Diz um velho , verdadeiro e sábio ditado : " Quem encontra um amigo verdadeiro , acha um tesouro " , seguindo essa lógica , um norte-americano chamado KING CAMP que ganhava a vida vendendo rolhas e que já tinha 40 anos de idade alem de ser uma das poucas com esse privilégio , também era um milionário , literalmente........Certa vez ele estava conversando com um amigo , WILLIAM PAINTER , e esse , com toda a autoridade de ter sido o inventar das tampas de garrafas descartáveis , lhe deu o seguinte conselho : " Por que você não faz como eu e vende uma coisa que o freguês usa e depois joga fora ? Assim ele voltará para pedir mais . "........Bendito William ! Foi a partir deste conselho e de um fato aparentemente rotineiro e banal que a vida daquele modesto vendedor de rolhas começou a mudar .......King Camp estava no banheiro de sua casa fazendo a barba com a velha e perigosa navalha quando observou : apenas uma parte dela , a ponta da lâmina , realmente tinha serventia . Pensando no que o amigo havia lhe dito e naquilo que estava observando , ele pensou : " Por que não fabricar uma pequena lâmina de aço para usar e depois jogar fora ? " . Ele procurou e propôs a ideia a vários empresários , que não só a recusaram , alegando motivos técnicos e financeiros , como a ridicularizaram.......Mas é em situações como essa que os fortes revelam toda a sua grandeza , ou como certa vez cantou o poeta CAZUZA ( 1958-1990 ) :
" Homem que é homem volta atrás / Mas não se arrepende de nada / Sabe que a vida é pra lutar / Contra um dragão invisível / Que mata os sonhos mais banais / Que acha que tudo é impossível ......" King Camp então pôs mãos à obra e auxiliado pelo engenheiro WILLIAM NICKERSON , o inventor do sistema de botões para elevadores , resolveu os últimos problemas técnicos : em 28 de setembro de 1901 surgia a GILLETE SAFETY COMPANY , que só entrou em atividade em 1903 . Mas os problemas não haviam terminado : em seu primeiro ano de atividades a empresa vendeu vendeu inexpressivos 51 aparelhos e 168 lâminas ......De repente , a partir de 1905 , as vendas dispararam e durante a curta participação dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial ( 1914-1918 ) o governo daquele país encomendou 3,5 milhões de aparelhos e 36 milhões de lâminas para seus soldados ! Prestou atenção nesta história ? Contas a pagar , filhos pra criar , rotina , trabalho pesado e mal pago ......no momento esqueça de tudo isso e preste também muita atenção no que tem a dizer o jornalista e contador de histórias ROBERTO SZABUNIA na crônica de hoje ! Pode ser que após ler o texto do veterano jornalista você tenha um estalo , igual aquele que KING CAMP GILLETE ( 1855-1932 ) teve naquela manhã do distante ano de 1895........CONFIRA :
"Pessoas vencedoras são aquelas que procuram as circunstâncias de que
precisam para superar desafios ,
alcançar objetivos , cumprir metas e realizar
sonhos ;
quando as circunstâncias são difíceis de ser encontradas , essas
pessoas as criam .
Agradeço ao Bruno Salmeron ( ABAIXO , O DO MEIO ) , diretor corporativo da Schulz ,
pelas palavras inspiradoras que motivaram essa crônica .
O parágrafo que abre o texto não é a citação a algum guru que vivia no alto de
uma montanha ,
tampouco o pensamento de um filósofo contemporâneo .( ABAIXO , O PROFESSOR E FILÓSOFO MÁRIO SÉRGIO CORTELLA , UM DOS HOMENS MAIS INTELIGENTES DO BRASIL )
É tão
somente uma constatação do óbvio : quanto mais favoráveis as circunstâncias ,
maior a chance de sucesso em qualquer atividade .
Exemplos para ilustrar não faltam . No caso da circunstância já existente ,
tomemos duas lojas que vendem sapatos , da mesma marca, com qualidade
idêntica .
A loja A fica numa movimentada autopista , onde os veículos transitam
no limite da velocidade ;
a loja B , por sua vez , fica no calçadão , bem no centro
da cidade .
A loja A leva uma desvantagem : todos passam rapidamente em
frente ; até podem vê-la , mas precisam fazer algum retorno para acessá-la .
Já a
concorrente B , claro que vai ter mais movimento , pois ali as pessoas passam a
pé , podem parar , olhar a vitrine e ser atraídas .
Segunda situação : dois trabalhadores exercem a mesma função numa
empresa , digamos repositor de supermercado .
Um deles limitou-se a completar
o ensino fundamental , sabe ler e escrever .
Já o colega está prestes a concluir a
faculdade ,
não perde curso na empresa e já guardou um dinheirinho para a
pós-graduação .
Qual deles tem melhores possibilidades de progredir na
carreira ?
São exemplos clássicos . No primeiro , uma loja é favorecida pela boa
localização ( circunstância encontrada ) ; no segundo , um funcionário busca o
aperfeiçoamento ( circunstância criada ) .
Voltando lá para o início , a empresa que eu citei , nossa Schulz .
Ela, como
muitas outras , encerra um ano difícil , em meio a uma crise econômica e
institucional a perturbar a nação . Qual o balanço da maioria das empresas ?
Mercado retraído , vendas em queda , estoque alto...
E o que fizeram ? As que
enxergam além do horizonte
procuraram as melhores circunstâncias para
superar a crise . Quando elas não existiam , criaram , unindo esforços , usando a
criatividade , economizando , reduzindo desperdício e buscando adequação a
um cenário desafiador .
Aí na sua casa, leitor e leitora , a crise também chegou ?
Cem pilas já não
enchem uma cesta no supermercado , tampouco o tanque do carro ?
Alguns
planos foram adiados ? Então , adiamento de planos faz parte da estratégia de
criar circunstâncias . Não deu pra fazer aquela tão ansiosamente aguardada
viagem ?
Marque pro final do ano que vem e continue poupando ; vai até ter
mais grana .
Presentes de natal pra toda a família ? Nem pensar !
Vamos de
amigo secreto , ora . Como diz o Fritz ( ABAIXO ) : '...meeeeu caneco, uma veis ! Se non dá
assim, dá assado, duas veis ' . Criatividade nessa hora ! "
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