exportados ) .
 
 
 Eu diria que esse cara foi tão importante na história de Joinville quanto o saudoso , bicheirístico e defuntístico CASTOR DE ANDRADE ( 1926-1997 ) foi na história do meu tão amado , zoado , violentado e estuprado BANGU : além de ter sido um empreendedor bem sucedido e diretor da colônia Dona Francisca no período entre 1852 e 1855 , foi graças à ele que não só JOINVILLE tem esse nome como também EXISTE pois vale sempre lembrar que a intenção original da Sociedade Hamburguesa - aquela empresa que colonizou e loteou Joinville - era criar no que é hoje o território do município de Joinville não uma MAS SIM DUAS CIDADES e Bebé acabou ajudando a abortar essa ideia .........( EIS UMA FOTO - DE 1866 - DA USINA DE AÇÚCAR PERTENCENTE AO DUQUE D ´AUMALE , IRMÃO DO PRÍNCIPE DE JOINVILLE : O ATUAL DISTRITO DE IRABEIRABA PRATICAMENTE SURGIU GRAÇAS À ESSE EMPREENDIMENTO )
 
 
Como cantaria algum ser vivente , bípede , racional após o árduo e masoquístico ato de ouvir uma música do CHICO BUARQUE até o fim : ALELUIA ! ALELUIA ! ALELUIA ! ALELUIA ! .......Sim , meus amigos ; depois de exatos 1 mês e três dias , esta série de postagens a respeito dos " noruegas" que fundaram Joinville finalmente acabou : eu poderia também ter falado de outras figuras de origem escandinava que foram importantíssimas na história de Joinville , ( ABAIXO , EIS UM GRUPO DE CANTO -CONCORDIA - FUNDADO POR IMIGRANTES SUÍÇOS , EM FOTO DE 1887 )
 
 
 como GUSTAVO VASA LARSSON ( um dos primeiros taxistas da cidade e que era de origem sueca ) , VLADISLAO WITTITZ ( hoje nome de uma modorrenta e quieta rua no bairro Anita Garibaldi , foi um dos primeiros carteiros de Joinville e era de origem dinamarquesa ) e , principalmente da FAMÍLIA NIELSON ( ABAIXO , EIS UM ANÚNCIO DA HOJE EXTINTA CORROCERIAS NIELSON EM 1951 E UM MODELO DE  ÔNIBUS FABRICADO PELA EMPRESA - UM "DIPLOMATA " - , ENTRE 1961 E 1974 ) - de origem sueca - , mas isso já é assunto para uma outra série de postagens ............
 
 
 
Antes de fechar a conta e passar a régua , aqui vai uma rápida lembrança de um caboclo que muito fez por Joinville , apesar de jamais ter botado os nobres e azuis pés aqui por estas bandas , e cujo aniversário de 200 anos de nascimento , ABSURDA E LAMENTAVLMENTE , passou que nem o JAIR BOLSONECA na sabatina do Jornal Nacional , ou seja , BATIDO : PRÍNCIPE DE JOINVILLE ( ABAIXO )  , popularmente conhecido como François Louis Marie Phillipe D´Orleans ( 14 de agosto de 1818- 17 de junho de 1900 ) .............Ah , eu já ia me esquecendo : eu gostaria que vósmecê , POR OBSÉQUIO , dê uma olhada em mais um interessante vídeo a respeito da Noruega , bastando CLICAR NO SEGUINTE ENDEREÇO  https://www.youtube.com/watch?v=-oFIGU5xCOE
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário