terça-feira, 10 de maio de 2016

Arte Altruísta

Como você define a palavra INVEJA ?

A nossa velha e inseparável amiga - ENCICLOPÉDIA UNIVERSAL - nos deu a seguinte resposta : " Misto de desgosto e ódio provocado pela prosperidade ou alegria de outrem ; desejo pecaminoso de ter ou gozar algum bem que outrem possui ou desfrute. " .......

Diz um velho e famosíssimo ditado popular que esse sentimento tão forte , anti social e autodestrutivo é tão poderoso que é capaz até de matar ! O mesmo diziam os antigos gregos , séculos antes de Cristo , através de uma daquelas de suas fantásticas histórias :

diziam e acreditavam eles que ZEUS ( ABAIXO ) - rei dos deuses e senhor do trovão - teve vários filhos com a deusa HERA  mas mesmo assim não lhe era nada fiel .

 Pior ainda : o coração da poderosa divindade foi conquistado por uma belíssima princesa chamada SEMELE , do reino da cidade de TEBAS .( ABAIXO , ZEUS E SEMELE )

 Enciumada e carregada de ódio e inveja , Hera ( ABAIXO )  conseguiu convencer Semele a pedir a Zeus que se apresentasse a ela em todo o seu esplendor :

deslumbrada com a visão , a pobre e ingênua  princesa acabou morrendo fulminada . Mas havia um porém : a princesa trazia em seu ventre uma criança em gestação........

Entre surpreso e comovido ( sim , os deuses dos gregos tinham sentimentos ! ) , Zeus acolheu a criança e a alojou em sua COXA ( ! ) até que ela nascesse : era um menino e acabou recebendo o nome de DIONÍSIO ( ABAIXO )  .

Na condição de deus supremo e , portanto , responsável tanto pelo futuro do planeta , da humanidade e até dos outros deuses , Zeus estava ocupado demais em criar o menino e acabou incumbindo essa tarefa ao deus HERMES ( ABAIXO )

 e a um grupo de NINFAS ( divindades  ou espíritos femininos- ABAIXO -  relacionados à fontes de água , rios , campos , bosques , matas , serras e montanhas ) e não foi aquilo que poderíamos chamar de uma educação convencional :

 o menino foi criado com toda a liberdade possível e de maneira um tanto selvagem , em meio às matas . Vivendo no MONTE NISA , aprendeu a plantar e a cultivar as VINHAS , conhecimento que tratou de passar aos humanos ( ABAIXO , DIONÍSIO COM JARRA DE VINHO )

e sendo conhecido também por diversos outros nomes , como BACO , ÉVIO , BRÔMIO , ZAGREU , SABÁZIO e DATIRAMBO , era representado ( ABAIXO ) como um jovem belo e de porte atlético . estando relacionado ao vinho , às vegetações , à alegria , ao êxtase e às artes .

        Contam remotíssimos registros históricos que já no século 8 antes de Cristo existiam templos religiosos em honra ao deus Dionísio espalhados por toda a antiga Grécia e também em honra a essa divindade tão jovial e alegre realizavam-se festivais religiosos , as DIONÍSIAS ( ABAIXO )  , nos quais os cânticos eram entoados por um coro conduzido por um solista chamado de CORIFEU .

 Na longa e remotíssima história do TEATRO é muito provável que o responsável pela transformação desses rituais religiosos em representações dramáticas tenha sido um sujeito chamado ÉSQUILO ( 525 ou 524 a. C - 456 ou 455 a. C - ABAIXO ) .......

Poeta autor de versos em tons trágicos e misto de figura histórica com lendária , conta-se que no remoto ano de 484 antes de Cristo conquistou a consagração com a tragédia OS PERSAS ( ABAIXO , UMA REPRESENTAÇÃO DESSA OBRA CLÁSSICA ) e que além dela teria escrito dezenas de outras peças trágicas , sendo que infelizmente quase todas elas acabaram desparecendo e chegando aos nossos dias - além da clássica Os Persas - apenas sete delas :

AGAMENON , AS COÉFORAS , AS EUMÊNIDES , AS SUPLICANTES , OS SETE CHEFES DIANTE DE TEBAS e PROMETEU ACORRENTADO . Sua morte - misto de lenda , tragédia e  surrealismo - teria sido assim : uma águia ( ABAIXO )  teria lançado uma TARTARUGA , que acabou esmagando o seu crânio......

Chega até a ser contraditório : aqueles puras e inocentes pessoas ( ABAIXO ) que desde 2011  vêm dedicando a sua vida à complexa , difícil e milenar arte de representar sequer sabem de todos esses personagens e histórias que acabamos de descrever . Mas , sinceramente , QUEM SE IMPORTA COM ISSO ?

O importante é saber que em meio a esse caos chamado HUMANIDADE felizmente dotadas dos raros e nobres sentimentos de amor e respeito ao próximo e que inspiradas e movidas por isso são capazes de coisas incríveis , como resgatar o respeito e a dignidade de pessoas a quem infelizmente a sociedade ignora e rejeita ........Conheça , no vídeo do dia , um maravilhoso projeto realizado em Joinville , intitulado ARTE PARA TODOS ( ABAIXO ) e que alia arte, cultura , educação , cidadania , saúde e solidariedade ......VALE A PENA CONFERIR !

Nenhum comentário:

Postar um comentário