quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Agende-se : Piekno !!!!!!!!!!!

" BELEEEEEEEEEEEEZA !!!!!!!!!!!!! "  , é o que , INEVITAVELMENTE , dirá vósmecê caso dê uma de VEADO - É claro que é o bicho , ô mané ! - , ou seja , DÊ UM PULO lá no Instituto Juarez Machado para dar uma conferida em uma fodástica exposição de uma artista plástica e ilustradora polonesa radicada no Brasil e que tem início hoje ( Em tempo : o título desta postagem significa BELEZA , em polonês  ) ........Bom , agora eu passarei a bola para a rapeize esperta do site O MIRANTE JOINVILLE ( www.omirantejoinville.com.br ) ........
 
"
O acervo do Instituto Internacional Juarez Machado ( ABAIXO ) será enriquecido, a partir desta quinta-feira (22), com a doação de mais de uma centena de obras originais assinadas pela artista brasileira/polonesa Heliana Grudzien.
 
 
 Produzidas nos ateliês da pintora nas cidades de Varsóvia e Cracóvia ( ABAIXO ) na Polônia, todas as 122 obras ilustram os poemas da poeta, historiadora e crítica de arte Adalice Araujo ( 1931- 2012 ) que atuou no movimento cultural do Paraná.
 
 
As correspondências trocadas entre a escritora no Brasil e a pintora na Polônia resultaram na edição do livro ' Cantos do Desamor ' , editado na década de 1990 nos dois países, com a apresentação do poeta catarinense Lindolf Bell ( ABAIXO - 1938-1998 ).
 
 
Todo esse material – textos e imagens – foi minuciosamente reunido e pesquisado pelo diretor artístico do instituto, Edson Machado ( ABAIXO ) , e o inspirou a fazer a curadoria da exposição que intitulou de ' Cantos do Desamor – Poemas e Ilustrações ' .
 
 
' A literatura e a pintura estão fortemente conectadas nesse trabalho conjunto de duas mulheres criativas através das sutilezas semânticas e dos expressivos gestos pictóricos ' , argumenta o curador.
Segundo Heliana ( ABAIXO ) , dois motivos a levaram a fazer a doação total das obras originais ao Estado de Santa Catarina :
 
 
' A certeza de que Adalice Araújo ( ABAIXO ) tinha um carinho muito especial pela arte e pelos artistas catarinenses, aos quais ela dedica muitos dos poemas contidos neste livro, e também porque essa obra ficará protegida no Instituto Juarez Machado e postergada para o conhecimento das futuras gerações ' .
 
 
Adalice Araujo, entre muitos livros publicados, é autora da tese ' Mito e Magia da Arte Catarinense ' , considerada uma obra fundamental para a compreensão da arte moderna em Santa Catarina. Professora universitária, teve como alunos Luiz Henrique Schwanke ( ABAIXO )  e Edson Machado.
 
 
Já Heliana Grudzien atua nas áreas de artes visuais, publicidade, ilustrações de livros ( ABAIXO , EIS UMA DELAS ) e cartazes, realizando exposições no Brasil, Polônia, Alemanha e Estados Unidos obtendo inúmeros prêmios.
 
 
O público poderá também apreciar na exposição um capítulo inteiro dedicado aos catarinenses Cruz e Sousa, ' o Bruxo da Ilha' , Silvio Back ( ABAIXO ) , Juarez Machado, Elke Hering e Lindolf Bell. A mostra será inaugurada nesta quinta-feira, das 17 às 19 horas,  permanecendo aberta ao público até 27 de outubro no Espaço Expositivo da Biblioteca
O Instituto Internacional Juarez Machado fica na rua Lages, 994.
 
 

Lançamento de livro

No mesmo dia, às 17 horas, ocorre o lançamento do livro ' Hunsrück : Introdução à História, Gramática e Cultura do Idioma Alemão mais antigo do Brasil ' ( ABAIXO ) , de autoria do jornalista e pesquisador catarinense Ozias Deodato Alves Júnior.
 
 
O livro relata quase dois séculos desse idioma falado em Santa Catarina ( sobretudo na Região da Grande Florianópolis - ABAIXO , EIS UMA VISÃO DA IGREJA MATRIZ DE SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA : VIZINHA ASÃO JOSÉ , É A AMIAS ANTIGA CIDADE CATARINENSE A TER SIDO FUNDADA POR ALEMÃES , MAIS  EXATAMENTE EM 1829 ), mas também no Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo, oeste da Argentina e em pequenas comunidades de agricultores de origem sulista que foram para o Mato Grosso e norte do Brasil na expansão
agrícola dos anos 1970.
 
 
O autor ( ABAIXO ) apresenta o dialeto, hoje sob forte risco de extinção, dividindo sua pesquisa em breve histórico da colonização alemã no sul do Brasil, tópicos de gramática, resgates culturais e depoimentos de ' falantes '  do idioma.
 
 
' Até agora o Hunsrück era uma língua ágrafa, portanto sem literatura, e este é primeiro livro sobre o desprezado idioma catarinense publicado em Santa Catarina ' , afirma o autor.
Ozias Deodato Alves Júnior tem livros publicados no Brasil e na França e atua como jornalista na cidade de Biguaçu ( ABAIXO ) . A edição foi viabilizada por recursos do Edital Elisabete Anderle de Incentivo à Cultura e seus exemplares serão distribuídos gratuitamente.
 
 
Edson Machado explica que a recém criada Biblioteca futuramente será local de consulta, pesquisa e leitura dos
livros de arte do acervo e arquivos da instituição, e que até lá vem atendendo uma antiga reivindicação dos escritores e poetas : um local adequado em Joinville para lançamentos de livros, sessões de autógrafos e encontros literários. " ( ABAIXO , UMA VISÃO DO PRÉDIO PRINCIPAL DO INSTITUTO )
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário