quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Histórias do Hilton......Quem eu sou !

O ALAMEDA CULTURAL de hoje está bastante "francisquense"!Agora é a vez de HILTON GORRESSEN,que conta o surgimento de seu gosto pela leitura e um pouco de sua atividade literária.CONFIRA: "Comecei a escrever lá pelos 15 ou 16 anos, tentando produzir histórias policiais, baseado na revista X-9(FOTO ABAIXO), que meu pai costumava comprar. Acho que foi a pior desgraça que poderia acontecer ao gênero policial. Mais tarde, aos 20 anos, quando iniciei no 'batente', acabei encontrando um caminho: o estilo de humor. Comecei a colaborar no informativo da associação e vi com orgulho que os colegas apreciavam meus textos. Não demorou muito para que tivesse o primeiro texto publicado em jornal. O jornal era o 'Correio do Povo', de Jaraguá do Sul. O texto foi bastante apreciado e provocou até certo rebuliço na cidade, pois cada leitor julgava identificar o personagem com alguém, sem atentar que personagens são uma mistura dos fantasmas do autor. Minhas influências foram autores como Gogol (O Capote), Mark Twain(FOTO ABAIXO), O.Henri, e as crônicas de Charles D’Olènger. Na Faculdade de Letras, fui colaborador do informativo 'O Acadêmico', publicado por Alcides Buss(FOTO ABAIXO) e, mais tarde, passei a publicar contos na revista 'Cordão', em sua última fase. Dos encontros com a turma do “Cordão”, surgiu a idéia de publicar a antologia “Feira de Contos”, em companhia de David Gonçalves, Germano Jacobs(FOTO ABAIXO), Ives Paz e Luiz Carlos Amorim. Nessa época, anos 80, comecei a publicar crônicas semanais no jornal 'A Notícia'. Estive presente no número inicial do Anexo (caderno cultural de 'A Notícia'), e nos números seguintes, publicando textos de comunicação. Por uns tempos dediquei-me também aos textos sobre quadrinhos. Minha paixão pela história das HQ levou-me a produzir um CD-Rom, com texto e imagens, denominado 'A História dos Quadrinhos', dando ênfase ao seu início e sua época de ouro. Em 1992 saiu outra antologia, 'Outros Contos', da qual participei com oito textos. Após essa época, comecei a dedicar-me aos estudos linguísticos, com prioridade para o estudo do texto. Concluí o curso de Especialização em Língua Portuguesa. Em 2002, iniciei novo período de colaboração no jornal “A Notícia”, caderno AN Cidade, com uma ou duas crônicas semanais e uma coluna sobre linguagem, denominada 'Mostrando a língua'. O caminho estilístico encontrado há mais de 30 anos – o humor e a sátira – solidificou-se nesses anos todos. Posso dizer que não saberia escrever de outro modo. Escrevo como sei e como gosto, visando o leitor comum.. Após ter espalhado textos em jornais, informativos e sites na internet – atendendo à cobrança de muitos leitores que me indagavam a respeito da interrupção dos textos na Notícia – resolvi partir para a “carreira solo”, provavelmente com algum atraso, publicando no início de 2004 o livro de crônicas 'Com humor se paga'. Daí pra frente saíram mais outros livros: - Mostrando a língua – crônicas sobre linguagem – 2005 - São Chico Velho de Guerra – memórias – 1ª edição: 2007; 2ª edição: 2009 - O que aprendi sobre redação – e posso lhe ensinar – 2008 - Quando minha avó tirava a roupa – crônicas – 2012 - Histórias para ler no banheiro – narrativas – no prelo"(ABAIXO,FOTO DE HILTON GORRESSEN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário