quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Agende-se : Será ?

" ASSISTIR A UM CERTO DE PIANO ? .....IIIIIIHHHH , RAPAZ : ISSO É COISA PRA GENTE BEM DOTADA ......DINHEIRÍSTICAMENTE FALANDO , É CLARO ! " ..........Caso vósmecê pense assim , então eu aconselho vósmecê a rever seus conceitos ! .....Duvidas ? Então dê uma conferida nesse recado esperto dos meus velhos e inseparáveis amigos do SITE FAZER AQUI ( www.fazeraqui.com.br ) têm a lhe dizer ......
 
"
O 1º Pianíssimo de Joinville – Todos os Pianos do Mundo, que se realiza entre 19 e 23 de setembro, promete movimentar o cenário cultural do município mais populoso de Santa Catarina. Atrações nacionais e internacionais – 20 pianistas, no total – se apresentam no Teatro Juarez Machado ( ABAIXO ) e em espaços públicos e privados, sempre com entrada gratuita. O desafio dos organizadores é transformar a Cidade da Dança na Cidade do Piano.
 
 
 
Na noite de abertura, nesta quarta-feira, 19 de setembro, os pianistas Cristian Budu e Bianca Gismonti estarão no Teatro Juarez Machado em apresentações solo e trio, respectivamente. No encerramento (23/9), será a vez de conferir a ucraniana Valentina Lisitsa ( ABAIXO ) , fenômeno da música clássica na internet que já obteve mais de 170 milhões de visualizações em vídeos postados no Youtube. Ao longo do Pianíssimo, o público poderá apreciar o talento de outros grandes nomes do instrumento, vindos de países como Rússia, Espanha, Itália e Argentina.
 
 
Idealizador do evento e um dos maiores pianistas brasileiros, o gaúcho Miguel Proença é um artista que se dedicou a resgatar a história da música erudita no país, estudando e gravando os principais compositores nacionais. Ao lado de Proença, na organização, estão o experiente produtor musical Carlos Branco, de Porto Alegre, e a joinvilense Albertina Tuma ( ABAIXO ) , criadora do Festival de Dança.
 
 
No intervalo entre os espetáculos que abrem o I Pianíssimo, Proença ( ABAIXO ) apresenta e autografa, para o público catarinense, no foyer do Teatro Juarez Machado, o CD triplo, lançado em 2012, em comemoração aos 50 anos de uma carreira musical recheada de sucesso.
 
 
O CD reúne os clássicos mais tocados pelo artista nestas mais de cinco décadas de música. Proença ( ABAIXO )  interpreta as principais gravações do repertório internacional, de compositores como Chopin, Schubert, Mozart, Bach-Busoni,.Rachmaninoff e Brahms. Também estará disponível o CD Tango, gravado com a atriz e cantora Bibi Ferreira, que se aposentou dos palcos recentemente.
 
 
 
Palcos livres
 
Outro ponto alto são os palcos ao ar livre. Nos dias 21 e 22, a Praça da Bandeira ( ABAIXO ) , no Centro de Joinville, receberá o Piano na Praça, com um instrumento montado no palco de um caminhão. Já no dia 23, a partir das 11h, músicos que se inscreveram pelo site do evento e foram selecionados pela organização se apresentam no Palco Vany Knoll, na Casa do Capitão. A seleção dos candidatos para esse palco aberto foi feita por Miguel Proença.
 
 
 
Masterclasses
 
Na esteira de um dos principais objetivos do I Pianíssimo de Joinville, que é promover a formação e o aperfeiçoamento do piano, Miguel Proença ministra masterclass para professores e alunos avançados, no dia 21 de setembro, às 10h, no Teatro Juarez Machado ( ABAIXO ) .
 
 
No dia anterior, às 15h, no Conservatório Belas Artes, o pianista se encontra com alunos das escolas de música e de dança que apoiam o evento – além de uma masterclass para os alunos, Proença ( ABAIXO ) conversa com os professores sobre técnica e estudo do piano.
Outros artistas também participam de encontros, durante os cinco dias do Pianíssimo. Esses eventos abordam temas relevantes na área pianística como métodos de estudo, repertório, técnica, trabalho desenvolvido com música de câmara, duos e relatos de experiências, entre outros.
 
 
 
Piano no caminhão
 
Pianistas vão mostrar sua arte no palco instalado em um caminhão, uma das atrações do I Pianíssimo de Joinville, com a parceria da Stage Music. Será nos dias 21 e 22 de setembro, na Praça da Bandeira. O caminhão-palco também estará em uma escola. Confira :
 
21/9 

 16h – Davi Sartori ( ABAIXO )
17h – Fábio Oliveira
18h – Matheus Alborghetti
 
 
 
22/9

 10h – Davi Sartori
11h – Fábio Olivieira
12h – Maestro Mello ( ABAIXO )
 
 
 
                      * CONFIRA A PROGRAMAÇÃO *
 
 
21 de setembro
 
10h – encontro e masterclass com Miguel Proença, na Casa da Cultura, e apresentação de Fábio Oliveira, na Escola Estadual Gustavo Augusto Gonzaga, com o piano no caminhão
15h – encontro com Lygia Moreno ( ABAIXO ) , sobre música russa para piano, no Conservatório Belas Artes
16h – apresentações de Davi Sartori, Fábio Oliveira e Matheus Alborghetti: o piano no caminhão vai à Praça da Bandeira
17h – concerto de Elina Sarkisian (Rússia), na Sala Agripina/Escola Bolshoi
 
 
18h – apresentação do Maestro Mello, no Instituto Juarez Machado
19h – espetáculos do Manuel Fraga Trio (Argentina), no Shopping Mueller, e de Davi Sartori com Gabriel Vieira ( ABAIXO ) , no Garten Shopping
20h30 – concerto de Michael Andreas Haeringer (Espanha), no Teatro Juarez Machado
23h – apresentação do David Feldman Trio, na Galeria 33
 
 
22 de setembro
 
10h – o piano no caminhão vai à Praça da Bandeira, com apresentações de Davi Sartori, Fábio Oliveira e Maestro Mello
10h30 – encontro com Estefan Iatcekiw, na Casa da Cultura
15h – encontro com João Tavares, na escola Arte Maior
16h – apresentação de Pavel Kazarian ( ABAIXO ) com Gabriel Vieira, no Instituto Juarez Machado
 
 
18h – concerto de Pablo Rossi, no Teatro Juarez Machado
19h – espetáculo do David Feldman Trio, no Shopping Mueller
20h30 – concerto de Roman Zaslavsky (Rússia), no Teatro Juarez Machado ( ABAIXO )
23h – apresentação do Manuel Fraga Trio, na Galeria 33
 
 
 
23 de setembro
 
Para fechar o Pianíssimo ( ABAIXO , MIGUEL PROENÇA ) com chave de ouro, um grande nome do piano internacional faz o concerto de encerramento: a ucraniana Valentina Lisitsa se apresenta no Teatro Juarez Machado a partir das 20h.
Pela manhã, 10h30, João Tavares no Teatro Juarez Machado. E logo em seguida, às 11h, começam as apresentações de pianistas inscritos previamente, no Palco Livre Vany Knoll (Casa do Capitão). "
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário