quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

É Hora de Ralar !

Voltarei a fazer uma pergunta que já tinha feitos em outras ocasiões ao fiel , corajoso , piedoso e igualmente desmiolado leitor deste blog : VOCÊ TEM COLÍRIO DIET ? Caso você o tenha e , ainda por cima seja um dos raros exemplares da espécie Homus caxiensis , ou seja , seja um dos 50 torcedores do atualmente esquecido e adormecido CAXIAS FUTEBOL CLUBE , de Joinville , eu aconselho a já ir usando ( ALÔ , TORCIDA DO GUALICHO : ABAIXO , EIS O TIME DE 1974 )
 
e se , ainda não tem , eu aconselho você a fazer a mesma coisa que o JOÃO DO PULO , ou seja dar "um pulo " até a farmácia mais próxima ( Das séries "QUEM É ESSE CABOCLO ? " e " PRA NÃO BOIAR SEM ESTAR NADANDO " : para quem não sabe ou não se lembra , trata-se do João Carlos de Oliveira - ABAIXO - , um militar de carreira e que se notabilizou pelos seus feitos como corredor de salto triplo , tendo sido medalha de ouro nos Jogos Pan Americanos de 1975 e 1979 e medalha de bronze nas Olimpíadas de 1976 e 1980 . Tendo tido uma de suas pernas amputadas em função de um acidente automobilístico ocorrido em fins de 1981 , veio , lamentavelmente a " ir pra Jesus " em 1999 , aos 45 anos e vítima do maldito alcoolismo ) .
 
" E POR QUE ? " , certamente está perguntando você aí do outro lado . Bom , os seus olhos ficarão mais gordos que o DIGUINHO CORUJA ( ABAIXO - Mais uma da série " QUEM É ESSE CABOCLO ? " : ............procure no Google , meu nêgo ! ) de tanta inveja em virtude desta informação : no último dia 3 de janeiro este escriba , que como você está cansado - por sinal , mais cansado que o vampirístico MICHEL TEMER depois de 10 minutos fazendo "EXERCÍCIO" com a sua gatíssima e gostosística esposa - de saber , é banguense até nas profundezas oceânicas , teve a honra de poder conversar com o CARA ( Uma música solene aí do outro lado , por favor ! ) ...................
 
Curioso - eu diria até mais curioso que alguém que está estudando a anatomia da digníssima , seríssima e respeitabilíssima primeira-dama MARCELA TEMER ( " AULA DE ANATOMIA ? .....Tá bom , eu 'acredito' , 'seu ' escriba ! ) - você deve estar aí do outro lado perguntando : " MAS , AFINAL , QUEM É QUESTO CARA ? " . Bom ele é um sujeito não muito alto , de nome e feições físicas germânicos , dono de um par de olhos azuis e de um leve bigode à la executivo da OLIVEIRA BORGES CORPORATION  , é , digamos , FOFINHO ( " Fofinho o caramba ! Ele é GORDO , 'seu' escriba ! ) , dono de um coração que é do mesmo tamanho que as suas , digamos , exageradas proporções e atende pelo nome de ..............Mistééééééééério !!!!!!!! .........NORBERTO GOTTSCHALK ! ( ABAIXO )  
 
Um dos mais apaixonados e vibrantes dirigentes da quase centenária  história do clube alvinegro da zona sul - embora não estando vestindo uma camisa da marca Armani , importada da Itália , em pleno centro do Rio de Janeiro  , este escriba SE ARRISCA a afirmar que Norberto é a própria personificação do Caxias - , naquela ocasião e em uma loooooooooonga e agradabilíssima conversa ele relembrou os mais variados fatos e histórias , tanto do Caxias como de sua longa trajetória de mais de 40 anos de futebol exercendo as funções de dirigente , técnico e jogador , e ao final daquela prosa me mostrou a PERNA ...........( ABAIXO , NORBERTO - DE PRETO - AO LADO DE OUTRA LEGENDA CAXIENSE : AIRTON ADELFO DE BRAGA , PRESIDENTE DO CLUBE ENTRE 1987 E 1988 )
 
Eiiiiiiitcha , não foi o que a sua riotietênica , ou seja , POLUIDÍSSIMA cabecinha andou pensando : o 'hômi " é casado - muuuuuuiiiiiito bem casado - e é que ao entrar no mato ele acabou se ferindo ( "Ah , bom ! " ) . Enfim , o que teria feito aquele que é um dos grandes ícones vivos do Caxias tomar essa atitude ? Estaria ele atrás de algum JACU ? ( Eita cabecinha safadjiiiiinha : JACU é uma ave ! ) . Caçando um VEADO......o animal , obviamente ? Teria ele plantado uma semente , criada em laboratório , de uma árvore de cujas folhas virá o dinheiro para tirar o alvinegro joinvilense , que , embora não estando sentado no "trono " , está no maior APERTO ? ( ABAIXO , NORBERTO AO LADO DE SUA DIGNÍSSIMA - E GREMISTA - ESPOSA )
 
Bom , hipóteses à parte , se entrar no mato ainda hoje é uma atitude vista pela maioria dos seres viventes , bípedes , racionais como uma prova de aquele determinado ser vivente , bípede , racional está com a sua respectiva sanidade mental seriamente comprometida , imagine então há quase 168 anos atrás um grupo de europeus se metendo em um lugarzinho quente , úmido , lodoso e que , fora algumas poucas e isoladas famílias estabelecidas ali há quase 200 anos e raríssimos índios , era uma infinito sertão ocupado tão somente por animais , bichos peçonhentos e feras selvagens ; só que o objetivo era mais do justificável : CRIAR UMA CIDADE ..........( ABAIXO , EIS UMA DAS PRIMEIRA REPRESENTAÇÕES DE JOINVILLE , DATADA POSSIVELMENTE DE 1852 )
 
Recapitulando rapidamente : como comentei semanas atrás , embora aquele famoso contratado assinado entre o representante oficial do Príncipe de Joinville -LEONCE AUBÉ - e o empresário , político e futuro acionista majoritário da empresa que veio a colonizar e lotear Joinville - Sociedade Hamburguesa - CHRISTIAN MATHIAS SCHROEDER date de 4 de maio de 1849 e onde , por sinal , oito das tais e famosas 25 léguas quadradas de terras acabaram sendo vendidas pelo Príncipe , foi só em 15 de maio de 1850 que o tal contrato veio enfim a ter validade pois nessa ocasião não só o então imperador DOM PEDRO II ( 1825-1891 ) o homologou como também acabou aceitando e oficializando uma série de exigências e concessões pedidas pela Sociedade Hamburguesa e que este escriba também citou e comentou semanas atrás . ( ABAIXO , UM RETRATO - INFELIZMENTE DE DATA INCERTA - DAQUELA QUE POSSIVELMENTE ÉA FAMÍLIA HAGENDROP , RADICADA EM JOINVILLE )
 
Então quer dizer que depois dessa burocraciazinha básica , a tão planejada e esperada colônia seria enfim fundada ? NANANINANÃO , ou melhor , quase isso : a intenção da Sociedade Hamburguesa era antes da fundação propriamente dita da colônia criar um embrião com casas , armazéns , albergues de recepção , hortas , ruas , estradas , pontes , criações de animais , enfim , uma estrutura pronta para poder receber os futuros imigrantes e dar início à colônia . ( ABAIXO , EIS UM ANÚNCIO COMERCIAL DE 1951 , PRESENTE NO LIVRO "ÁLBUM DO CENTENÁRIO DE JOINVILLE " MAS QUE PODERIA SER PERFEITAMENTE O RETRATO DE UMA TÍPICA "FRAU " JOINVILENSE )

         A Sociedade Hamburguesa podia não ser o Michael Schummacher mas foi RÁPIDA : apenas 3 dias depois de o glorioso Dom Pedro II ter - aleluia ! - oficializado o contrato , ou seja , em 18 de maio de 1850 , um grupo de 10 pessoas , embora não estivessem em um terreiro , acabou sendo DESPACHADO rumo ao local da  futura colônia  via "DOUS IRMÃOS " , um PATACHO ( ABAIXO ) , ou seja , uma pequeno costeiro de cabotagem e que , portanto ,  navegava apenas ao longo do litoral brasileiro.......
 
Este escriba até falou nele ainda há pouco e ele é mais manjado as "meninas " que trabalham na recém aberta "casa de massagens " da terceira idade  " VUVA DA VOVÓ " , de propriedade do graaaaaaande MESTRE DILBERT , por sinal , a mais recente vítima , ops ! , entrevista deste blog : este escriba está se referindo a LOUIS FRANÇOIS LEONCE AUBÉ ( 1816-1877- ABAIXO  ) , que além de ter sido engenheiro civil , militar de carreira por um brevíssimo período , representante oficial do príncipe e vice-cônsul da França em Santa Catarina , futuramente seria funcionário da Sociedade Hamburguesa , diretor da colônia Dona Francisca - entre 1855 e 1860 - ,
 
 marido de uma das filhas daquele que veio a ser o primeiro prefeito de Joinville , ADOLF HALTENHOFF ( 1802-1875 ) , deputado provincial em Santa Catarina entre os anos de 1858 e 1859 , responsável pela criação de uma comunidade de língua e cultura francesas que veio a se transformar no atual bairro Saguaçú e também dos primeiros caminhos rumo à região do planalto norte catarinense e certamente foi a primeira figura poderoso e influente da história de Joinville , tendo tido uma ampla rede de amizades e contatos junto ao governo imperial brasileiro e tendo lamentável e absurdamente a sua importância esquecida e menosprezada pelos historiadores de Joinville ( Que feio , hein , colegas ! - ABAIXO , EIS O MUY HUMILDE CAFOFO ONDE A PRINCÍPIO VIVEU AUBÉ ) .
 
Obviamente o glorioso Leonce Aubé não estava sozinho : seu cozinheiro e servente era um certo LOUIS DUVOISIN , também francês , solteiro , então com 30 anos de idade , que estava radicado no Brasil desde 1842 e sobre o qual lamentavelmente não sabe praticamente mais nada ( Alô , alô historiadores de Joinville : taí um servicinho bom pra vocês ! - FALANDO EM JOINVILLE , ABAIXO EIS UMA VISÃO DA HOJE DESAPARECIDA PRAÇA LAURO MUELLER EM 1926 . ESSA FOTO ESTÁ NO LIVRO " ÁLBUM DO CENTENÁRIO DE JOINVILLE "  ) . Então quer dizer que essa dupla de franceses , que vibrava com as jogadas e gols de ZINEDINE ZIDANE - aiiiiiii !!!!!!! - , gritava "VIVE LE FRANCE ! " e "ALLEZ LE BLEU ! " , babava com as gostosísticas formas de BIGITTE BARDOT , que era fã de ASTERIX e ALAN DELLON e só escutava as músicas da EDITH PIAFF
 
é que faria as mesma coisa que a gloriosa atriz italiana CICCIOLINA ( Na verdade ela - ABAIXO -  é HÚNGARA , chama-se ELENA ANNA STALLER e nasceu , ou melhor , deu os seus primeiros GEMIDOS em Budapeste , em 26 de novembro de 1951 ) faz em seus filmes lúdico-pornô-educativos , ou seja , PEGARIA NO PESADO ?
 
NANANINANÃO : esse trabalho ficaria para as famílias SCHNEIDER ( os Schneider eram PETER , um agricultor "alemão " - a Alemanha é de 1871 ! - então com 26 anos de idade , a sua esposa - MARIA CATHARINA - e a sua filha , CATHARINA ) e VON KNORRING ( eles eram EWERT SEBASTIAN , um sueco então com 33 anos de idade , a sua esposa - AUGUSTA SOPHIA - e a filha recém nascida do casal , MATHILDE ELISABETH ) . Sobre EWERT SEBASTIAN VON KNORRING há ainda um fato curioso : ao contrário de Peter Schneider ele não era agricultor mas sim..........ADVOGADO ! ( ABAIXO , EIS UM ENCONTRO FEMININO EM JOINVILLE - KRAENTZEN - EM FOTO DATADA DE 1901 )
 
De família de nobres e formado pela antiquíssima Universidade da igualmente antiga cidade sueca de Uppsala - por sinal , a primeira capital daquele país - , Ewert sofria de constantes e sérios problemas respiratórios e acabou sendo agenciado pela Sociedade Hamburguesa com a promessa de que se curaria disso vivendo e trabalhando aqui por estas bandas , ou seja , o cara foi O PRIMEIRO OTÁRIO DA HISTÓRIA DE JOINVILLE ( Consta que ele também foi uma das primeiras vítimas do dito " BILHETE PREMIADO " e acreditava que WALDOMIRO SANTIAGO era a versão negônica , ops ! , AFRODESCENDENTE  de Jesus Cristo ......- ABAIXO , O HOTEL MUELLER , EM JOINVILLE E EM FOTO DE DATA INCERTA ) .
 
 Havia ainda MAIS DUAS PESSOAS mas , como hoje estou um menino malvado , deixarei você na "duvidosa " e só revelarei quem são na semana que vem ! .......Enquanto você vai espremendo os vossos respectivos neurônios para tentar saber quem são esses dois misteriosos seres viventes , bípedes , racionais eu lhe convido para UM BARATO.......Não , não se trata daquela certa erva que o saudoso e genial BOB MARLEY ( 1945-1981 ) jurava , embora ainda não estivesse dentro de um caixão , DE PÉS JUNTOS ser um presente de JAH mas sim mais um PASSEIO AÉREO por Joinville , desta vez pelo germaníssimo bairro Glória ( PARA ENCERRAR , EIS UM CARTÃO POSTAL DATADO DE 1942 E QUE RETRATA UM GRUPO DE ALUNAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM JOINVILLE ) . PARA ISSO , CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=mu1Hjc-TeGY
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário