Sabe aquele sujeito baixinho , que geralmente não tirava a mão do bolso , ambicioso e chamado NAPOLEÃO BONAPARTE ( 1769-1821 - ABAIXO ) ? Você sabia que , indiretamente , ele é responsável pela difusão dessa mesma dança no mundo ocidental ?
Bom , é muito provável que a sensual dança tenha surgido por volta de 7.000 anos de Cristo , em uma época conhecida como NEOLÍTICO ou IDADE DA PEDRA POLIDA ( tal época durou entre 10.000 a. C e 6.000 a.C , quando surgiu a escrita , e foi caracterizada , entre outras coisas , pelo surgimento do comércio , do dinheiro e das primeiras aldeias , que mais tarde dariam origem às primeiras cidades - ABAIXO , ARTEFATOS FEITOS DURANTE ESSE PERÍODO )
e esteja relacionada com uma das primeiras manifestações de RELIGIOSIDADE HUMANA : nossos remotos antepassados pré-históricos acreditavam em uma divindade conhecida como DEUSA-MÃE ou MÃE CÓSMICA ( presume-se que isso fosse uma representação do próprio planeta Terra ) e havia um ritual de fertilidade exclusivamente feminino e dedicado à tal deusa ( ABAIXO , ESTATUETA A REPRESENTANDO E QUE FOI FEITA ENTRE 24.000 E 22.000 ANOS ANTES DE CRISTO )
pois acreditava-se que o útero cheio de sangue já seria suficiente para gerar uma criança , mas para que isso acontecesse era necessário que o sangue fosse "mexido ' , no caso através da dança ( ainda hoje existe um ritual semelhante em algumas tribos do interior do Marrocos - ABAIXO ) .......
Nenhum papiro comprova isso , mas também supõem-se que no Egito do tempo dos faraós
também existisse algo semelhante a uma dança do ventre e que servisse de preparação para a maternidade . O fato é que em várias outras antigas civilizações - Índia , Grécia , Pérsia ( atual Irã ) , Mesopotâmia e Babilônia ( ambas existiram onde hoje está o Iraque - ABAIXO , ILUSTRAÇÃO DA FAMOSA E LENDÁRIA TORRE DE BABEL , CONSTRUÍDA PELA CIVILIZAÇÃO BABILÔNICA ) - também existiram danças femininas ritualísticas ligadas à fertilidade
e é provável também que o que hoje conhecemos como dança do ventre tenha sido incorporado à cultura árabe por ocasião da invasão do Egito , no século 7 . Ainda há pouco não citamos Napoleão ? Mas então , o que ele tem a ver com isso ?
Em maio de 1798 foi a vez de a França invadir o Egito e foram justamente os franceses que deram o nome de DANÇA DO VENTRE ( em árabe a dança tem os nomes de RAQS SHARQUÍ , ou "dança oriental " e de RAQS BLÁDI , ou " dança da região " ) ao que viram . Chegando em terras egípcias ( ABAIXO ) se depararam com dois tipos de dançarinas :
AS GHAWAZEE ( dançarinas populares - ABAIXO - e que entretiam os soldados franceses ; geralmente eram ciganas dos grupos DUMI e HELEBI )
e AS AWALIM ( mulheres de formação intelectual e social mais elevada , geralmente eram cortesãs de luxo ou artistas : poetisas , cantoras , compositoras e instrumentistas ) , sendo que a maioria delas acabou fugindo com as tropas francesas , pois a dança do ventre era tida como "indecente " e ainda hoje é proibida em vários países islâmicos ( ela chegou a ser proibida no Egito , entre 1834 e 1866 ) .
Mas quem acabou tendo decisiva contribuição na popularização e disseminação mundial da dança acabou sendo o glamouroso e fantástico mundo de HOLLYWOOD : na década de 20 - quando os filmes hollywoodianos já eram populares - tornaram-se uma espécie de modismo as chamadas danças orientais , ou " exóticas " , e ganharam enorme reputação as dançarinas NADIA GAMAL ( ABAIXO ) e TAHEYA KARIOKA ( não , ela não nasceu no Rio de Janeiro.......) .
Já no Brasil a dança do ventre começou a ganhar espaço , aos poucos , a partir da década de 40 , com as dançarinas SAAMIRA SAMIA e , principalmente , SHAHRAZADE SHARKEY . É claro , também teve muitíssima importância , isso já décadas mais tarde , o sucesso da novela O CLONE , exibida entre 2001 e 2002 ( ABAIXO ) e que se ambientava , em parte no Marrocos , país do norte da África e cuja população é quase que totalmente muçulmana ........
Engana-se quem pensa que só existe um tipo de dança do ventre : entre as modalidades mais praticadas estão a NORTE-AMERICANA , A LIBANESA , A EGÍPCIA e a BRASILEIRA ( ABAIXO ) , sendo que todas elas na verdade são fusões da dança do ventre com outros tipos de dança .
Existem também 7 tipos de dança do ventre folclóricos e cujas vestimentas das dançarinas são característicos daquele tipo de região : CANDELABRO ( dançada no Egito ) , TAÇAS ( uma versão ocidental do Candelabro ) , KHALIGI ( dançada nos países banhados pelo Golfo Pérsico : Irã , Iraque , Arábia Saudita , nos principados de Barein , Catar , Emirados Árabes Unidos e Kwait e no sultanato de Omã - ABAIXO ) ,
JARRO , SAIDI ( sul do Egito ) , HAGALLAH ( dançada na região egípcia de Marsa Matruh , fronteira com a Líbia ) e MEBAH LAFF ( dançada na região portuária de Alexandria , no Egito - ABAIXO ) .
Também se engana quem pensa que a dança do ventre se resume aos sensuais requebros de suas dançarinas , sendo que muitas vezes utilizam-se 3 tipos de recursos cênicos nas apresentações : ESPADAS ( acredita-se que tenha surgido na época da invasão árabe do Egito , quando as dançarinas foram transformadas em escravas sexuais e dançar equilibrando uma espada na cabeça queria dizer a seguinte mensagem : "SUA ESPADA OPRIMI O MEU CORPO , MAS MENTE ESTÁ LIVRE ! " )
, PUNHAIS ( também com provável origem na época da invasão árabe do Egito : ao perderam os seus filhos , ainda na gravidez , as dançarinas faziam movimentos circulares equilibrando um punhal em torno da barriga , com isso expressando luto ) e VÉUS ( existe muita controvérsia com relação á ele : uns defendem que surgiu recentemente , nos Estados Unidos , e outros que surgiu na região do Oriente Médio ; ao deixar cair o sétimo e último véu , a dançarina fica prometida ao homem para o qual está dançando......)
.........Bom , após saber as origens dessa antiquíssima dança está na hora de assistí-la ! Um dos vídeos do dia foi gravado em um restaurante de comida árabe em Joinville e uma incrível demonstração de talento , destreza e sensualidade . VALE A PENA CONFERIR !
Nenhum comentário:
Postar um comentário