terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Heroína de Joinville

Este escriba acordou hoje com uma dúvida : QUEM TERIA SIDO O PRIMEIRO PROFESSOR DA HISTÓRIA DO BRASIL ? Consultando um livro a respeito da história do Brasil aparece o seguinte fato : em 29 de março de 1549 o militar e burocrata português TOMÉ DE SOUZA ( 1503-1579 - ABAIXO ) desembarcou em uma das margens da baía de Todos Os Santos com a árdua tarefa

de administrar um vastíssimo território conhecido pelo genérico nome de Brasil ( ABAIXO , MAPA FEITO NO SÉCULO XVI ) e garantir e consolidar a posse portuguesa dele , sendo que os  raros colonizadores portugueses que viviam aqui em terras tupiniquins também se viam às voltas com as constantes revoltas e ataques indígenas e ainda com as presenças de piratas e contrabandistas , principalmente franceses e que se aliaram a várias nações indígenas .

A primeira parte dessa gigantesca tarefa seria construir uma cidade justamente no local em que ele acabava de desembarcar e que seria a sede deste território de dimensões continentais , sendo que  pouco mais de  7 meses mais tarde , mais precisamente em 1 de novembro ( também a data em que Tomé de Souza tomou posse oficialmente de seu cargo ) , era inaugurada a cidade de Salvador .( ABAIXO , GRAVURA DE SALVADOR , FEITA NO SÉCULO XVII )

 Mas Tomé de Souza não veio sozinho : ele liderava uma grande comitiva , composta por 1.000 pessoas e que incluía 6 padres jesuítas liderados por MANOEL DA NÓBREGA ( 1513-1570 - ABAIXO , ESTÁTUA FEITA EM SUA HOMENAGEM , EXISTENTE EM SALVADOR ) , um dos futuros fundadores da cidade de São Paulo........

Pronto , a pergunta feita há pouco já está respondida ! Aos padres não cabiam apenas as tarefas de converter , catequizar , "salvar as almas dos selvagens ou negros da terra " e aumentar o rebanho de fiéis católicos , que àquela altura começavam a minguar graças às religiões protestantes que estavam surgindo na Europa :

eles também educaram as primeiras gerações de brasileiros e quase todas as raras escolas que existiram durante a época do domínio português pertenciam a ordens religiosas , em geral jesuítas . Muitas das primeiras manifestações artísticas em terras tupiniquins também foram iniciativas deles e obviamente seguiam temas religiosos , o que em parte explica o lamentável desprezo que existe no Brasil pela Ciência e pela cultura.......

O fato é que a EDUCAÇÃO era tida , tanto no Brasil quanto em Portugal , como algo voltado para a elite , seguindo aquela infame mentalidade de que "pobre serve para trabalhar e servir "......

Além disso o Brasil era uma colônia de exploração , ou seja a prioridade era explorar produtos que rendessem lucros à coroa portuguesa e quem os explorasse ( ABAIXO , EXTRAÇÃO DE PAU-BRASIL )

em detrimento de outras coisas , incluindo a educação , sem contar que um povo instruído é um povo com senso crítico , o que obviamente não interessava - como ainda não interessa - aos donos do poder......Em virtude disso a decisão do então primeiro-ministro português MARQUÊS DE POMBAL ( 1699-1782 - ABAIXO ) de em 1759 expulsar os jesuítas , tanto de Portugal quanto de suas colônias , acabou sendo péssimo para a já precária educação brasileira : a maior parte dessas raras escolas acabou sendo fechada .......

     O sistema de ensino era bastante curioso : os professores ensinavam aos alunos que tivessem maior facilidade de aprendizado e esses por sua vez repassavam os conhecimentos aos demais alunos . Já os filhos da elite eram quase sempre educados por professores particulares , sendo que mais tarde estudavam e formavam-se na secular e afamada UNIVERSIDADE DE COIMBRA ( ABAIXO ) , geralmente em Direito e , em grau muito menor , em Medicina .

Só em 1827 , portanto quando o Brasil já era uma nação independente , é que surgiu a primeira lei relativa `a educação : datada de 15 de outubro ( daí o fato de O DIA DO PROFESSOR ser comemorado nessa data , o que só foi oficializado em 1963 ; a mesma lei também determinava que o ensino superior ficaria a cargo do governo imperial - ABAIXO , O ENTÃO IMPERADOR DOM PEDRO I  ) , ela determinava que todas as cidades , vilas e lugarejos deveriam ter as suas escolas de primeiras letras ,

porém a primeira escola de formação de professores só surgiu quase 10 anos mais tarde , em 1835 na então vila de Praia Grande , a atual Niterói e que na época era a capital do Rio de Janeiro ( as escolas de formação de professores eram chamadas de ESCOLAS NORMAIS ( ABAIXO , ALUNAS DE ESCOLA NORMAL ) e eram estabelecimentos educacionais de nível médio ; os primeiros estabelecimentos de formação de professores a nível superior só surgiram mais de 100 anos mais tarde ......) . Como era um costume na época , os alunos do curso de Magistério eram divididos por sexo e as mulheres só poderiam lecionar para meninas ......

Em 1854 a situação da educação brasileira era seguinte : a população brasileira na faixa etária entre 6 e 14 anos era de 1.680.000 pessoas e de todas elas apenas 61.700 - ou 3,7 % da população brasileira de então - estudava em escolas primárias ; apenas 3.713 alunos - ou 0,22 % da população - estudava em escolas de nível médio ( existiam em todo o Brasil apenas 24 escolas desse nível , quase todas localizadas nas capitais das então províncias e eram chamadas de LICEUS - ABAIXO , O TRADICIONALÍSSIMO COLÉGIO DOM PEDRO II , NO RIO DE JANEIRO E DURANTE MUITO TEMPO A PRINCIPAL ESCOLA DE NÍVEL MÉDIO DO PAÍS  )

 e apenas 1.076 privilegiadíssimos alunos - ou 0,064 %  da população - estudavam em estabelecimentos de nível superior ( em todo o Brasil existiam apenas 2 faculdades de Medicina , 2 faculdades de Direito , 1 academia de Belas Artes e alguns cursos militares no Rio de Janeiro ; as mulheres - raras , é verdade - só passariam a ter acesso ao ensino superior em 1879 e primeira universidade brasileira só surgiu em 1912 , em Curitiba e tendo curtíssima duração - ABAIXO A FACULDADE DE DIREITO DE SÃO PAULO , UMA DAS MAIS ANTIGAS DO PAÍS )  .

    Só a título de comparação , em 1890 - época em que o Brasil já era uma república  e em que foi realizado o segundo censo da história do país ( o primeiro foi realizado em 1872 ) - a situação já era um pouco melhor : da então população de cerca de 13.300.000 habitantes , 2.100.000 - ou 14,8 % - eram alfabetizadas ( além dos cursos superiores que citamos há pouco existiam ainda 2 faculdades de Engenharia , 2 seminários a nível superior e 3 escolas militares - ABAIXO , O PRÉDIO DA ANTIGA ESCOLA POLITÉCNICA DE OURO PRETO - MINAS GERAIS  ) .

Vale lembrar que boa parte das poucas pessoas alfabetizadas vivia em colônias estrangeiras , especialmente alemãs , e que portanto cresceram e foram educadas de acordo com os costumes e a língua da pátria de seus pais . ( ABAIXO , A ANTIGA ESCOLA ALEMÃ DE JOINVILLE )

 Foi só a partir da década de 30 que o poder público passou realmente a "cuidar " da educação e a criar as primeiras redes de escolas públicas , mas não por uma questão social : o Brasil vivia a ditadura liderada por GETÚLIO VARGAS ( 1882 - 1954 - ABAIXO  ) e era preciso educar e doutrinar as massas de acordo comas ideias do ditador de plantão.......

Por tudo o que acabou de ser exposto ; pelo secular e criminoso desprezo pela educação e pelas conhecidíssimas dificuldades enfrentadas pelos professores , como salários baixos e desestimulantes , falta de valorização e chacota por parte da sociedade ,péssimas condições de trabalho e ainda agressões físicas e morais por parte de "alunos " , lecionar no Brasil é um verdadeiro ato de heroísmo !

O vídeo do dia traz uma ação de uma dessas heroínas anônimas : trata-se de uma professora de Joinville que fez seus alunos de apenas 5 anos de idade fazerem.......BOM , É MELHOR CONFERIR O VÍDEO !

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