VOCÊ JÁ FEZ UMA BOA AÇÃO HOJE ? .......Certamente esta pergunta deve martelado muitas a cabeça daquele pacato cidadão morador de Sidney , a maior cidade da Austrália . É provável que além de ter despertado o seu lado altruísta , de querer fazer o bem às pessoas , ele tenha lido em algum lugar que que 14 ABRAÇOS por dia são necessários para satisfazer nossas necessidades afetivas .......Então MÃOS À OBRA , ou melhor , BRAÇOS À OBRA ! Corria o ano de 2004 quando aquele australiano que usa o pseudônimo de JUAN MANN ( seu nome verdadeiro é desconhecido ) resolver fazer algo inusitado embora nobre : ABRAÇAR todos os que passassem pela movimentada via PITT STREET MALL , em Sidney , mas logo veio a desagradável notícia : ela estava proibido pelas autoridades locais de fazer pois , justificativa absurda , poderia machucar alguém ! O bom senso felizmente acabou prevalecendo e em função de um abaixo assinado que contou 10.000 assinaturas ele pôde voltar a fazer o nobre gesto , dando continuidade a chamada CAMPANHA DOS ABRAÇOS GRÁTIS , ou FREE HUGS , em inglês . Meses depois , ainda em 2004 , um dos contemplados pelo de abraço de Juan acabou sendo SHIMON MOORE , vocalista e líder da banda de rock alternativo SICK PUPPIES : ganhava a partir não apenas um amigo mas também um grande aliado . O roqueiro acabou filmando Juan dando abraços em várias ruas de Sidney e em 2006 foi a vez dele ser generoso : a sua banda acabou gravando um clipe para uma música chamada ALL THE SAME , usando várias daqueles imagens . Motivo : a avó de Juan havia falecido . Aquele descompromissado gesto de carinho e companheirismo de um amigo para outro acabou tomando outro rumo : por sugestão de seus colegas de banda , Shimon o postou no então recém criado YOUTUBE e a repercussão foi tão grande que no dia o vídeo já havia tido cerca de 250.000 visualizações ; surgia a partir dali o chamado DIA DO ABRAÇO , celebrado sempre em 22 de maio . Alguém há de perguntar : MAS POR QUE ESSA DATA ? Infelizmente essa ficamos devendo para vocês mas o importante é saber que esse belíssimo gesto na verdade não tem data nem horário , como muito bem nos lembra o escritor LUIZ CARLOS AMORIM na crônica de hoje . CONFIRA :
"
O Dia 22 de maio é o Dia do Abraço. Só fiquei sabendo recentemente, nem sabia que existia, mas uma mensagem no Face, postada pela mana Sandra, me chamou a atenção: 'Queria te dar um abraço apertado. Feliz Dia do Abraço.'
Pois eu queria dar um abraço em tanta gente...
Pessoas queridas que estão longe ou que não estão mais aqui... A comunicação hoje é tão fácil, podemos falar com qualquer pessoa, esteja ela onde estiver. Mas a presença, o abraço, o olho no olho, isso tudo é insubstituível. Se não podemos estar próximos, para nos abraçarmos, vale, é claro, falarmos e até nos vermos, com toda a tecnologia que há hoje. Não poder abraçar as pessoas porque estão muito longe me dá um pouco de tristeza, porque me lembro da nossa Vó Mariana,
que morava em Joinville. Ela, com seus noventa e tantos anos era uma poetisa atuante e dinâmica e todos os poetas da cidade eram seus netos. Todos a chamavam de Vó. Um dia, lá no final dos anos noventa mudei para Florianópolis.
De vez em quando eu voltava para o norte do Estado e a procurava. Num certo dia, cheguei em sua casa, bati na porta e uma pessoa atendeu. Ela estava descansando e eu pedi que não a acordassem. Na minha ida a Joinville depois disso, procurei-a novamente, para dar-lhe o abraço e o beijo atrasados, mas me comunicaram que ela não estava mais conosco.
Então aprendi que nunca se deixa um abraço para depois. Braços são para abraçar.
Sempre. No momento em que se abraça, ficamos com dois corações no peito. E ter dois corações no peito é um privilégio,
é como se o coração do outro ajudasse o nosso a bater mais forte, e vice-versa. Queridos e queridas, de qualquer lugar, onde quer que estejam agora, considerem-se abraçados."
Nenhum comentário:
Postar um comentário