quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Agende-se : Festa de Imortais

Já faz longos 6 anos : em novembro de 2013 - Salvo ALGUMA PREGAÇÃO DO BISPO EDIR MACEDO PARA SEUS FIEIS , ou seja , ALGUM ENGANO - este escriba anunciou aqui neste mesmíssimo bloguinho muito do very furreca a reorganização da ACADEMIA JOINVILENSE DE LETRAS , e não e que os "velhinhos " resolveram dar o ar da graça de novo aqui no ALAMEDA CULTURAL ? ......Bom , quem traz esse recado são , novamente , os meus velhos e bons amigos de guerra do site FAZER AQUI ( www.fazeraqui.com.br ) :
 
"
A Academia Joinvilense de Letras completa 50 anos de fundação em novembro de 2019. Para marcar a data em grande estilo, a AJL realizará um encontro com o presidente da Academia Paranaense de Letras, Ernani Lopes Buchmann, e o presidente da Academia Catarinense de Letras, Liberato Manuel Pinheiro Neto. Eles irão falar sobre literatura, intercâmbio de talentos e a realidade dos núcleos acadêmicos. As palestras ocorrerão no dia 14 de novembro, às 19 horas, na Sociedade Harmonia-Lyra ( ABAIXO ) .
 
 
Ernani Buchmann – Nascido em Joinville, Ernani Buchmann ( ABAIXO ) é advogado formado pela Universidade Federal do Paraná, jornalista, publicitário e escritor. Tem 16 livros publicados, abrangendo gêneros como crônicas, romance e pesquisa histórica. Seu livro ' Heróis da Liberdade ' , ambientado em uma cidade semelhante a Joinville nos anos 1950, ganhou versão no cinema.
 
 
Já a obra ' Quando o Futebol Andava de Trem '  ( EIS UM DOS CLUBES RETRATADOS NESSA FANTASTICA OBRA : TRATA-SE DO CLUBE ATLETICO FERROVIARIO , DE CURIBA E QUE EXISTIU ENTRE 1930 E 1971 , EM FOTO DE 1966 ) esgotou duas edições e hoje faz parte do acervo da Brown University, nos EUA, e do Museu do Futebol, em São Paulo. Sua palestra enfocará “O intercâmbio de talentos da literatura entre Santa Catarina e Paraná”, um tema sempre atual devido à proximidade e troca cultural entre os dois Estados.
 
 
Pinheiro Neto – Membro da Academia Catarinense de Letras ( ABAIXO ) , da Associação Catarinense de Imprensa, da Associação Cultural Poemas à Flor da Pele e coordenador do projeto comunitário Confraria da Leitura na Barra da Lagoa, em Florianópolis, Pinheiro Neto também é professor universitário aposentado, poeta e jornalista.Tem sete livros publicados nos gêneros de poesia e contos, e está presente em diversas antologias no País. Sua palestra tem como tema ' As academias e a literatura em Santa Catarina – a proliferação daquelas e a deterioração destas. '
 
 
 
 

Sobre a Academia Joinvilense de Letras

A Academia Joinvilense de Letras (AJL) foi fundada em 15 de novembro de 1969 e teve como primeiro presidente – e grande incentivador – o escritor e historiador Adolfo Bernardo Schneider 9 ABAIXO ) . Tem como missão estimular a criatividade literária e a pesquisa, preservar os valores culturais da cidade e do Estado de Santa Catarina e valorizar as atividades culturais e artísticas da região. Os acadêmicos eleitos são personagens fundamentais da cultura joinvilense, com obras e pesquisas e realizações valorosas.
 
 
A semente da academia foi lançada no início da década de 1960, quando um grupo formado pelo escritor, orador e teatrólogo José de Diniz; o advogado e político Eugênio Doin Vieira; o escritor e professor Augusto Sylvio Prodöhl; e Adolfo Bernardo Schneider se reuniram e criaram, em janeiro de 1961, o ' Instituto Joinvillense de Cultura ' . Nesta época, o presidente era José de Diniz e o vice-presidente, Adolfo Bernardo Schneider ( ABAIXO ) .
 
 
A ideia de reunir pessoas ligadas às Letras com o objetivo de estimular a produção literária e intelectual local foi retomada em 1969. Na época, o então prefeito de Joinville, Nilson Wilson Bender (  ABAIXO ) ,
 
 
formou uma comissão presidida por Adolfo Bernardo Schneider – e a partir do trabalho desse grupo foi fundada oficialmente, em 15 de novembro de 1969, a Academia Joinvilense de Letras, tendo como sede provisória a Biblioteca Pública Municipal Prefeito Rolf Colin ( ABAIXO ) .
 
 
A AJL é a segunda mais antiga academia de Letras de Santa Catarina ( ABAIXO , EIS ALGUNS DOS MEMBROS ATUAIS DELA ) – antes dela só havia a Academia Catarinense de Letras (ACL), fundada em 1920 e que ganhou expressividade na década de 1960.
 
 

Inauguração em 1969 e retomada em 2013

A solenidade de inauguração da AJL, realizada nos salões da Sociedade Harmonia-Lyra em 1969, contou com a presença de personalidades renomadas no meio intelectual brasileiro, como o escritor Aurélio Buarque de Holanda Ferreira ( ABAIXO ) , que representou a Academia Brasileira de Letras.
 
 
A partir do final da década de 1970, porém, a AJL foi, aos poucos, reduzindo as atividades. Com o falecimento do presidente Adolfo Bernardo Schneider, em 2001, ela ficou totalmente inativa – embora oficialmente ainda existisse.
A retomada ocorreu em 2013, quando o advogado e pesquisador Paulo Roberto da Silva ( ABAIXO ) começou a resgatar a história da AJL e a mobilizar os acadêmicos ainda vivos e a comunidade para reativá-la.
 
 
O atual presidente da Academia Joinvilense de Letras é o professor e escritor David Gonçalves ( ABAIXO ) . Os acadêmicos se reúnem pelo menos uma vez por mês, na Sociedade Harmonia-Lyra, na rua 15 de Novembro, 485.
 
 

                                         * SERVIÇO *
 
O quê : Aniversário da AJL
Data : 14 de novembro de 2019, às 19 horas
Local : Sociedade Harmonia-Lyra ( ABAIXO ) – rua 15 de Novembro, 485 – Centro – Joinville
Quanto : Entrada franca "
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário