terça-feira, 18 de junho de 2013

No tempo em que Joinville andava de bonde

Os milhares de motoristas e pedestres que trafegam por ruas como Abdon Baptista e João Colin nem sequer imaginam que há cerca de 100 anos por esses locais passavam bondes puxados por burros!Pois é,Joinville já teve esse tipo de transporte! Nos primeiros anos do século 20 diversas novidades estavam chegando à cidade:a chegada do primeiro trem(1906),automóvel e telefone(1907),luz elétrica e cinema(1909).A chegada do bonde era mais um sinal de transformação de uma modesta,pacata e quase isolada comunidade de imigrantes estrangeiros em uma cidade que aos poucos ia se transformando em um grande pólo industrial. A EMPRESA FERRO-CARRIL JOINVILLENSE,responsável pela exploração do serviço,tinha como sócios Gustavo Grossembacher,Adolf Trinks(responsável pelas chegadas do automóvel e telefone a Joinville),Luiz Ritzmann e Bernhard Olsen(filho de Gjert Olsen,um dos noruegueses que fundaram Joinville em 1851).Importados da Europa,eram 8 bondes de tração animal(com capacidade para 16 passageiros)e 8 bondes para carga O serviço teve início em 29 de janeiro de 1911,com bondinhos enfeitados de flores e bandeiras e ainda banda de música e convidados!A circulação dos bondes tinha início às 6 horas e término às 21 horas,com intervalos de 20 em 20 minutos.O preço da passagem era de 100 réis da rua do Norte(atual João Colin) até o porto(atual rua Cais Conde D´Eu)e desse ponto até a estação ferroviária era de mais 100 réis.Existiam 2 cadernetas:uma com 100 passagens,que custava 9 mil-réis e outra com passagens para um mês inteiro ao preço de 18 mil-réis.E havia ainda um sorteio dos bilhetes com prêmios em dinheiro entre 5 mil-réis e 10 mil-réis(Esse sorteio pode ser considerado o avô dos atuais concursos realizados pelas companhias aéreas!) O trajeto dos bondes a princípio era o seguinte:estação ferroviária-rua Santa Catarina(Getúlio Vargas)-rua Conselheiro Mafra(Abdon Baptista)-cais do porto-uma parte da rua do Mercado(Procópio Gomes)-rua Boussingault(Sete de Setembro)-rua do Príncipe-rua do Meio(Quinze de Novembro)-rua do Porto(Nove de Março)-rua Cachoeira(Princesa Isabel) e finalmente a rua do Norte(João Colin),onde tinha o seu ponto final(em local onde hoje está a revendedora de veículos Globovel,no bairro América).Mais tarde foram criadas 2 linhas de bondes:uma era diferenciada por uma tabuleta amarela e outra por uma tabuleta vermelha(e que percorria também as atuais ruas Visconde de Taunay,Pedro Lobo e Padre Carlos) De início o serviço foi um sucesso:uma das atrações de Joinville era andar de bonde aos finais de semana com a família reunida.Em apenas um dia foram vendidas 7000 passagens!Com o tempo o que era uma novidade virou algo rotineiro e além disso a frequência dos bondes ,que era de 20 em 20 minutos,passou a ser de uma hora.O novo horário e o aumento no número de automóveis fizeram o número de passageiros minguar até que em 10 de abril de 1917 o serviço foi extinto e um fato interessante da história de Joinville foi apagado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário