SANTILLANA DEL MAR é uma pequena , pacata e quase esquecida do litoral espanhol ; com pouco mais de 4.000 habitantes , situa-se na província de Cantábria e tem como um de seus atrativos a existência de várias grutas . Em 1868 MODESTO CUBILLAS estava naquela pequena cidade fazendo uma de suas caçadas , quando viu algo de diferente em uma daquelas grutas.........e comentou isso com seu amigo MARCELINO SAENZ DE SAUTUOLA ( 1831-1888) , um farmacêutico , botânico e arqueologista amador . Curiosamente Marcelino só se dirigiu à região em 1879 , acompanhado de sua pequena filha , MARIA FAUSTINA , de apenas 6 anos de idade . Foram até a tal gruta e enquanto Marcelino ficou parado na boca da gruta só filha entrou e viu algo impressionante ........um conjunto de desenhos na parede , todos belos e em perfeito estado de conservação . Logo Marcelino pensou : só podem ter sido feitos por homens pré-históricos ! No ano seguinte escreveu uma pequena tese a respeito disso , mas logo caiu em descrédito :"Como seres primitivos e selvagens poderiam ter feitos desenhos tão perfeitos ? Isso é um absurdo ! " , pensou assim a maioria dos cientistas . Porém , o tempo daria razão a Sautuola .........as descobertas de várias grutas na França com desenhos similares as da gruta espanhola e um livro escrito pelo respeitado arqueólogo francês ÉMILE CARTAILHAC ( 1845-1921 ) confirmaram aquilo que o espanhol havia deduzido : as pinturas eram mesmo do período pré-histórico ( a pintura pré-histórica mais antiga localiza-se na França e foi feita cerca de 32.000 anos antes de Cristo ) . A gruta espanhola , mais conhecida como GRUTA DE ALTAMIRA ou ainda como "Capela Sistina da pré-história " , foi reconhecida como PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE em 1985 . Aquelas remotas pinturas encontradas na Espanha , na França e em tantos outros lugares não representam apenas o cotidiano do homem pré-histórico , com sus cenas de lutas , caças e figuras de animais , muitos deles já extintos : representam também rituais que nossos remotos antepassados acreditavam serem mágicos , ou seja , as pinturas rupestres são o mais antigo registro da FANTASIA HUMANA . E esse é o tema da primeira crônica de março , de autoria do escritor JURA ARRUDA . CONFIRA :
"Dormir um terço ; no outro terço realizar um trabalho que lhe traga sustento e um mínimo de dignidade ;
no último terço , tudo o que não é sono e trabalho . É pouco , diante desse pouco , no terço que temos para tudo o que não nos é obrigado , fantasiamos .
Não lhe parece que passamos a vida desejando estar em outro lugar ? Se solteiros , desejamos o matrimônio ; se casados , a solteirice ; se empregados , desejamos a liberdade das horas em ócio ; se ócio , desejamos a segurança de uma renda fixa mensal ; se gordos , a magreza , se magros , uns músculos ; se encaracolados , lisos ; se lisos , ondulações . A insatisfação reina , é condição humana .
Livros e cinemas captaram nossos anseios e a desordem que somos , por isso , contam-se histórias fantásticas desde muito tempo atrás . Escritor para crianças e jovens , pus-me a procurar assuntos que coubesse bem num livro a ponto de torná-lo vendável e dar a mim uma parte do sustento que busco nas oito horas em que não estou dormindo ou fantasiando . Não muitos anos atrás , bruxos eram o tema certo ,
por conta de uma série muito bem escrita , que contou-nos a história de um jovem bruxo e suas aventuras fantásticas ; pouco depois , eram os vampiros o produto mais procurado .
Vinham de várias partes e quando tudo parecia ter se esgotado , passaram também a viver sob a luz do dia , uma evolução da espécie ou necessidade de mercado .
Em seguida a eles vieram os zumbis , bem menos atraentes que os dois anteriores ,
mas que também viraram febre . Filmes como ' Meu Namorado é um Zumbi ' ou ' Zumbilândia ' , livros como ' A Menina Que Tinha Dons ' e séries como' Walking Dead ' ( FOTO ABAIXO ) trouxeram o tema ao nosso terço da fantasia.
Há ainda os super heróis que voltaram com toda a força nos últimos anos , saindo das histórias em quadrinhos e tomando as telas dos cinemas , e por fim , a grande sacada das histórias recriadas sob o ponto de vista de personagens antes secundários , casos de ' Malévola ' ( FOTO ABAIXO )
e da série ' Once Upon A Time'. ( FOTO ABAIXO )
Diante de tanta fantasia , insisto na afirmação do primeiro parágrafo , a vida não basta , por isso , fantasiamos , ao menos no terço que nos sobra entre o trabalho e o sono . Entretanto e por mais que minha teoria possa estar certa , há algo a ligar toda a fantasia : o sentimento humano . Aparece em todas as histórias . É um círculo vicioso , vicioso quiçá ! É com o sentimento humano , e tudo que nele cabe , que nos deparamos com nós mesmos todas as hortas do dia , inclusive no terço da fantasia . "
Nenhum comentário:
Postar um comentário