quinta-feira, 9 de maio de 2019

Agende-se : Saudade.......

PAMONHA ! PAMONHA ! PAMONHA ! ..........Sim , é com vósmecê mesmo que estou falando : RECLAMILDO ferrenho , militante e inveterado , sempre de mal coma vida e com todo mundo , que acha - e vive dizendo - que Joinville é que nem A CABEÇA DO BOLSONARO , ou seja , NÃO TEM NADA e que a cidade é uma grandessíssima GESTÃO UDO DOEHLER , ou seja , uma B...... ! Se eu fosse vósmecê eu não só mudaria de opinião como faria que nem um VEADO - O animal , obviamente ! - , ou seja , DARIA UM PULO na GALERIA 33 - Do fotógrafo, cineasta e agitador cultural ALCEU BETT - para conferir dois excelentes filmes de autoria de um caboclo que viveu pouco mas intensamente e que deixou uma enorme saudade .......CONFIRA :
 
"Doze filmes do cineasta alemão Rainer Werner Fassbinder ( ABAIXO ) estarão em exibição na Galeria 33 neste mês de maio. A mostra Fassbinder é uma parceria da galeria com o Cineclube Premium e começa nesta quinta-feira, dia 09.
 
 
No mês de junho, fará 37 anos do falecimento de Rainer Werner Fassbinder ( ABAIXO ) , que é considerado um dos mais importantes representantes do Novo Cinema Alemão.
 
 
Próprio dos anos de 1960 e 1970, o novo cinema alemão foi influenciado pela Nouvelle Vague ( Nova Onda ) francesa, um movimento artístico do cinema francês que trouxe em suas produções reflexões de movimentos contestatórios dos costumes e também do cinema comercial dos anos 1960 na França ( ABAIXO , EIS UMA IMAGEM DO FAMOSO E ICÔNICO LEVANTE ESTUDANTIL DE PARIS , OCORRIDO EM 10 DE MAIO DE 1968 ) .
 
 
Em apenas 36 anos de vida, Rainer Werner Fassbinder ( ABAIXO ) escreveu 43 filmes, peças de teatro, roteiros para televisão e programas radiofônicos. No mês de maio, amantes e curiosos pelo cinema terão acesso a parte dos filmes do cineasta alemão.
 
 
O valor de cada sessão de cinema é contribuição espontânea. A organização sugere o valor de R$ 10,00 para a manutenção do espaço e dos projetos. A Galeria 33 ( ABAIXO )  fica na Rua Bento Gonçalves, 33 – Glória.
 
 




10/5 ( Sexta-feira ) – 20 horas

" AS LÁGRIMAS AMARGAS DE PETRA VON KANT " ( 1972 )
 
Petra Von Kant é uma estilista de prestígio autossuficiente, muito inteligente e arrogante. Sua principal companhia é Marlene, sua secretária, assistente e empregada, que ela não cansa de explorar. Petra se apaixona perdidamente pela oportunista Karin e o conturbado relacionamento abala profundamente suas emoções.
 
 
O filme aborda de diversas maneiras a opressão amorosa, a condição de dependência financeira e emocional e as tênues relações entre as pessoas, marcadas mais pelo compromisso social do que por um sentimento fraterno verdadeiro —
 
 
 lembremos que o cinema de Fassbinder foi marcado pelo pessimismo, pelo desamor e pela incapacidade das pessoas em manterem relações sem segundas intenções, para dizer o mínimo; tudo isso cercado por um ambiente histórico em constante mudança e moralmente questionável.
 
 
A insatisfação com a vida e a repressão sexual estão entre os sentimentos imperantes em ' As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant ' , sentimentos que vemos agonizar na tentativa patética das personagens, especialmente Petra, em chegar a um cenário onde possam conseguir ou fingir algum prazer.
 
 



14/5 ( Terça-feira ) – 20 horas

 
" O DESESPERO DE VERÔNICA VOSS " ( 1982 )
 
A personagem-título é uma decadente atriz de cinema que, viciada em morfina, fica à mercê de sua neurocirurgiã, dando-lhe tudo quanto tem em troca de doses da substância. Pequenas e pertinentes histórias paralelas se cruzam e se adaptam
 
 
 à trama central, especialmente a do jornalista esportivo que tenta resgatar a atriz, mas é vencido pelo mundo que a cerca e domina, uma opressão social que a tudo abraça.
 
 
O mundo de Veronika Voss é burocrático e essa burocracia alcança todos os níveis da sociedade. Através da corrupção, facilitada pelos muitos papeis e departamentos, algumas pessoas desfrutam de grandes privilégios (em geral, financeiros ),
 
 
e não hesitam em cometer crimes de todas as ordens para manterem sua posição de destaque e sua fonte inesgotável de dinheiro, mesmo que a vida de outras pessoas seja destruída. Os criminosos estão sempre bem e felizes, ricos e gozando de livre trânsito na sociedade, sob a alcunha de bons profissionais e bons cidadãos.
FONTE : Plano Crítico " ( FONTE DESTE TEXTO : Site FAZER AQUI - www.fazeraqui.com.br )
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário