Vamos dar asas à imaginação ? Você quer viajar a Florianópolis mas faz uns 10 anos que esteve pela última vez na chamada "ILHA DA MAGIA " . Ah , quanta saudade daquele lugar tão especial , das suas praias maravilhosas , do seu casario antigo , daqueles antigos fortes construídos ainda no tempo do domínio português , das velhas rendeiras , de recantos como Santo Antônio de Lisboa e Trindade , do sotaque cantado tipicamente açoriano e das histórias e lendas daquele povo......( ABAIXO , FOTO DA DÉCADA DE 50 : A CONSTRUÇÃO VERMELHA AO FUNDO DA FOTO É O ANTIGO TRAPICHE MIRAMAR , DEMOLIDO EM 1974 )
Só que essa viagem não será nada fácil : se não CHOVER no dia da viagem e com muita sorte , você finalmente chegará lá depois de 6 horas de viagem , isso quando não sete ou até oito horas de viagem e sem contar que só mesmo de balsa para atravessar os rios ITAPOCÚ , ITAJAÍ-AÇÚ e TIJUCAS ( ABAIXO ) .......Agora se chover , reze ou torça muito : o ônibus pode atolar ou enguiçar e provavelmente você poderá chegar ao destino perto da meia noite......
Essa verdadeira aventura pelos 188 quilômetros que separam Joinville de Florianópolis terá início ali naquele prédio de tijolos descobertos - na esquina entre a rua Nove de Março e a Travessa Bachmann - , mais especificamente no local onde funciona o ponto de vendas de passagens e de embarque e desembarque da " RÁPIDO SUL BRASILEIRO "( ABAIXO )
( criada em 1953 , essa empresa tinha como seus proprietários BRUNHO LEHMANN , SALVADOR MORELLI e ERNESTO STILE ; foi adquirida em 1965 pela "AUTO VIAÇÃO PENHA " e sua sede , oficina e garagem - ABAIXO - uma construção em estilo enxaimel que fogo no fim da década de 50 - funcionava onde hoje está um dos monumentos ao desperdício do dinheiro público : as ruínas do antigo Fórum de Joinville .....) ,
com os seus 6 micro ônibus de apenas 15 lugares ( ABAIXO ) . Você tem apenas duas opções : viajar de manhã , retornando no mesmo dia , ou viajar no início da tarde retornando só no dia seguinte ......
Bom , o seu destino é Curitiba : você quer observar o intenso crescimento da capital paranaense , comprar alguma coisa , visitar algum amigo ou parente ou simplesmente passear . Embora a distância seja muito menor do que em relação a Florianópolis - 135 quilômetros - o tempo de viagem e a ventura são os mesmos , mas com um agravante : a SERRA , verdadeiro terror dos motores e dos motoristas dos ônibus.......( ABAIXO , ACIDENTE OCORRIDA NAQUELA REGIÃO NA DÉCADA DE 50 , E QUE ENVOLVEU ÔNIBUS DA 'RÁPIDO SUL BRASILEIRO " )
Já que a viagem será longa e provavelmente cheia de contratempos , então que tal fazer um lanche reforçado e recarregar as suas energias provando das delícias da " CONFEITARIA DIETRICH " ? ( ABAIXO - mais um dos absurdos dessa país surreal chamado Brasil : entre 1987 e 1988 esse verdadeiro ícone da história de Joinville acabou sendo demolido para dar lugar a ......UM ESTACIONAMENTO ! )
Após isso basta atravessar a rua e tomar o ônibus que partirá daquele prédio de 1923 e pertencente a AFFONSO LEPPER ( ver mais a respeito desse prédio - ABAIXO - texto de introdução da crônica " QUANDO VIM PARA JOINVILLE " , de autoria de HILTON GORRESEN e postado no último dia 1 de junho ) ......
Pois é , o rápido e impressionante crescimento de Joinville transformou fatos , costumes e locais do passado hoje em coisas curiosas , estranhas e até absurdas , especialmente aos olhos dos mais jovens : é impossível imaginar um ônibus saindo daquele local em frente ao terminal urbano da cidade tendo todo aquele trânsito e movimentação do próprio terminal assim como hoje seria impossível existir uma rodoviária - que funcionou naquele local ( ABAIXO ) entre a década de 40 e o ano de 1971 - em plena rua Princesa Isabel .
Outro fato curioso e que hoje seria inconcebível : por um breve período - entre 1971 e 1973 - no local onde funcionara a concessionária da Ford ( entre 1954 e 1968 ) e que abrigara os atletas joinvilenses durante a realização dos Jogos Abertos ( em 1969 ) funcionou a RODOVIÁRIA DE JOINVILLE ( ABAIXO - os embarques e desembarques aconteciam do lado da rua Max Colin e o guichê de vendas de passagens funcionava atrás da torre do prédio ; a exemplo dos dois locais citados há pouco , as quantidades de linhas e horários também eram limitadíssimos ) .......
O fato é que em plena década de 70 Joinville ainda tinha sua rodoviária definitiva embora desde 1960 já existia um projeto a prevendo : naquela ocasião Joinville tinha cerca de 70.000 habitantes e o empresário - oriundo de São Bento do Sul - BALTAZAR BUSCHLE ( 1919-2009 ) encerrava o seu curtíssimo mandato - iniciado no final de 1958 e encerrado em 31 de janeiro de 1961 - , portanto cabendo a seu sucessor , o curitibano HELMUTH FALLGATER ( 1920-2000 - ABAIXO ) a tarefa de tirá-la do papel ......
E aqui entra um fato que hoje seria considerado um absurdo : o local escolhido teria exatos 4.826,43 metros quadrados de área e ocuparia parte da atual e interditada PRAÇA DARIO SALLES ( ABAIXO , EM FOTO PROVAVELMENTE DA DÉCADA DE 80 ) , entre as ruas Nove de Março e XV de Novembro e avenida Beira-Rio ( uma curiosidade : o MERCADO PÚBLICO DE JOINVILLE funcionaria no outro lado da rua , em local onde estão os hoje desativados camelódromo e agência dos Correios ) .
Em fins de 1965 a comissão que já chegou a ser formada para executar esse projeto acabou sendo desfeita : pesaram a falta de dinheiro ( aquele local pertencia à Marinha ) , o trânsito que já havia naquela região e muito provavelmente o fato de aquele local ser sujeito à enchentes .......( ABAIXO , OUTRA FOTO ANTIGA DA PRAÇA , SÓ QUE DA DÉCADA DE 70 )
Embora a rodoviária não tenha sido construída durante a sua gestão , coube ao sucessor de Fallgater - NILSON WILSON BENDER ( 1928-2013 - ABAIXO ) - dar o passo decisivo para que ela enfim saísse do papel : em 1966 a Prefeitura acabou adquirindo um terreno localizado no bairro Anita Garibaldi , entre as ruas Concórdia , Caçador e Paraíba , e em local então distante do centro da cidade e que foi , inevitavelmente , alvo de muitas críticas .
Porém , engana-se quem pensa que ali não havia nada : entre 1940 e 1951 aquele local foi palco dos jogos do BONSUCESSO FUTEBOL CLUBE . O time alvi celeste - fundado em 19 de setembro de 1939 - foi campeão da segunda divisão da cidade em 1944 , 1945 e 1949 e ainda vice-campeão nos anos de 1946 e 1948 , mas não só de alegrias foi feita a sua história naquele local : em 1944 um jogador acabou tendo um ataque cardíaco fulminante durante jogo disputado ali ........
Críticas , debates e fatos curiosos e tristes à parte , foi só na curta gestão , entre 1970 e 1973 , do médico alemão HARALD KARMANN ( 1920-2001 - ABAIXO , À DIREITA , SENDO ENTREVISTADO POR MARCO ANTÔNIO PEIXER ) que a tão aguardada rodoviária enfim começou a sair do papel , porém , ela só concluída e inaugurada em novembro de 1973 , já durante a gestão de PEDRO IVO CAMPOS ( 1930-1990 ) .
Moderna na época de sua inauguração , já se previa uma futura ampliação e só entre 2000 e 2001 ( desde a sua reinauguração , em 14 de julho de 2001 , tem o nome oficial de RODOVIÁRIA HARALD NIELSON , empresário morto em desastre aéreo em 1998 ) é que ela acabou passando por uma reforma mas como dizia um antigo comercial de televisão , " o tempo passa , o tempo voa " ......Hoje a rodoviária de Joinville ( ABAIXO ) está completamente defasada e sua estrutura é a seguinte : 12 plataformas para embarque e desembarque , 23 empresas operando nela , duas salas de espera climatizadas e com TVs à cabo , 3 lanchonetes , duas lojas , banheiros , estacionamento , ponto de táxi , setor administrativo e quase nada além disso ........
O mesmo progresso de Joinville , que acabou determinando o seu surgimento , exige uma rodoviária ampliada ou quem sabe até uma nova rodoviária ( basta ir , por exemplo , até Itajaí e conferir o terminal rodoviário local - ABAIXO - para ficar roxo , ou roxa , de vergonha ! ) .
O curto vídeo do dia traz uma mudança ocorrida já há alguns anos na rodoviária de Joinville ( ABAIXO ) e uma ideia curiosa : será algo que ficará muitos anos apenas no papel , como a própria rodoviária ? ......VALE A PENA CONFERIR !
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