quinta-feira, 10 de outubro de 2013
Agende-se: Relembrando as origens
Nada melhor do que voltar momentaneamente ao passado e recordar suas origens....A partir de amanhã(11 de outubro)estará a Orquesta Sinfônica de Langenhagen,cidade-irmã de Joinville.é Joinville revivendo suas origens germânicas!A seguir maiores detalhes a respeito do evento,que tem como um de seus promotores o jornal NOTÍCIAS DO DIA.A matéria a seguir foi publicada naquele jornal em 9 de outubro e escrita por ALEXANDRE PERGER.CONFIRA:
"Entre 2013 e 2014, é celebrado o ano da Alemanha no Brasil. As comemorações incluem diversas atividades pelo país. Em Joinville, a programação tem como destaque a apresentação da Orquestra Sinfônica de Langenhagen, a Langenhagener Symphoniker. A orquestra faz quatro espetáculos na cidade, três deles abertos e com entrada gratuita.
Vinda de Curitiba, a orquestra se apresentará primeiro na Sociedade Harmonia-Lyra, na sexta (11), às 20h. O público poderá conferir um repertório especialmente preparado pelo maestro Ernst Müller. No sábado (12), realiza, ao meio dia, concerto na praça de evento do Garten Shopping, com cerca de uma hora de duração.
Depois, o grupo se dirige para São Bento do Sul, onde se apresenta no sábado à noite, e a Blumenau, para apresentação no Teatro Carlos Gomes. Os músicos retornam a Joinville na segunda (14), para se apresentarem no bairro Aventureiro, na Comunidade Cristo Libertador, às 19h. Outro momento especial será a passagem pela Fundição Tupy, para comemorar os 75 anos da empresa. A orquestra também inclui em sua passagem pelo Brasil, apresentações em São Paulo e Curitiba, nas comemorações dos 60 anos da VW no Brasil.
DO CLÁSSICO AO POPULAR
A Orquestra Sinfônica de Langenhagen iniciou suas atividades com a Orquestra de Sopro (Blasorchester der Stadt Langenhagen), que foi fundada e dirigida pelo maestro Ernst Müller, em 1958. A Langenhagener Symphoniker executa um repertório que vai do clássico à música popular, incluindo uma opereta. Seu repertório é escolhido sob medida para agradar aos mais diferentes gostos musicais, possibilitando apresentações em teatros, salas de espetáculos, óperas, igrejas e concertos ao ar livre. Atualmente, é composta por 35 músicos, incluindo um tenor e três solistas.
HISTÓRIA DE LIGAÇÃO COM JOINVILLE
A história do maestro Müller e de Langenhagen (baixa Saxônia, Alemanha-ABAIXO FOTO DA CIDADE) com Joinville começou em 1973, quando Hans Dieter Schmidt, então presidente da Fundição Tupy, em viagem a Moscou, conheceu o maestro e o convidou para visitar Joinville.
A primeira visita ocorreu já no ano seguinte. E outras oito se seguiram, tornando-se turnês pelo Brasil - em 1976 (Porto Alegre, Blumenau, Joinville, Curitiba, Rio de Janeiro), 1978, 1982, 1985 (Porto Alegre, Igrejinha, Curitiba, Joinville, São Bento do Sul, Jaraguá do Sul, Brasília e Rio de Janeiro), 1987 e 1993. Em 1974, ela também se apresentou em São Paulo, Joinville, Blumenau, Curitiba, Rio de Janeiro.
Em 1979, graças ao estreitamento das relações, Joinville e Langenhagen se tornaram cidades-irmãs, com um contrato assinado entre as duas prefeituras. A décima visita do maestro a Joinville foi solicitada por ele próprio, que queria voltar a se apresentar na cidade. “O maestro me comunicou, falou que estaria aqui novamente”, conta a professora e escritora Regina Colin, que intermediou a vinda do músico e se apressou em buscar os parceiros para viabilizar uma recepção à altura do talento dos músicos.
A realização é da Prefeitura de Joinville, por meio da Fundação Cultural, com promoção da RICTV Record e Jornal Notícias do Dia Joinville, em parceria com o Garten Shopping, e patrocínio da Tupy, Döhler, Incasa, Instituto Odebrecht e Meister.
PROGRAMAÇÃO:
11 de outubro de 2013 (sexta)
10h30 – Chegada à Fábrica Opa Bier em Pirabeiraba.(FOTO ABAIXO)
12h30 – Almoço no Restaurante Hübner (pé da Serra Dona Francisca)
20h – Apresentação na Sociedade Harmonia-Lyra
22h30 – Jantar na Pizzaria Giuseppe (rua Otto Boehm)
12 de outubro de 2013 (sábado)
11h30 – Apresentação no Garten Shopping(FOTO ABAIXO)
20h – Apresentação em São Bento do Sul
13 de outubro de 2013 (domingo)
19h30 – Apresentação no Teatro Carlos Gomes (Blumenau)
14 de outubro de 2013 (segunda)
13h30 – Apresentação na Tupy
15h – Almoço na Tupy
16h30 – Recepção no Gabinete do Prefeito
18h – Saída da Prefeitura para a Igreja Cristo Libertador
(Aventureiro-FOTO ABAIXO)
19h – Apresentação na Igreja Cristo Libertador
21h30 – Jantar de despedida no Restaurante Santa Mistura (r. Otto Boehm)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário