terça-feira, 30 de julho de 2013

Estação da saudade

Afinal o que será necessário para que uma cidade se torne uma dita "cidade progressista"Indústrias?Avenidas larga e ruas pavimentadas?Aeroporto?Prédios?No distante ano de 1906 a resposta era certa:estar servida por uma ferrovia.Por muito pouco Joinville não ficou privada deste privilégio e pelo projeto original a linha férrea que hoje corta a cidade ficaria distante de Joinville cerca de 25 quilômetros.....Por insistência da Câmara de Vereadores e ,especialmente ,do influente político e industrial ABDON BAPTISTA(baiano radicado em Joinville desde 1884,prefeito da cidade em 2 oportunidades,vice-governador do Estado,deputado federal e senador)o projeto foi revisto e o sonho realizado! " A estação de Joinville foi construída junto à cidade, segundo contam, por exigência da própria cidade. Por isso a linha faz uma grande curva para o norte e depois retorma o sul no sentido de São Francisco do Sul. A inauguração da estação ocorreu em 1906, (uns dão a data de 29 de julho, outros de 8 de agosto) quando o trecho Joinville-São Francisco do Sul foi terminado, tendo sido posto em operação apenas em 1909, quando o trecho foi prolongado até Hansa (hoje Corupá). A RVPSC dava como data oficial de inauguração o dia 01.06.1910. Em 1917, o prédio foi ampliado. Depois de mais de noventa anos de serviços à cidade, até 1996, quando foi fechada pela RFFSA(Rede Ferroviária Federal SA,empresa estatal que administrava as ferrovias nacionais), a estação, em estilo enxaimel alemão, foi abandonada, com as composições da ALL(América Latina Logística), atual concessionária que utiliza a linha, passando de/para o porto de São Francisco do Sul. Em 1999, foi comprada pela prefeitura municipal e transformada em "ícone turístico". O prédio da estação esteve totalmente abandonado, servindo como moradia de mendigos, traficantes, pombos e cupins por muito anos, mas no final de 2003 começou a ser finalmente restaurado. Ao seu lado, o armazém de cargas, construído em 1947, abriga o Museu da Bicicleta. O antigo armazém de 1910 era de madeira e não existe mais. No pátio ainda existem outros prédios e casas, com diversos usos, muitos irregulares . No final de 2004 a restauração continuava em andamento e o prédio da estação estava cercado com tapumes. No armazém de cargas, parte do teto de madeira desabou. Um jornal da cidade, de 08/02/2006, entretanto, mostra que hoje as obras estão paradas: "Quem passa pela frente da Estação Ferroviária de Joinville, que completa seu centenário de inauguração este ano, constata um cenário de abandono. Paredes estão pichadas e o mato toma conta do entorno do antigo prédio. Placas indicam investimentos de recursos municipais e federais. Os dizeres informam que o local será de lazer, com muita música, gastronomia e entretenimento, salas para oficinas, auditório, midiateca e café-bistrô e, assim, tornar-se um novo ponto de encontro de músicos e da população. No entanto, a Prefeitura informa que as obras no local continuam". Em abril de 2008, a Prefeitura enviou para o site o seguinte e-mail: 'Informamos que a Estação Ferroviária de Joinville acaba de ser reformada pela Prefeitura Municipal de Joinville por intermédio da Fundação Cultural de Joinville e do BNDES, sendo entregue à comunidade nesta data. Jeferson S. Damasio - Gabinete do Prefeito - Prefeitura Municipal de Joinville'." Naquele ano de 2008 finalmente a restauração do antigo prédio foi concluída e partir de então se tornou um espaço cultural ,com feiras de artesanato,apresentações musicais e de grupos folclóricos e encontros de grupos de idosos.A arquitetura do prédio lembra a da estação de WINDHOECK,capital da Namíbia(uma ex-colônia alemã na África).A última viagem de litorina aconteceu nojá distante ano de 1991 e infelizmente ,já há algum tempo fala-se numa possível desativação da linha férrea em Joinville,o que é lamentável,visto que ela ajudou a trazer desenvolvimento para a cidade e também é um retrocesso,já que o transporte ferroviário é econômico e largamente utilizado em países desenvolvidos como JAPÃO,FRANÇA,INGLATERRA E ESTADOS UNIDOS.Fica aqui a reflexão a respeito deste assunto! (NOTA DO BLOG:o texto a respeito da história da estação ferroviária de Joinville,destacado entre parênteses, está disponível no excelente e interessante site ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS DO BRASIL,mantido por um grupo de saudosistas do velho e bom trem e cujo endereço é www.estacoesferroviarias.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário