sexta-feira, 8 de novembro de 2013
Agende-se: Quadros infantis
Estimular uma criança a fazer arte é algo louvável!Ela pode até não se tornar uma artista mas com certeza será um indivíduo instruído , consciente e que prestigiará a cultura e a grande arte.Ontem(7 de novembro)teve início na sede provisória da Casa da Cultura(rua Dona Francisca)uma exposição de desenhos de seus pequenos alunos.A seguir mais informações,em texto publicado ontem pelo jornal NOTÍCIAS DO DIA.CONFIRA:
"Da literatura de Monteiro Lobato ao surrealismo do pintor Salvador Dali.(PINTOR ESPANHOL,FOTO ABAIXO)
Instigados a aflorar o imaginário, alunos de 6 a 12 anos, da Escolinha de Artes Infantis, da Casa da Cultura de Joinville, apresentam seus mundos de fantasias utilizando a arte, a partir de hoje, das 8h às 20h, na exposição Caraminholas da minha Cabeça, na sede provisória da Casa da Cultura (rua Dona Francisca, 364). São trabalhos de pintura em tela, aquarela, cerâmica, poesia, histórias, composições e arranjos musicais, que podem ser conferidos sem nenhum custo.
Esta é a 43ª exposição anual da escolinha, que a cada ano surge com um projeto diferente. 'Este ano, buscamos explorar o lado imaginativo das crianças, estimulando-as com trabalhos de autores que utilizam desta linguagem da fantasia', explica a professora da Escolinha de Artes Infantis, Maria Lúcia Costa Rodrigues. De acordo com a educadora, muito deste imaginário infantil é perdido com o crescimento. 'Queremos instigar esse lado criativo, para que ele não se perca', afirma. Para tanto, as aulas na Casa da Cultura buscam exercitar a imaginação. Fazer o aluno se concentrar, parar e pensar. Um resultado que, segundo Maria Lúcia, ajuda as crianças a resolverem as situações ao redor delas. 'Essa é a forma que elas encontram de organizar seus mundos', comenta a professora.
Todo o processo de criação é feito de acordo com a faixa etária dos alunos. A obra A Reforma da Natureza de Monteiro Lobato(CONSIDERADO O MAIOR ESCRITOR DE LIVROS INFANTIS DO BRASIL,FOTO ABAIXO)
foi utilizada por crianças de 6 anos, que utilizaram a história do livro para ajudar na criação de um animal único. Alunos de 7 e 8 anos, após a leitura de um conto, criaram a continuação da obra, dando um novo rumo para os personagens. Tudo isso utilizando a linguagem do teatro e até da música. As crianças de 9 e 10 anos utilizaram material reciclável para criação artística. Os maiores, com idade de 10 a 12 anos, trabalharam o surrealismo dos sonhos, transformando o que sonhavam em desenhos, pinturas e cerâmicas.
No total, sete professores fizeram parte deste projeto, trabalhando as linguagens do ateliê de artes visuais, do teatro e da música. O projeto Caraminholas da minha Cabeça ficará em exposição até o dia 22 deste mês, de segunda a sexta, das 8h às 20h, na sede provisória da Casa da Cultura."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário