quinta-feira, 12 de maio de 2016

Isso Existe ?

Agora fazemos um desafio : CANTE UM TRECHO DO HINO DE SANTA CATARINA .....Xiiii!!!!! Essa foi forte , não é mesmo ?

Em um país em que até mesmo os ditos "representantes do povo " sequer sabem , ou mal sabem , as funções do cargos que ocupam não é de se estranhar e infelizmente até é normal as pessoas não conhecerem os hinos dos Estados em que vivem .

 Mal divulgado - isso quando é divulgado - e nem sequer ensinado nas escolas , inclusive as públicas , o hino de Santa Catarina em nenhum momento faz qualquer referência ao Estado !( ABAIXO )

 Ficou curioso , ou curiosa , para conhecer as letras do hino do Estado ?

 Então , aqui vão elas :

"Sagremos num hino de estrelas e flores
Num canto sublime de glórias e luz

As festas que os livres frementes de ardores
Celebram nas terras gigantes da cruz


Quebram-se férreas cadeias
Rojam algemas no chão

Do povo nas epopeias
Fulge a luz da redenção




No céu peregrino da Pátria gigante
Que é berço de glórias e berço de heróis

Levanta-se em ondas de luz deslumbrante
O Sol, Liberdade cercada de sóis


Pela força do Direito
Pela força da Razão

Cai por terra o preconceito
Levanta-se uma Nação




Não mais diferenças de sangues e raças
Não mais regalias sem termos fatais

A força está toda do povo nas massas
Irmão somos todos e todos iguais


Da Liberdade adorada
No deslumbrante clarão

Banha o povo a fronte ousada
E avigora o coração



O povo que é grande, mas não vingativo
Que nunca a justiça e o Direito calcou

Com flores e festas deu vida ao cativo
Com festas e flores o trono esmagou ( ABAIXO , DOM PEDRO II )



Quebrou-se algema do escravo
E nesta grande Nação

É cada homem um bravo
Cada bravo um cidadão "


   E aí ? O que você achou ? Esses inspirados , difíceis e empolados versos  que exaltam o fim da escravidão no Brasil , ( ABAIXO , FOTO DE ESCRAVA , TIRADA NA CIDADE DE SALVADOR EM 1885 )

quem diria , surgiram em uma noitada que contou até com a presença do então governador LAURO MUELLER ( 1863-1926 - ABAIXO ; militar natural de Itajaí , foi o primeiro governador de Santa Catarina após a proclamação da república mais tarde ele seria senador da república e ministro de Viação e Obras Públicas e das Relações Exteriores ) .......

Não foi aquele malicioso pensamento que surgiu aí em vossa cabeça ! Em sua edição de 5 de fevereiro de 1890 , o jornal REPÚBLICA ( ABAIXO )  - que era o jornal oficial do governo do Estado - trouxe a seguinte notícia : " Ao governador foram oferecidas pelos senhores JOSÉ BRASILÍCIO DE SOUZA e BENJAMIM DE CARVALHO , duas composições musicais para servirem de hino deste Estado . Ontem à noite , comparecemos à residência do cidadão José Brasilício de Souza aonde tivemos a ocasião de apreciar os belos compassos do hino . A letra é uma inspiração poética do talentoso Horácio Nunes Pires "......

Na verdade o hino não foi composto para ser o hino de Santa Catarina mas sim .....do Brasil !

O fato é que durante os cinco anos seguintes sequer há mais qualquer menção àquele evento ocorrido naquela noite de 1890 e provavelmente quem deve ter estado presente nela e adorado o que ouviu  foi o então governador HERCÍLIO LUZ ( 1860-1924- ABAIXO  ) : sabe-se lá por qual motivo , e sem consultar ninguém , ele - por meio da lei de número 144 , acabou oficializando a empolada e épica composição em 6 de setembro de 1895 .

Outras curiosidades : a dupla autora do hino sequer nasceu em Santa Catarina , o poeta HORÁCIO NUNES PIRES ( 1855-1919- ABAIXO  ) era natural do Estado do Rio de Janeiro e o músico , professor e maestro JOSÉ BRASILÍCIO DE SOUZA ( 1854-1910 ) era de Pernambuco .

Já o piano no qual o hino foi composto e que pertencia à José Brasilício de Souza hoje faz parte do acervo do MUSEU CRUZ E SOUZA ( ABAIXO )  , prédio que entre 1765 e 1984 serviu de sede para o governo de Santa Catarina .

As poucas pessoas que têm conhecimento do hino " torcem o nariz " para o seu linguajar difícil e para a inexplicável ausência de Santa Catarina em suas letras e até já se tentou substituí-lo por outro hino ( a iniciativa mais recente nessa sentido data de 2012 ) mas , críticas e questionamentos à parte , ele continua a vigorar e a ser um dos símbolos deste Estado ( ABAIXO ,A BANDEIRA DE SANTA CATARINA ) que é um dos mais belos , fascinantes e multiculturais do Brasil .

 E um dos vídeos do dia é justamente o hino de Santa Catarina , brilhantemente executado pelo coral HORÁCIO TEIXEIRA NUNES e a banda da POLÍCIA MILITAR DE SANTA CATARINA ( ABAIXO ) ......VALE A PENA CONFERIR !

2 comentários:

  1. Meu bisavõ, o comerciante espanhol, José Garrido Portella, foi um dos três rapazes que cantaram o hino, acompanhando o piano e o volino. Meu bisavô era músico, tocava celo na orquestra do maestro Brasilicio e era conhecido pela atividade comercial e por ser proprietário de uma chácara conhecida até hoje: a Chácara do Espanha.

    ResponderExcluir
  2. Refiro-me a reportagem publicada no Jornal A República

    ResponderExcluir