Como se não bastasse o fato de ser pobre , o país ainda vive às turras como vizinho Uzbequistão e tem um velho litígio fronteiriço com esse país . Porém , esse país pouquíssimo conhecido acabou conquistando certo notoriedade em virtude de um feito literário incomum e curioso : um poema épico folclórico dividido em 3 partes e que tem cerca de .......500.000 VERSOS ! Pesquisando um pouco da história da pátria-mãe do Quirguistão , a União Soviética , nos deparamos com outro fato curioso e que no Brasil , infelizmente , é tido como impensável : apenas os jogos de futebol eram mais populares que as declamações públicas de poemas ! Certa vez , por exemplo , o poeta ANDREI VOSNECENSKY declamou seus poemas para um público de 10.000 pessoas ! Fatos como esses só ressaltam que a importância - VITAL , por sinal - que a POESIA tem , em algumas culturas mais e em outras menos . Vale sempre lembrar que A MÚSICA não deixa de ser uma forma de poesia , aliás , você já imaginou como seria o mundo SEM música ? E foi pensando nisso que os delgados presentes na trigésima conferência geral da UNESCO ( órgão da ONU ligado à educação e á cultura ) , em 16 de novembro de 1999 , declararam a data de 21 de MARÇO como o DIA INTERNACIONAL DA POESIA : o objetivo é justamente incentivar a leitura , a difusão e a criação dessa forma literária ( a palavra POESIA vem do grego POIESIS , que significa " CRIAÇÃO " ) , embora todos os dias sejam dias da poesia . E já que o tema é esse , agora deixaremos que um especialista o comente : o escritor corupaense LUIZ CARLOS AMORIM.......CONFIRA :
"O dia 21 de março é o Dia Internacional da Poesia.
E há que se comemorar produzindo e lendo poemas, pois o mundo atual, tão conturbado e tão violento,
precisa da sensibilidade e do lirismo da poesia. O ser humano precisa cultivar a poesia, para não se deixar endurecer mais ainda.
O Grupo Literário A ILHA existe há trinta e seis anos ( ABAIXO , A ESCRITORA MARY BASTIAN , UMA DAS FUNDADORAS DO GRUPO ) com o objetivo principal de divulgar a literatura, principalmente a poesia, talvez o gênero mais produzido atualmente e, paradoxalmente, o que menos vende, ainda que não o menos lido.
Através de meios como a publicação da revista Suplemento literário A ILHA, também prestes a completar o seu trigésimo sexto ano de circulação, do Varal da Poesia, depois Poesia no Shopping, do Recital de Poemas, do portal Prosa, Poesia & Cia, na internet (www.prosapoesiaecia.xpg.uol.com.br ),
do Projeto Pacote de Poesia, do Projeto Poesia na Escola, do Projeto Poesia Carimbada, do Projeto O Som da Poesia e da publicação de livros e antologias, através das Edições A ILHA, o grupo chega ao leitor ao longo de todos esses trinta e um anos, levando a obra poética de poetas já conhecidos e de novos autores.( ABAIXO , O "VARAL LITERÁRIO " , UMA INCIATIVA DO GRUPO E QUE ACONTECIA NA PRAÇA NEREU RAMOS , EM JOINVILLE , NA DÉCADA DE 80 )
Ao contrário do que alguns pensam, a poesia é necessária. Como deixar fluir a alma ( ABAIXO ) através das pontas dos dedos, a não ser pela criação de um poema ?
A poesia é sentimento, é emoção, é alma, é coração.
Como sermos humanos sem tudo isso ? É a poesia que traduz tudo isso.
A poesia é mágica, como já disse Quintana ( ABAIXO , O POETA GAÚCHO MÁRIO QUINTANA ) – e quem mais poderia dizê-lo ? – como neste poema que toma a liberdade de transcrever :
' Os poemas são pássaros que chegam não se sabe de onde e pousam no livro que lês.
Quando fechas o livro, eles alçam voo como de um alçapão.
Eles não têm pouso nem porto ; alimentam-se um instante em cada par de mãos e partem.
E olhas, então, essas tuas mãos vazias, no maravilhado espanto de saberes que o alimento deles já estava em ti...'
Que mais posso eu dizer ? ( ABAIXO , LUIZ CARLOS AMORIM )
E viva a poesia mundial, e viva Quintana, e viva nós, poetas e todos os seres humanos. "
Nenhum comentário:
Postar um comentário