sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Viagem Musical : Mutirão da Solidareidade

Iniciamos fazendo uma pergunta : PARA VOCÊ , O QUE SIGNIFICA A PALAVRA MÚSICA ? 

É algo um tanto difícil de se definir : se ouve e se sente . Também podemos afirmar que a música é a única língua verdadeiramente UNIVERSAL , mais até do que o inglês , afinal é raro encontrar uma pessoa que não goste de música e mesmo que se não se entenda uma só palavra do que está sendo cantado 

é possível identificar que mensagem , ou mensagens , a música está transmitindo , embora infelizmente hoje em dia as músicas não tragam praticamente mensagem alguma......Consciente ou inconscientemente a música também pode ser uma arma revolucionária : ELVIS PRESLEY , ( ABAIXO )

um homem profundamente religioso e apegado á sua família , chocou a puritana e hipócrita sociedade norte-americana naquela distante década de 50 com os seus " indecentes " rebolados , assim como outros pioneiros do "diabólico" rock ´n roll como LITTLE RICHARD , CHUCK BERRY e JERRY LEE LEWIS . Na década seguinte foi a vez de BOB DYLAN e JOAN BAEZ , ( ABAIXO )


misturando poesia com letras ácidas , criticaram e exporem todas as incoerências e atitudes hipócritas da sociedade norte-americana e ainda naquela revolucionária e memorável década JIMI HENDRIX ( 1942-1970 - ABAIXO ) , talvez o maior guitarrista que o mundo já conheceu , 

em uma fantástica apresentação no histórico FESTIVAL DE WOODSTOCK ( 1969 ) tocou o hino nacional dos Estados Unidos de maneira distorcida : simbolicamente ele estava queimando a bandeira daquele em protesto contra a participação na estúpida GUERRA DO VIETNÃ . Aliás , nem seria preciso sair do Brasil : naquela mesma década de 60 um grupo de jovens músicos , liderados por um rapaz vindo do Espírito e com nome de personagem de radionovela - ROBERTO CARLOS ( ABAIXO )  - expôs todos os sonhos , paixões e problemas existenciais da juventude de então em algo que acabou recebendo o nome de JOVEM GUARDA .

 Também ali estava iniciando uma dos períodos mais sombrios da história do Brasil : a nada saudosa ditadura militar . GERALDO VANDRÉ ( ABAIXO ) acabou sendo preso e torturado por ousar cantar e clamar por liberdade em PRA DIZER QUE NÃO FALEI DAS FLORES

 e o mesmo destino teriam CAETANO VELOSO , GILBERTO GIL e RAUL SEIXAS , esse último fazendo do deboche e da irreverência as suas armas . Outros tantos , como CHICO BUARQUE ( ABAIXO )

e GONZAGUINHA , não chegaram a ser presos e exilados mas também foram vítimas da infame censura .......
    Como é sabido o longo período de trevas só chegou ao fim em 1985 . ( ABAIXO , AO CENTRO , TANCREDO NEVES POR OCASIÃO DE SUA ELEIÇÃO À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA )

Havia um clima leve , solto e alegre no ar e até mesmo Roberto Carlos , tido como um artista alienado , expressou aquele momento especial na música VERDE A AMARELO , um dos sucessos daquele ano . Havia , por parte da maioria das pessoas , um sentimento que era um misto de esperança , alegria e incerteza pelos novos tempos que iniciavam mas a certeza de que finalmente o Brasil entraria nos eixos e faria valer aquela velha frase : BRASIL , PAÍS DO FUTURO . 

Era hora também de olhar para antigos e dramáticos problemas , como o eterno problema do flagelo da seca no Nordeste.......

Inspirando-se no estrondoso sucesso de WE ARE THE WORLD , a canção gravada pelas maiores estrelas da música norte-americana em prol das vítimas da fome na Etiópia , o SINDICATO DOS MÚSICOS PROFISSIONAIS DO RIO DE JANEIRO propôs algo inédito e ao mesmo tempo revolucionário : e se todos os maiores cantores e instrumentistas brasileiros se unissem e a exemplo dos colegas do norte do continente gravassem uma música cujo lucro beneficiasse os nossos irmãos nordestinos ? A ideia foi imediatamente aceita e bem acolhida : um número gigantesco de 155 cantores e músicos aceitou e o desafio ! 

Gente com a eterna dupla ROBERTO CARLOS-ERASMO CARLOS , CAETANO VELOSO , GILBERTO GIL , GONZAGUINHA , CHICO BUARQUE , ZIZI POSSI , FAFÁ DE BELÉM , o saudoso TIM MAIA .....e houve espaço também para cantores do momento ,como KID VINIL e ROGER ( ABAIXO )  , aquele hoje bem humorado senhor que é líder da banda que anima o talk show do humorista DANILO GENTILI  .

 Durante aqueles memoráveis três dias de maio de 1985 e que foram regados por muita cerveja , não faltaram histórias curiosas : por não ter conseguido encaixar a sua voz no momento certo Roberto Carlos , vejam só , teve que ter aulas de canto com Chico Buarque ; MARLENE ( ABAIXO )

e EMILINHA BORBA , ( ABAIXO )

 rivais ferrenhas durante a era de ouro do rádio brasileiro , durante as décadas de 40 e 50 , se reencontraram depois de muitos anos e em vez de caras amarradas e animosidades relembram , ás gargalhadas , a antiga e já remota rivalidade e RITA LEE em um canto do estúdio deu aulas de rock ´ n roll  para ELSA SOARES , que por sua vez deu aulas de samba para a rainha do rock brasileiro......Ego ? Esse nem passou pela porta do estúdio , afinal o que estava sob as luz dos holofotes era solidariedade ! ( ABAIXO , RITA LEE E PAULA TOLLER NO ESTÚDIO )

O gigantesco e especial coral gravou um disco de apenas 2 músicas : uma mistura de marcha-rancho com reggae chamada CHEGA DE MÁGOA , composta por GILBERTO GIL , MILTON NASCIMENTO , CHICO BUARQUE e mais 8 músicos e o alegre forró ( por acaso existe algum forró triste ? ) chamado SECA D ´ÁGUA e inspirado em um poema do cantor , compositor e poeta popular cearense PATATIVA DO ASSARÉ ( 1909-2002 - ABAIXO  ) , um dos grandes símbolos da cultura popular nordestina  .

 O disco acabou sendo gravado pela hoje extinta gravadora CBS , no Rio de Janeiro , e foi decidido , que para dar maior visibilidade ao disco , os cantores mais conhecidos fizessem os solos vocais . 

  Nem todo o dinheiro foi destinado os flagelados da seca : o sindicato responsável pelo projeto fez uma parceria  com a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL , que se encarregou de comercializar o disco e ficou com parte dos lucros .

 O Sindicato dos Músicos Profissionais do Rio de Janeiro ainda teve que desembolsar uma considerável quantia para prensar os 500.000 discos a serem comercializados ( as vendas iniciaram em 10 de junho de 1985 )  e a então fabulosa quantia de 1, 8 bilhão de falecidos cruzeiros ( ABAIXO ) para que se fizesse uma maciça divulgação do disco : 

 três mil rádios de todo o país e a toda poderosa TV Globo se encarregaram de divulgá-lo , e de tão importante , o projeto mereceu uma reportagem que chegou a ser capa da prestigiada REVISTA VEJA , de 5 de junho de 1985  . Também uma parte dos lucros acabou sendo destinada à construção de espaços de lazer em regiões carentes de centros urbanos do Nordeste e , de certa maneira  , o projeto acabou servindo de inspiração para o tão questionado CRIANÇA ESPERANÇA . ( ABAIXO )

Mas nem tudo acabou saindo como planejado : a mídia , principalmente as rádios , acabou não dando a devida atenção ao disco , ironicamente priorizando a histórica WE ARE THE WORLD , então já naquela altura um mega sucesso . Resultado : o disco não vendeu a quantia de cópias e não rendeu o volume de  dinheiro que se esperava dele ......Outro fator que pesou contra foram as críticas , muitas mal intencionadas , ao disco , embora uma delas fosse verdadeira : as deficiências técnicas , especialmente ao harmonizar as 155 vozes ( ABAIXO , A SAMBISTA MARANHENSE ALCIONE POR OCASIÃO DA GRAVAÇÃO DO DISCO ) 

para que realmente soasse e funcionasse como um coral . Outra coisa : você já tinha ouvido falar nesse projeto , que recebeu o nome de NORDESTE JÁ ? Este modesto escriba , por exemplo , só soube dele por acaso.....De qualquer maneira , valeu a intenção dos músicos ! O vídeo do dia é o clipe do forró SECA D ´ÁGUA . OUÇA O MUTIRÃO DA SOLIDARIEDADE ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário