terça-feira, 30 de setembro de 2014

Agende-se : Celestial

Na quinta-feira ( 2 de outubro ) mais um grande espetáculo musical , tendo por sinal a histórica Igreja luterana da Paz , inaugurada em 1864 . A seguir , mais informações :

"CAMERATA DONA FRANCISA"  APRESENTA
Temporada de Concertos 2014
HORÁRIO :
20h
LOCAL : Igreja da Paz (R. Princesa Isabel, 438 - FOTO ABAIXO )


ENTRADA  : Gratuita


Mania De Ser Do Contra

A DEMOCRACIA é algo muito antigo ............ela surgiu na Grécia há milhares de anos atrás  , mais especificamente na cidade de Atenas e espalhou-se pelas demais cidades gregas . Partindo daquele princípio de alguns são mais iguais do que outros , ela era extremamente elitista : resumia-se aos cidadãos nascidos na cidade e  que não fossem escravos ( maioria esmagadora da população )  . A parcela que podia participar das decisões reunia-se em praça pública e aqueles que não se interessavam pelos assuntos de interesse da comunidade eram chamados de IDIOTAS ( não no sentido que conhecemos hoje ) . Mas a democracia como conhecemos hoje - abrangente , participativa  e sem distinção de classe social , cor , religião e  sexo -  só começou a surgir no século 18 com as revoluções americana ( responsável ela independência dos atuais Estados Unidos do domínio britânico )  e francesa , com  esta última criando o conceito de poder dividido em 3 partes : EXECUTIVO , LEGISLATIVO e JUDICIÁRIO . Mas , curiosamente o parlamento mais antigo do mundo é muito anterior à essa revoluções e surgiu na Islândia no ano de 930 , o ALTHING , surgido  , a princípio , de um conselho de camponeses . Em países como ESTADOS UNIDOS e SUÍÇA  a democracia é plena , com constantes consultas à população : OS PLEBISCITOS . Entende-se como democracia algo em que minha liberdade termina quando começa a liberdade do outro e isso passa pelo respeito às diferenças e às opiniões dos outros . E justamente esse o tema da crônica de hoje , de autoria do jornalista ROBERTO SAZABUNIA . CONFIRA :

"Na turma da Mônica , há um personagem , da nova geração , chamado 'Do Contra ' . ( GRAVURA ABAIXO )



 O leitor de gibis conhece : ele sempre tem uma opinião diferente dos outros , gosta de andar plantando bananeira , se a comida é salgada ele enche de açúcar ,etc....etc.....Enfim , nunca está satisfeito com nada ( só pra acrescentar um pouco de informação : Do Contra , como vários personagens da turma , é baseado nu filhos do criador , Maurício de Souza ; neste caso , Maurício Hiromashi Fagundes Takeda Filho - FOTO ABAIXO  ) .



 O personagem em questão , claro , é divertido  ; suas manias são apenas um contraponto ás características dos outros . Veio-me à mente o Do Contra um dia desses , ao ver na TV alguns trechos de propaganda política , com 'pesquisas espontâneas ' nas ruas . É incrível como as pessoas são ' do contra ' . O que era ótimo há alguns anos era péssimo ; quem era picareta virou aliado ; corrupto agora é benfeitor , se o orçamento direciona mais recursos à educação , está errado , pois segurança é prioridade ; amanhã , saúde será mais importante do que infraestrutura ; mas hoje que tem bisteca no cardápio do prato-feito , quero fígado acebolado .



 Por que ser sempre do contra ?

 Justamente quando eu matutava sobre o assunto , juntando ideias para esta crônica , eis que que me surge na caixa de entrada o e-mail diário do padre Renato . Além de lembrar que esta quarta ( 17 ) é dia de São Roberto Belarmino , ( GRAVURA ABAIXO )



veja só o trecho do evangelho do dia ,tirado do capítulo 7 de Lucas  ( 31-35 ) : ' Naquele tempo disse Jesus : ' Com quem hei de comparar os homens dessa geração ? Com quem eles se parecem ? São como crianças que se sentam nas praças , e se dirigem aos colegas dizendo : ' Tocamos flauta para vós  e não dançastes ; fizemos lamentações e não chorastes ! Pois veio João Batista ( GRAVURA ABAIXO )



 que não comia pão nem bebia vinho , e vós dissestes : Ele está com o demônio ! ' Veio o filho do Homem , que come e bebe , e vós dizeis : ' Ele é um comilão e beberrão , amigo dos publicanos e dos pecadores ! ' Mas a sabedoria foi justificada por todos os seus filhos  ' .

 Pense bem , leitor : quantas você tocou flauta e ninguém dançou ?



 Lamentou-se e viu risos  ? Pediu água com gás  e alguém tirou sarro , arrotando cachaça ? Elogiou um vinho e alguém o chamou de beberrão ? Você mesmo , já não foi ali  ao lado da grade  , na Arena , xingou os do lado de lá só por serem torcedores do outro time ? Tem coragem de sair pelas ruas de São Paulo usando a  camisa do Verdão ? Já vi gente da União , na frente da Arena , agredindo um desavisado que foi comprar ingresso  usando a camisa do Criciúma .



 Qual é o problema se alguém não tem a mesma opinião que a minha ? Podemos debater , tentando convencer o outro de suas convicções , mas sempre mantendo uma das virtudes mais importantes - e , infelizmente , menos praticadas - : O RESPEITO . No caso de gostos pessoais , o debate nem sempre é convencimento  : se gosto de música clássica e você de lepo-lepo , ( ABAIXO , FOTO DE PSIRICA , AUTOR E CANTOR DA MÚSICA )



 cada um na sua ; sou palmeirense e tenho amigos corintianos , cada um tira sarro do outro ( mais de lá pra cá , ultimamente )  , mas não deixaremos de ser amigos . Sejamos Do Contra só na torcida . O bem comum exige coesão . A sabedoria é justificada por todos . "

Som Na Guitarra !

Ontem contamos um pouco da história daquele que talvez tenha sido o melhor guitarrista brasileiro de todos os tempos : Celso Ricardo Furtado de Carvalho , ou melhor ,  CELSO BLUES BOY ( 1956-2012 ) . Em 1986 naquele que foi seu segundo disco solo , MARGINAL BLUES , o cantor e guitarrista gravou uma música em parceria com  o também saudoso CAZUZA ( 1958-1990 ) : MARGINAL . A m´suíça tornou-se um de seus grandes sucessos e presença obrigatória em seus shows . Um dos vídeos do dia traz uma apresentação de Celso Blues Boy ( FOTO ABAIXO )  na casa noturna BOVARY SNOOKER PUB  , em que ele toca justamente essa música . Esta é a nossa homenagem , modesta é verdade , à um músico pioneiro e que teve a ousadia de gravar  um ritmo então praticamente desconhecido no Brasil , o BLUES , em português  . E que além de ter sido um grande músico foi um cidadão joinvilense em seus últimos anos de vida .  VALE A PENA CONFERIR !

Um Pouco De Polêmica : Pedra No Sapato

A  data de 10 de fevereiro de 1980 é histórica : no colégio Sion , na de São Paulo , surgia o Partido dos  Trabalhadores , ou simplesmente PT  .  Surgido não apenas do movimento sindical mas também de movimentos populares , do setor progressista da Igreja Católica , de intelectuais e de artistas como as atrizes BETE MENDES e LÉLIA ABRAMO , o  partido teve um início bastante modesto e difícil , sobrevivendo graças às contribuições de seus filiados e à eventos realizados em prol da sobrevivência do partido . O partido só ganhou um registro oficial em 11 de fevereiro de 1982 e com  apenas 8 anos de vida , em 1988 ,  teve sua primeira grande conquista : a eleição de uma então desconhecida imigrante paraibana  , LUIZA ERUNDINA , para a prefeitura  da colossal cidade de São Paulo  derrotando ninguém menos do que PAULO MALUF . O partido inovou ao realizar prévias para a escolha de seus candidatos , ou seja , os próprios filiados os escolhiam  , ao contrário dos demais partidos , onde isso era feito pelos grandes caciques políticos . Também caracterizou-se por boas administrações , especialmente na cidade de Porto Alegre , e por ter deputados , vereadores e senadores participativos e combativos , o PT era enfim a esperança de uma política com ética , honestidade e transparência . Em 2002 , depois de 3 derrotas consecutivas , finalmente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA - o carismático líder e fundador do partido - era eleito presidente da república  . Muitos imaginaram que ali teria Inácio uma nova fase na história do Brasil ,e para melhor ,  puro engano...........

 Após um decepcionante governo , em que a recessiva política econômica do governo  anterior assim como os programas social - eleitoreiros  foram mantidos , as últimas ilusões foram perdidas em maio de 2005  com a revelação de um mega esquema de corrupção : O MENSALÃO . O partido já havia mostrado anteriormente a sua face negra : em 1985 por votar no colégio eleitoral  que escolheria o presidente da república , contrariando decisão do partido , a atriz BETE MENDES acabou sendo expulsa do PT , na década de 90 surgiram denúncias de corrupção em Campinas , cidade então administrada pelo partido e em 2001 e 2002  os prefeitos petistas de Campinas e Santo André , respectivamente ,  foram assassinados de maneira misteriosa e até hoje não explicada.......Um dos mais combativos e ferrenhos críticos do PT é o corajoso jornalista PAULO EDUARDO MARTINS ( FOTO ABAIXO ) , que em um dos vídeos postados há pouco revela práticas da época da nada saudosa ditadura e que deixariam os seus defensores muito orgulhosos . PARA CONFERIR E REFLETIR !

Celso Blues Boy - Marginal [Joinville - SC]


CONFRONTO ENTREVISTAS: PAULO MARTINS (BLOCO 01) - Censura da mídia


segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Agende-se : Mais Barato Que Futebol

Um espetáculo de música erudita e instrumental  da melhor e cujo valor do ingresso é menor que o de uma partida de futebol .........amanhã estará acontecendo , pelo segundo mês seguido , mais uma edição do INTERLÚDIO , elogiável projeto que vem sendo realizado na  harmonia Lyra e que visa aproximar as pessoas da música erudita . A seguir , mais informações :

"PROJETO INTERLÚDIO - MÚSICA DE CÂMARA AO ANOITECER
Com Henriette Hillbrecht
(fagote/piano - FOTO ABAIXO ) e Ceceu Fernandes (clarinete)


HORÁRIO : 18h30
LOCAL : Sala
Mozart na Sociedade Harmonia-Lyra ( FOTO ABAIXO )
ENTRADA  :  R$ 10

A Saudade Do Que Não Havia

Isso é um fato , além de opressora , toda ditadura é burra e a face mais visível dessa burrice chama-se CENSURA . Em virtude do humor de um idiota de plantão e de alguma frase ou palavra mal interpretada e tirada fora de contexto  , textos jornalísticos  ou  literários ; livros ; revistas ; falas de peças teatrais , de telenovelas  e de espetáculos de humor ; filmes ; programas de rádio , etc......podem ser mutilados ou ser simplesmente vetados ; além de burra , ela também é OBSCURANTISTA , pois isso priva a população de ter mais informação . Oficialmente a nada saudosa ditadura militar terminou em 15 de março de 1985 com a posse do então vice-presidente JOSÉ SARNEY ( o titular , TANCREDO NEVES morreria em 21 de abril )  mas para muitos , especialmente artistas e intelectuais , ele acabaria em 29 de julho  daquele ano no teatro CASA GRANDE , no Rio de Janeiro . Explica-se : naquele dia , às 19 horas , o então ministro da Justiça , FERNANDO LYRA , anunciou o fim da tão tacanha censura , com direito à banda de música e a um teatro lotado e recheado de artistas do nível de CHICO ANÍSIO , TÔNIA CARRERO , GRANDE OTELO  , CHICO BUARQUE e DIAS GOMES , quase todos eles vítimas da censura . Porém aquilo não passou de uma grande encenação ...........a censura continuou , só que em vez da censura política era a censura moral , tendo como alvo obras que tratassem de assuntos relacionados a sexo , drogas , violência e religião  . Antes ligada à POLÍCIA FEDERAL a censura passou a ser assunto do Ministério da Justiça e os censores passaram a ter o singelo o nome de CLASSIFICADORES . A censura só seria extinta em 1988 , com a promulgação da atual constituição brasileira , em 5 de outubro daquele ano .

 Sem a liberdade de opinião , expressão e informação que temos desde  então , jamais ficaríamos sabendo de maga esquemas de corrupção como o MENSALÃO e o atual escândalo envolvendo a Petrobrás , FERNANDO COLLOR talvez jamais sofresse impeachment e nem humoristas satirizariam e ridicularizariam  a classe política ( embora o horário político já seja um show de humor involuntário ) . Quando parecia que a nada saudosa ditadura estava definitivamente enterrada , no último dia 22 de março ocorreram   ridículas  manifestações  pedindo a sua volta e que , felizmente , acabaram sendo um fracasso . Caso ainda houvesse censura textos como a crônica de hoje , do sempre crítico escritor DONALD MALSCHITZKY , jamais seriam publicados . Além de mostrar o quanto a nada saudosa ditadura foi danosa para o Brasil ele  serve como uma ótima reflexão . CONFIRA :

"Bufê completo  , com várias porções  de saladas e pratos quentes , dois tipos de carne grelhada na hora  , mais 500 ml . de suco natural , tudo por R$ 2, 50 é barato , não é ? Só falta saber onde !



 A bobagem ilustra bem o desejo da volta da ditadura militar , expresso por bom número de pessoas que sequer viveram  aqueles dias cinzentos .



 Esclarecendo : o nome ficou , mas havia muitos militares patriotas que não concordaram  com os descalabros .

 Essas pessoas não sabem ou não querem saber dos intelectuais , professores , artistas , pesquisadores , estudantes , democratas , opositores , trabalhadores  que foram sequestrados , presos , torturados  da forma mais vil e muitos deles mortos covardemente , sem qualquer direito de defesa . Nunca ouviram falar das invasões dos lares , da apreensão de pessoas e de livros julgados ' subversivos ' pelo idiota de plantão .

 Acreditam que a 'Redentora ' foi uma revolução pacífica e ordeira  , sem saber das atrocidades mil cometidas pelos traidores , digo ' vencedores ' , e , principalmente , que tudo foi cometido contra pessoas indefesas , sem capacidade de resistência . ( ABAIXO , O JORNALISTA WLADIMIR HERZOG , QUE OFICIALMENTE  TERIA SE SUICIDADO NA CADEIA )



 Dizem que todos os opositores eram terroristas que esquartejavam criancinhas  , pois não sabem que o terrorismo foi uma ação de desespero de um pequeno número de pessoas . Usam como argumento que terroristas foram treinados em Cuba e na União Soviética , o que é verdade , de novo , para um número ínfimo ; ( ABAIXO , FOTO DA GUERRILHA DO ARAGAUAIA , CONFRONTO QUE OCORREU NA DIVISA ENTRE OS ESTADOS DO PARÁ E TOCANTINS  ENTRE GRUPO GUERRILHEIRO DE ESQUERDA E AS FORÇAS ARMADAS ENTRE OS ANOS DE 1972 E 1975 )



 mas esquecem dos milhares de ' democratas '  treinados nos Estados Unidos , inclusive em táticas de tortura . ( ABAIXO , LOCAL DE TORTURA )



 ' Ah , mas  havia segurança ' , dizem . Tanto havia que era preciso chamar o ladrão para nos proteger da polícia , como dizia Chico Buarque . Afirmam que não havia corrupção , embora ela fosse quase endêmica , mas ai de quem denunciasse algo . O comércio era proibido de abrir suas portas aos domingos , os postos de gasolina os sábados e domingos . A centralização de decisões era tanta , que o ministério precisava se reunir para determinar o preço das corridas de táxi em centenas de cidades .

 As dívidas externa e interna chegaram à estratosfera ,  o Brasil estava entre quem pagava as maiores taxas de juros  por empréstimos internacionais no mundo e a inflação saiu num galope tal que ficou incontrolável . ( ABAIXO , DELFIM NETO , MINISTRO DA FAZENDA NA ÉPOCA DA DITADURA E IDEALIZADOR DA POLÍTICA ECONÔMICA ADOTADA NO PERÍODO )



 Foram muitos os pecados , mas a perseguição aos estudantes ( FOTO ABAIXO ) , não permitindo que entre eles se formassem líderes capazes



e aos cientistas , fazendo com que a grande maioria saísse do Brasil , expulsa , fugida , perseguida , é eternamente indesculpável : até hoje não voltamos a criar líderes capazes e confiáveis e , na área , científica , o atraso é fenomenal  .

 Tudo e muitíssimo mais do que está escrito acima está devidamente documentado , diferentemente do combustível dessa saudade sem nexo . " ( ABAIXO , MANIFESTAÇÃO OCORRIDA NO ÚLTIMO DIA 22 DE MARÇO  EM SÃO PAULO PEDINDO A VOLTA DA DITADURA )



Momento Lírico : Dentro De Mim Mora A Palavra

Algumas pessoas contam sua história através de livros , outras através de íntimos diários , tem aqueles que contam através de canções  ; já outros como a poetisa RITA DE CÁSSIA ALVES resolvem contar através dos versos ....... .. CONFIRA :

"Descanse seus olhos sobre estas linhas  ,

ou pouse a ponta dos dedos no lado das letras  .



O que vou contar  diz respeito à criança que estou , mimada sem pressa .



Aos seis anos , diante do carro de bonecas , brinquedos e jogos de montar  desfilavam nas mãos dos meninos e meninas  , deslumbrados pela oferta natalina .





Escolhi o minal . Precocemente a capa e as folhas douradas viriam antes das rezas de um Deus que me Sabia .



A primeira leitura surgiu das histórias . Inventei nomes e criei as minhas .



Bichos falavam e fabulavam em outra vida .



Pouco tempo depois , quem me curava tratou de curar as feridas  que o imaginário da moça costurava  .



Os fios do escritor que me chegavam às mãos  criaram uma nova pele : esta seda / seda poética  que se infiltrava pela derme , recitando  .



Dos meus dentros amorosos  , o que na veia pulsava , impulsava escritas compartilhadas .



A tapeçaria , cosida no resultado dos dias , tornou-se panorama de crônicas , romances e textos curtos  em que a poesia se alongava .





Era imperioso contar o que me via e a docência nada mais foi do que a porta escancarada deste aprendizado .



Nos escritos da arte de conviver ,descobri que alunos são notas : musicais .



Deles extraí minérios e a pedra bruta da minha condição de aprendiz  .



Quem diz que ensina  , nem sempre se inventa .



E é preciso urgência na força mental e fragilidade na boca para receber as falas do outro .





é imperiosos o silêncio em respeito ao verbo de outrem , e esse ontem que revisito é um lapso de entrega e desvario .



Como se rio fosse , foz de rios e lodo colorindo a mulher de branco , os signos e sinais sabem pintar cenários reinventados pela delicadeza .



Hoje os nomes de quem escreve a cidade no concreto  e na raiz  - esta flor do asfalto que a memória dá outro caule e roupagem - abraçam todas as artes  .



Amanhã , mesmo que se diga tarde para o que cedo se perpetua , ainda assim estenderei este texto-tributo , manto e ninho , aos que me acrescentam .



Dentro de mim mora a palavra , e eu contaria tudo outra vez ! "

Som de Joinville : Lembrança e Saudade

Em 1984 um jovem carioca , virtuose na guitarra , foi uma das revelações e sensações da música brasileira com sua voz rouca e rock contagiante . Os frequentadores da noite carioca , da afamada casa de shows CIRCO VOADOR e os ouvintes da Rádio Fluminense já que o conheciam há muito tempo.........Ele tivera a honra de tocar coma dupla SÁ E GUARABIRA  e de participar de um disco de RAUL SEIXAS ( ABRE-TE SÉSAMO , de 1980 ) e era fã do grande guitarrista  e bluesman norte-americano B. B. KING ; ele tão fã que adotou o nome artístico de CELSO BLUES BOY . Naquele ano de 1984 ele gravou seu primeiro disco , chamado SOM NA GUITARRA e logo de cara emplacou 3 grandes sucessos : AUMENTA QUE ISSO AÍ É ROCK ´N ROLL , BLUES MOTEL , AMOR VAZIO e TEMPOS DIFÍCEIS . Ele gravaria mais 9 discos até 2011 , tornou-se o primeiro a cantar blues em português , tornou-se referência para muitos guitarristas e acabou conhecendo e tornando-se um grande amigo de seu grande ídolo  B. B. King  .

 Fugindo da violência do eixo Rio - São Paulo e buscando mais tranquilidade , em 1997 ele mudou-se para Joinville a aqui viveu até 2012 , quando para a surpresa de muitos e tristeza de seus fãs e admiradores acabou falecendo , vítima de câncer na garganta . Morreu praticamente no anonimato e merecendo um reconhecimento muito maior . A banda joinvilense RADIO GUMP ( FOTO ABAIXO )  , que mistura rock com altas doses de blues e black music , em um show realizado no teatro Juarez Machado em agosto de 2013 , exatamente um ano após a morte de Celso Blues Boy , homenageou  aquele que talvez tenha sido o maior guitarrista brasileiro de todos os tempos  tocando um de seus grandes sucessos . VALE A PENA CONFERIR !

Radio Gump - Fumando na Escuridão (cover - Celso Blues Boy - Teatro Juar...


sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Agende-se : Rock ´n Roll !

Para os amantes do rock , mais especificamente dos primórdios do rock , amanhã uma boa pedida , no MERCADO PÚBLICO MUNICIPAL . CONFIRA :

"

No SÁBADO, dia 27.09.14 à partir das 14:00 h MOVIMENTO BETINHO CONVIDA a Banda THE STOMP BOXES ( repertório de rock clássico anos 50,60 e 70 - ABAIXO , CASAL DANÇANDO ROCK EM 1956  ).
 
 * SERVIÇO :
- O que: BETINHO ( FOTO ABAIXO )
 
 e BANDA PARATODOS inicia e fecha os trabalhos. Banda convidada será a THE STOMP BOXES .
- Onde:  MERCADO PÚBLICO MUNICIPAL DE JOINVILLE.
- DATA E HORA : Sábado dia 27.09 à partir das 14:00 h.
 


Que o lado BOM da FORÇA esteja conosco.

Viagem Musical : Em Nome de Alá !

Ele era grego e cristão ortodoxo e ela era sueca e de religião batista ............na cosmopolita cidade Londres , repleta de imigrantes e filhos de imigrantes de ex-colônias britânicas , encontros como o que acabou de ser citado são mais do que comuns e como fruto da união entre aquelas pessoas tão diferentes nascia em 21 de julho de 1948 o menino STEVE DEMETRE GEORGIOU . Em 1963 quatro rapazes de Liverpool já estavam deixando em polvorosa a juventude inglesa pouco antes de conquistarem o mundo e , como não poderia deixar de ser , aquele jovem filho de imigrantes  logo se apaixonou pelo som dos BEATLES e comprou a sua primeira guitarra , uma importada da Itália e bem barata . O que era uma diversão aos poucos se tornou uma profissão e aos 18 anos , em 1966 , a música já era a sua profissão . No ano seguinte foram lançados os seus primeiros discos MATTHEW AND SON  e  NEW MASTERS e veio também o primeiro grande sucesso : THE FIRST CUT IS THE DEEPEST ( a música seria regravada em 1976 por ROD STEWART ) . Aos poucos a Inglaterra e , pouco tempo depois , o mundo começavam a conhecer CAT STEVENS  ...........Após um breve período internado por problemas de saúde , o cantor acabou voltando com tudo e em  1970 gravou aquele que é considerado por muitos o seu grande trabalho : TEA FOR THE TILLEMAN , com a romântica WILD WORLD . Se os seus primeiros trabalhos eram rocks com letras despretensiosas , aquele disco de 1970 marcou uma grande mudança : um som mais acústico com letras sobre os mais variados temas - questões pessoais do cantor , conflito entre gerações , letras intimistas , infância e até mesmo questões filosóficas e religiosas ( no início dos 70 o cantor chegou a seguir o budismo )  .



 Ele emplacou sucessos como MOONSHADOW , OH VERY YOUNG  , PEACE TRAIN  e BANAPPLE GAS  e até 1978 gravou no total  13 discos , sem contar os restos de gravações de estúdio e coletâneas lançados muitos anos depois . O disco BACK TO EARTH , de 1978 marca o fim de uma fase de sua vida e o início de uma transformação radical  nesta : na mesma época ele converteu-se ao ISLAMISMO  , passando a adotar  o nome de YULSULF ISLAM  . Afastado do  mundo da música , passou a se dedicar à família  , à  religião  e à causas sociais . O cantor foi convidado para se apresentar no festival LIVE AID , de 1985 , e acabou recusando o convite  ; ele só retornaria ao mundo da música em 1995 , com o disco religioso  THE LIFE OF THE LAST PROPHET  e até 2008 ele ainda gravaria mais 9 discos de caráter religioso , todos pela sua própria gravadora : YA RECORDS  . Para a alegria de seus velhos fãs  o cantor acabou retornando à música pop em 2006 , com o disco AN OTHER CUP  . Após esse trabalho  ele  gravou mais dois discos : ROADSINGER ( 2009 ) e TELL ´ EM  I ´ M GONE  , lançado neste ano . Além de cantor e compositor ele também toca piano , guitarra , baixo e mellotrom ( espécie de teclado ) .



 Além de músico , Cat Stevens ou Yulsulf Islam  , também é FILANTROPO : fundou 3 escolas islâmicas em Londres , mantém  uma instituição , SMALL KINDNESS , que ampara os órfãos das vítimas das guerras na Bósnia , Kossovo e Iraque  e já gravou músicas cujas rendas foram revertidas em benefícios dos órfãos de vítimas do tsunami de 2004 e da estúpida e interminável guerra na região da Palestina . Em 2004 , durante o clima de estupidez e de caça às bruxas  iniciado com o ataque terrorista de 11 de setembro de 2001 , o cantor teve a entrada nos Estados Unidos proibida por ser suspeito de ligações com grupos terroristas ...........como uma espécie de tapa de luva de pelica na estúpida atitude americana , o cantor recebeu o prêmio MAN OF PEACE , honraria concedida àqueles que lutam pela paz , em cerimônia realizada em Roma naquele mesmo ano . O clipe do dia é da belíssima música FATHER AND SON , de 1970 , que aborda com perfeição o conflito entre gerações . PARA OUVIR E SE EMOCIONAR !

Era Uma Vez Em Joinville.......

No distante ano de 1968 Joinville mal havia ultrapassado a marca dos 100.000 habitantes , a maioria de seus habitantes eram nascidos na cidade e  de origem alemã  , onde hoje existe a ponte MAURO MOURA havia um porto  , a rodoviária funcionava na Rua Princesa Isabel  , o rio Cachoeira ainda recebia competições de remo  , a prefeitura funcionava onde hoje é avenida JK ( na altura do prédio do camelódromo ) , AMÉRICA e CAXIAS  eram os clubes de futebol profissional da cidade , existiam as tradicionais SORVETERIA POLAR , CONFEITARIA DIETRICH e PADARIA BRUNKOW ..........Aquele Joinville completamente estranha e distante paras as gerações mais jovens serviu de cenário  para mais um dos filmes de um dos grandes artistas brasileiros da época .........Típico talento precoce , AGNALDO RAYOL ( FOTO ABAIXO )  começou a cantar com apenas 5 anos de idade e com apenas 10 anos já atuava em seu primeiro filme  . Carioca , filho de um oficial da Marinha e de mãe italiana , ganhou notoriedade pela sua maneira operística e dramática de cantar e até aquele ano de 1968 havia gravado a impressionante marca de 40 discos !  Também havia atuada em 9 filmes e 3 telenovelas  .

  Joinville acabou servindo de cenário para o filme PERIGO À VISTA  e um dos vídeos postados há pouco traz algumas cenas do filme  . A então pacata cidade também acabou revelando nesse filme um grande talento : o ator FAUSTO ROCHA JÚNIOR ( 1943-2001 )  , que teria grande destaque em telenovelas , filmes e peças teatrais ao longo das décadas de 70 e 80  . Além dos possantes carrões da época aparecem pontos históricos e importantes da cidade como a RUA DO PRÍNCIPE e o prédio da então revendedora Ford e que entre 1974 e 1996 sediou a prefeitura . ESSA É PARA CONFERIR E VIAJAR NO TEMPO  !

Sabedoria

O leitor do ALAMEDA CULTURAL sabe que desde abril de 2013 o nosso compromisso sempre tem sido com a cultura e com tudo o que é relacionado com  Joinville , valorizando o que é nosso , mas desta vez abriremos uma exceção .........ele nasceu na bela e histórica Laguna em 20 de maio de 1926 e formou-se em engenharia civil . Teve uma breve passagem pela política  , como secretário de governo do então recém construído Distrito Federal  , nos anos 60 . Profissional sério e competente e pessoa confiável , era o que a nada saudosa ditadura precisava .............explica-se : naquele início de década de 70 , profissionais que tinham alguma experiência administrativa eram nomeados para algum cargo político . Teve a nada fácil missão de governar Santa Catarina entre 1971 e 1975 e ao invés de seguir a carreira política  optou por continuar fazendo o que mais gostava e tinha real vocação : a engenharia  . Também passou seus conhecimentos e experiência  aos privilegiados alunos do curso de engenharia da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina ) . Este é COLOMBO MACHADO SALLES ( FOTO ABAIXO ) , que em um dos vídeos postados há pouco dá uma aula de sabedoria  ! VALE A PENA CONFERIR  !

Cat Stevens - Father and Son


PERIGO A VISTA - JOINVILLE EM 1968


Eu faço Parte dessa História - Colombo Salles


quinta-feira, 25 de setembro de 2014

O Fim do Mundo

"O MUNDO TERMINARÁ EM 21 DE DEZEMBRO DE 2012 " ..........até a data citada muitos , especialmente os mais místicos , acreditaram realmente na frase escrita há pouco . Isso surgiu  de uma interpretação mal feita de uma escritura feita pelos maias , que , diga-se  de passagem , não acreditavam no fim do mundo . Os mais velhos devem se lembrar , com certeza , da última passagem do COMETA HALLEY , visto por poucas pessoas é verdade ,  em 1986 e de uma mais uma "promessa" de fim dos tempos ...........O chamado FIM DO MUNDO é algo que faz parte do imaginário da humanidade há muito tempo , especialmente a partir da Idade Média , época em que ler e escrever era privilégio de nobres e religiosos e  em que as crendices e superstições predominavam . Muitas foram as datas previstas para a chamada HECATOMBE FINAL  e  , é claro , em nenhuma delas , isso se concretizou  . Como não poderia deixar muitos artistas exploraram esse tema e citaremos dois exemplos : o rei do rock brasileiro , RAUL SEIXAS ( 1945- 1989 )  ,  narrou o fim do mundo de uma maneira épica na belíssima TREM DAS ONZE ( a música faz parte do disco GITA , de 1974 )  e o consagrado autor de telenovelas , DIAS GOMES ( 1922-1999 ) , abordou o tema de maneira bem humorada em um de seus últimos trabalhos , O FIM DO MUNDO , exibida pela TV Globo em 1996  . Na crônica de hoje o irreverente HILTON GORRESEN narra o chamado FIM DO MUNDO em mais uma de suas hilárias histórias . CONFIRA :

"Esses dias , numa conversa , alguém recordou os constantes anúncios sobre o fim do mundo . Eu prefiro me assustar mais é com o fim do mês . Mas , inevitavelmente , me lembrei de uma dessas ameaças de Apocalipse , no começo da década de 1960 . ( ABAIXO , FOTO DE SÃO FRANCISCO DO SUL NO INÍCIL DOS ANOS 60 )



 Eu era aluno do antigo Ginásio  Santa Catarina  . Muitos não se lembram disso , mas me ficou nítido na memória  .

 Não sei como se espalhou a notícia , não havia televisão naquele tempo , certamente foi coisa do ' Repórter Esso '  .

  Naquele dia as igrejinhas de beira de estrada



 se encheram de fiéis , confessando pela última vez os pecados , mesmo aqueles inconfessáveis .

 Os  ' pés de cana ' da cidade foram desde cedo tomar uma saideira , a última mesmo ,



 mas os donos de boteco , por motivos  óbvios não admitiram pendurar a conta , queriam receber pagamento no ato . Bebeu , pagou !

 Ali pelas três horas da tarde o céu começou a ficar escuro , nuvens pesadas se acumularam . O diretor dispensou as aulas . Os alunos zanzaram para todos os lados , com negros pensamentos na cabeça . Outros estavam parados , rezando .

 O tímido Boanerges  , desprezado pelas meninas ,



 não quis ir ao Juízo Final sem satisfazer o desejo de beijar as mais bonitas ( seu nome foi trocado , eu sempre quis a oportunidade de usar o nome Boanerges ) . Saiu agarrando as coitadas  que , preocupadas  com o terrível evento , não pensavam em resistir ; aliás , acho que nem notaram que estavam sendo beijadas . Pelo menos , um iria morrer feliz .

 Um conhecido aproveitou o momento para se desforrar  de um insulto recebido do filho  do vizinho . Foi lá e paf ! Aplicou um bofetão no garoto , de deixar a cara inchada  .



- Pega moleque ! Eu falei que a última coisa que eu ia fazer na vida era te partir a cara  .

 O tempo escureceu mais . Era um dos vaticínios do Apocalipse : o céu se tornará negro . No ar rolava um ronco soturno .



 Eu era um dos mais descrentes - por que Deus iria acabar com a droga do mundo  sem ao menos mandar uma equipe de anjos  para salvar os bons , entre os quais eu me incluía ? Mas já estava começando a me preocupar  . Via as gurias mais desejáveis apavoradas e não podia evitar pecar em pensamentos . Era inferno na certa .



 Não havia celular para se comunicar com os pais ; o Maracangalha , nosso ônibus escolar , só viria mais tarde . Se viesse .

 Mas , gozado : uma nesga azul começou a se infiltrar  entre as nuvens .



 O vento afastava as nuvens carregadas . Nem chegou a chover . Era esse o fim do mundo ?

 Aqueles que rezaram e confessaram os pecados  não tiveram prejuízos . Agora , imaginem a situação do Boanerges depois dessa . "

Arte da Rua

Uns praticam vandalismo e  crime não apenas contra o patrimônio alheio mas também contra a própria cidade ; outros são artistas , chamados por alguns de escritores da rua e são injustamente confundidos com os primeiros ...................Os primeiros são os  pichadores e os outros são os grafiteiros , sendo têm compromisso única e exclusivamente com a arte e não com gangues  . A tela de um grafiteiro pode ser um muro , uma parede , uma ruina , uma construção abandonada ( ABAIXO , GRAFITE NO PRÉDIO ONDE FUNCIONOU A PREFEITURA DE JOINVILLE , ATÉ 1996 ) e até mesmo um tapume de uma obra........Um dos vídeos do dia foi gravado em 2007 e mostra um grupo de grafiteiros de Joinville mostrando sua arte na movimentada rua Blumenau . VALE A PENA CONFERIR !

Um Pouco de Polêmica : Amor E Ódio

No próximo dia 15 de novembro a república brasileira completará  125 anos de existência e diz a história que o seu proclamador foi o vaidoso  e temperamental marechal DEODORO DA FONSECA .........mas segundo estudiosos da história do Brasil na verdade esse papel teria cabido à FLORIANO VIEIRA  PEIXOTO ( 1839- 1895 ) , militar e alagoano como Deodoro . Porém questiona-se se Floriano era realmente republicano : às vésperas do golpe que implantou a república no Brasil , ele teria garantido ao primeiro-ministro VISCONDE DE OURO PRETO a sua lealdade à monarquia  , porém no dia anterior ele teria conversado com Deodoro e garantido o seu apoio ao golpe de estado ; até hoje a verdadeira posição de Floriano é um mistério.........Até mesmo o seu mandato como presidente da república , entre 1891 e 1894 , foi questionado : pela constituição de 1891 o vice-presidente da república só poderia ser efetivado no cargo caso o titular cumprisse no mínimo metade do mandato , o que não foi o caso , já que Deodoro da Fonseca renunciou em dezembro de 1891 , no mesmo ano em que foi eleito ( curiosamente Floriano assinava como VICE-PRESIDENTE EM EXERCÍCIO ) . Nacionalista ; austero ; popular , especialmente entre as camadas média e baixa da então capital federal , Rio de Janeiro ,  e governando o Brasil com mãos de ferro ( muitos o consideram o primeiro ditador da história do Brasil ) , ao longo de seu governo Floriano enfrentou diversos levantes rebeldes e guerras civis e venceu a todos eles , entrando para a história como o CONSOLIDADOR DA REPÚBLICA . Também tomou medidas populares como leis que determinaram a queda nos preços da carne e dos aluguéis  . Outro fato digno de nota : ele se deslocava até o gabinete de bonde , como qualquer cidadão comum ...........Enfim , Floriano é uma daquelas figuras que despertam paixão e ódio  , os "manezinhos da ilha " que o digam...........

 Após derrotar um movimento rebelde que havia tomado conta da então Desterro , Floriano nomeou o tirânico e sanguinário  coronel MOREIRA CÉSAR para o governo de Santa Catarina e , por ordem deste , 185 pessoas - alguns sem ligação alguma com o movimento rebelde - foram fuziladas no forte da ilha de Anhatomirim . Em 1 de outubro de 1894 , por ordem do então governador HERCÍLIO LUZ e em homenagem ao chamado Consolidador da República , a capital passou a chamar-se FLORIANÓPOLIS ............Em 1979 tamanha humilhação não havia sido esquecida e durante o cérebre episódio conhecido como NOVEMBRADA  , quando em 30 de novembro daquele ano o presidente-ditador JÃO BAPTISTA FIGUEIREDO foi hostilizado pela população local e praticamente foi posto para correr de Florianópolis , uma placa em homenagem à Floriano foi arrancada por um grupo de estudantes ...........MAS AFINAL , QUEM FOI FLORIANO PEIXOTO ? ( FOTO ABAIXO  )  Um dos vídeos postados há pouco conta um pouco da vida desse personagem controverso e chamado por muitos historiadores  de  A ESFINGE . VALE A PENA CONFERIR !

grafite na rua blumenau - Joinville - SC - Brasil


Floriano Peixoto - Série "Construtores do Brasil" - TV Câmara


terça-feira, 23 de setembro de 2014

Agende-se : Poesia No Ar

Atrações especialíssimas na quinta-feira ( 25 de setembro ) , às 18h30 no MUSEU DE ARTE DE JOINVILLE ( FOTO ABAIXO )  :



 Naquele dia estará sendo lançado o mais novo livro dos poetas e amigos de longa data , RITA DE CÁSSIA ALVES e MARCOS LAFFIN ( FOTOS ABAIXO )  :





O CORPO DA HORTÊNCIAS . Também haverá a apresentação de um dos maiores virtuoses do violão : ANANIAS DE ALMEIDA ( FOTO ABAIXO ) . SIMPLESMENTE IMPERDÍVEL !