quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Colírio Diet

Eu começo a nossa prosa de hoje lhe fazendo um misto de pergunta e aviso : por acaso há algum COLÍRIO DIET ( ABAIXO ) aí perto de você ? Então eu recomendo utilizá-lo . Outra pergunta-aviso : há alguma criança aí por perto ? Então recomendo que você a afaste o mais longe possível do local onde você está pois o que virá a seguir é uma sessão EXPLÍCITA .......de EXIBICIONISMO EXPLÍCITO e que fará os olhos ficarão mais GORDOS - eu diria até mais gordos que o ser vivente , quadrúpede , bovino macho que está dando em cima do ser vivente quadrúpede , bovino fêmea no pasto que está quase em frente a humilde residência deste escriba - DE INVEJA !
 
 Pois bem , este escriba , quando tinha apenas 8 anos de idade e , portanto , quando ainda nem sequer imaginava que um dia ganharia a vida - ou tentaria ganha-la - escrevendo besteiras , coisas sem noção , loucuras and others cositas más , visitou a FRANÇA pela primeira vez e faria isso em mais 3 ocasiões . Não é à toa que tantas pessoas aparecem por lá e que o povo francês tem fama - merecida , por sinal - de "ser metido à besta " : ruas limpas e bonitas  , residências aconchegantes e jardins floridos , tranquilidade , organização , pessoas bonitas , corteses e educadas ......Caraaaaaaaca , véio !!!!!!! Eu estou vendo você aí do outro lado babar mais do que um marmanjo vendo aquela memorável cena do strip-tease da bela , estonteante e gostosística Kim Bassinger no clássico hollywoodiano " NOVE E MEIA SEMANAS DE AMOR " ......( ABAIXO , UM BELO E APAIXONADO CASAL - ÓÓÓÓÓÓ !!!!! QUE FOFO ! - NA TERRA DE BRIGITE BARDOT , ASTERIX , ALAIN DELLON E - AAAAAIIIII !!!!! - ZINEDINE ZIDANE )
 
Pois agora eu tenho uma revelação a fazer : na verdade este pé-rapado , feio , azarado , calvo , gordo e banguense escriba jamais esteve na França ( Enganei o bobo na casca do ovo ! ) , ou melhor , eu quase estive lá : estou me referindo ao condomínio residencial "PARC DE FRANCE " , um desses pequenos e  típicos paraísos classe média alta e que está localizado no bairro Saguaçú , pouco depois do Arquivo Histórico e do Zoobotânico ( a sua única entrada - ABAIXO - é pela tranquila , modorrenta e praticamente despercebida rua Henrique Lepper , um lateral da rua Dona Francisca ) .
 
 Caso você , por uma dessas incríveis , inexplicáveis e absurdas coincidências , seja algum exemplar da espécie Homus reclamildus ou então da espécie Nicácium tiagum machadium , daqueles que acham que Joinville não qualquer atrativo , que o "melhor de Joinville é Curitiba " ( Ahnnnnn ?????? ) ou , que mesmo vivendo há trocentos anos aqui por estas bandas , acha que Joinville é uma grandessíssima M.....MERCADORIA , então eu recomendo - em caráter de URGÊNCIA URGENTÍSSIMA - uma visita por lá : embora tenha um portal com guarita , guarda e vigilância particulares , FELIZMENTE o condomínio , surgido nos anos 80 , é aberto à visitação pública ; está localizado no "pé " do Morro do Boa Vista  , tendo , portanto , um generoso trecho de Mata Atlântica  ( ABAIXO ) ;
 
 possui ao centro um belíssimo lago , com várias espécies de animais - tanto nativos da mata local quanto criado e pertencentes aos próprios moradores - , especialmente aves ( ABAIXO ) ; pequenas mas aconchegantes e belas casas com jardins floridos e é quase que uma micro cidade , existindo ali 3 ruas ( Toulon , Lion e Marseilhe , por sinal , nomes de três das mais importantes cidades da França ) . Confesso que não tenho a mínima ideia da história desse condomínio e muuuuuuiiiito mais ainda de quem foram os seus idealizadores e criadores mas , de qualquer maneira , eles - futebolisticamente falando - acabaram marcando um verdadeiro golaço , dotando a cidade de um atrativo a mais , embora , lamentavelmente , pouquíssimo conhecido .
 
 
 
 Por outro lado , DU-VI-DE-O-DÓ que eles e , principalmente , aqueles poucos ,  privilegiados e tranquilos seres viventes , bípedes , racionais que vivem saibam disso : justamente o SAGUAÇÚ ( ABAIXO ) , bairro onde está localizado o condomínio , surgiu como.........Que rufem os tambores ! ........UMA COLÔNIA FRANCESA ! ......
 
Como você deve estar mais careca que o pneu arriado do Fusquinha 1976 de um dos vizinhos deste escriba de saber , o glorioso Príncipe de Joinville , passando o maior perrengue , acabou negociando aquele verdadeiro mundão de terras recebido como dote de casamento só que , como ele não era bobo , nem nada , dezessete das tais e famosas 25 léguas quadradas de terras ainda continuaram a pertencer à ele ( esse mundão de terras não incluía "apenas " o atual território de Joinville - ABAIXO , A ICÔNICA RUA DAS PALMEIRAS EM FOTO INFELIZMENTE SEM DATA -  mas também partes dos territórios de cidades vizinhas , como Araquari , Garuva e Campo Alegre ) .
 
           Em fins de 1851 a parada era a seguinte : era preciso abrir um caminho que ligasse aquele lugarejo recém surgido e que era conhecido como SCHROEDERSORT , ou "Lugarejo do Schroeder " ( o tal SCHROEDER era CHRISTIAN MATHIAS SCHROEDER , senador na então república de Hamburgo e principal acionista da empresa que veio a colonizar e lotear Joinville , a Sociedade Colonizadora Hamburguesa de 1849 ) com as terras do glorioso príncipe que estavam ao norte . ( ABAIXO , EIS UM TAL DE FRITZ ALT - QUEM ???? - CONTEMPLANDO JOINVILLE )  
 
A alternativa , a princípio até óbvia , era abrir esse caminho em linha reta , porém havia um detalhe tão complicado quanto tentar entender as letras de alguma música do glorioso Djavan : caso esse caminho fosse aberto , ele passaria justamente por terras que agora não mais pertenciam ao príncipe mas sim à Sociedade Hamburguesa ......( EIS UMA FAMÍLIA JOINVILENSE - INFELIZMENTE SEM IDENTIFICAÇÃO - EM FOTO TIRADA POR VOLTA DE 1910 )
 
A solução encontrada foi abrir o tal caminho na margem leste do rio Cachoeira , só que havia outro "meúdo " problema : nessa região já viviam centenas de luso-brasileiros , como Laurindo Laranjal , Agostinho Budal e Antônio de Oliveira Cercal ( FALANDO EM LUSO-BRASILEIROS , EIS A MAIS VELHA DAS 8 FILHAS DO TODO-PODEROSO ABDON BAPTISTA : BRASÍLIA ) . O único jeito foi meter a mão na carteira e ir comprando as terras dessa gente , a começar por uma vastíssima propriedade medindo 1.500 por 1.500 braças e que se estendia das margem esquerda do rio Cachoeira até as vertentes do Morro do Boa Vista : graças à intermediação de um médico francês residente em São Francisco - um tal de Deyrolle ( tratava-se de um dos raríssimos remanescentes na região daquela fracassada colônia de franceses estabelecida em 1842 na região da Vila da Glória )  em outubro de 1851 os herdeiros de Antônio de Oliveira Cercal - que já tinha "ido pra Jesus " - a venderam pela bagatela de 200 réis .
 
Embora não fosse um dos produtos Tabajara , os PROBLEMAS JÁ TINHAM ACABADO ? Nananinanão : havia um Tiago Nicácio Machado , ou seja , UM CHATO na parada ! Muito tempo depois , em 1872 , um português chamado Bernardo Soares Gomes entrou com um requerimento de posse de parte dessas terras só que havia um velho documento - datado de 1807 , assinado pelo então vice-rei do Brasil ( Marcos de Noronha , o CONDE DOS ARCOS - ABAIXO  ) e reconhecido pela Câmara de Vereadores de São Francisco - que desmascarava o tal "portuga " e que , portanto , acabou fazendo com que ele perdesse esse questão .
 
Tiagonicáciomachadices à parte , era urgente abrir uma picada naquele local : em janeiro de 1852 um grupo de 10 homens liderados por Johann Weber iniciou a sua abertura e apenas um mês mais tarde , essa picada - que era paralela ao rio Cachoeira - já media consideráveis 1.320 metros de extensão e 8,8 metros de largura e , como eu já tinha adiantado na semana passada ou mais exatamente no texto " VENDE-SE UM DOTE " - postado em 1 de novembro - a abertura dessa picada teve início nas proximidades do que é hoje o Arquivo Histórico de Joinville ( ABAIXO - por sinal a fazenda de Antônio de Oliveira Cercal era justamente no local onde hoje está o Arquivo ) e a tal picada nada mais é do que a atual RUA DONA FRANCISCA .
 
 Havia ainda um outro objetivo , além de se abrir um caminho que ligasse aquele lugarejo recém surgido às terras pertencentes ao glorioso príncipe e que estavam mais ao norte havia um projeto que praticamente nasceu junto com Joinville : abrir uma estrada que a ligasse a Curitiba . Não que a atual e pujante capital do Paraná já fosse desenvolvida naqueles pré-históricos tempos , muito pelo contrário ( Curitiba surgiu em 1648 como um vilarejo de garimpeiros , que até chegaram a a encontrar algum ouro , e só começou a se desenvolver - LENTAMENTE - a partir de 1853 , com a emancipação política do Paraná : ela foi escolhida como capital pelo fato várias estradas e caminhos passarem por ela e , portanto , de ser um local de comércio ) , é que de lá vinham produtos que não existiam por estas bandas , como carne-seca , toucinho e mate .( ABAIXO , A CONSTRUÇÃO DE UMA EMBARCAÇÃO ÀS MARGENS DO CACHOEIRA , POR SINAL , DURANTE DÉCADAS A ÚNICA FORMA DE COMUNICAÇÃO DE JOINVILLE COM O RESTO DO MUNDO )
 
 Desde por volta de 1730 até  existia um caminho , conhecido como ESTRADA TRÊS BARRAS , fazendo a ligação com Curitiba e que passava pela atual Garuva mas ele era que nem a ANA MARIA BRAGA SEM MAQUIAGEM  ( Nem o Pelé da maquiagem mundial dá um jeito naquela carranca ! )  , ou seja , ALGO HORRÍVEL ! Resumo da ópera : o início da abertura do que é hoje a rua Dona Francisca de certa maneira representou também o início da abertura da futura ESTRADA DONA FRANCISCA - atual SC-418 - , estrada essa que levou 34 rubinhobarriquélicos , ou seja , LOOOOOONGOS anos , entre 1858 e 1892 , para estar totalmente pronta . ( ABAIXO , MAPA DATADO DE 1721 , UM DOS PRIMEIROS - SE NÃO O PRIMEIRO - REPRESENTANDO A REGIÃO NORDESTE DE SANTA CATARINA . PARA UMA MELHOR VISULAIZAÇÃO , BASTA CLICAR NA GRAVURA )
 
Certamente você estar ai do outro lado com aquela mesma sensação daquele ser vivente , bípede , racional que procura desesperadamente pelo salvador e sagrado banheiro , ou seja , AGONIADO - e agoniada - fazendo a seguinte pergunta : " E OS FRANCESES ? " . Bom , como eu sou um garoto muito malvado deixarei você na "duvidosa " e falarei sobre isso em nossa próxima prosa sobre a história de Joinville ( FALANDO EM HISTÓRIA DE JOINVILLE , EIS MAIS DUAS FOTOS ANTIGAS : DA ANTIGA CATEDRAL , INAUGURADA EM 1867 E DEMOLIDA EM 1963 , DA ANTIGA PRAÇA LAURO MUELLER , EM LOCAL ONDE HOJE EXISTE A BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL ROLF COLIN ) e que acontecerá , excepcionalmente , na próxima quinta-feira ( 16 de novembro ) .......
 
 
No interessantíssimo vídeo do dia aparecem dois dos maiores e mais conhecidos pontos turísticos de Joinville e que estão localizados justamente no Saguaçú : o ZOOBOTÂNICO ( ABAIXO ) e o MIRANTE . Ah , o príncipe , lá do Além , mandou dizer que o vídeo está porreta , ou melhor , PORRETÁ . PARA ISSO , CLIQUE NO SEGUINTE NEDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=5lsrOKes-Dw
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário