segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Som de Joinville : Ó Xente !

Você está com o corpo "enferrujado " ? Quer dançar mas é uma verdadeira "porta " ? Então os seus problemas acabaram ! Só ao vê-lo e , principalmente , ao ouvi-lo imediatamente você já irá querer dançar ( ABAIXO ) de tão contagiante que ele é.......

Ele é o típico brasileiro , ou seja , mestiço : tem origem na milenar e sábia cultura indígena , nos latinos e melancólicos colonizadores lusos , nos germânicos e formais invasores holandeses do século 17 e também em outros povos europeus , especialmente franceses e austríacos.......Não , não estamos nos referindo ao famoso dançarino CARLINHOS DE JESUS ( ABAIXO ) ou a algum dançarino que esteja fazendo sucesso aqui em terras de Dona Francisca

mas sim ao NORDESTINÍSSIMO ( perdoe-nos os
 professores de Português que por acaso estejam lendo estas mal escritas linhas ) FORRÓBODÓ , ou simplesmente FORRÓ !

Ao contrário do que se diz a palavra forró não surgiu a partir dos bailes abertos ao público promovidos por engenheiros ferroviários britânicos nos primeiros anos do século 20 no interior de Pernambuco ( ABAIXO , TREM CHEGANDO NA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE ARCO VERDE , EM PERNAMBUCO ) ou pelos militares norte-americanos durante a Segunda Guerra Mundial na cidade de Natal ( a palavra teria tido origem na expressão FOR ALL , " para todos " , em inglês e que parecia em cartazes afixados nas entradas dos locais dos bailes )

mas sua origem é bastante remota : no período medieval havia um tipo de baile dançado ao som de bumbos ( ABAIXO )

nas regiões equivalentes ao extremo norte de Portugal e a região espanhola da Galícia 9 ABAIXO , DESTACADA NO MAPA )

e que era conhecido no dialeto da região como FORBODÓ , ou '"desentoação "(nessa mesma região - ABAIXO - ainda hoje existe um dialeto próprio , o MIRANDÊS ) ,

que por sua vez do francês FAUX-BOURDON . o fato é que já no século 19 em algumas regiões de Pernambuco existem referências a essa dança , sendo  também conhecida nessa época os nomes de FORROBODANÇA ou FORROBODÃO .

É provável que além de ter surgido dessa longínqua dança ibérica a dança tenha sofrido influências do baião , quadrilha , xaxado ( danças de provável origem holandesa ) , xote ( de origem portuguesa ) , das danças europeias de salão ( especialmente a valsa e a polca - ABAIXO ) e ainda das danças rituais indígenas

 . Conhecido também como PE-DE-SERRA , ARRASTA-PÉ , BATE-CHINELA e FOBÓ , o forró tradicional resume-se a apenas 3 músicos - um sanfoneiro ( tocando geralmente uma sanfona de 8 baixos ) , um tocador de zabumba ( instrumento parecido com um bumbo ) e um tocador de triângulo - ,

é caraterizado pela malícia e sensualidade , por dois movimentos principais ( levantada de perna e testada , ou "cretinagem " , quando as testas do par se encontram )

 e é muitíssimo associado às festas juninas , mais especialmente as de Caruaru ( Pernambuco - ABAIXO ) , Juazeiro do Norte ( Ceará ) , Campina Grande ( Paraíba ) e Mossoró ( Rio Grande do Norte ) .

      Teria tudo para ser um tipo de manifestação tipicamente e exclusivamente regional não fosse a maciça migração de nordestinos a partir da década de 40 rumo ao eixo Rio-São Paulo e mais tarde à Brasília . É claro que aquele que talvez seja o maior sanfoneiro brasileiro de todos os tempos e é até hoje um dos grandes símbolos  do Nordeste não poderia ter ficado de fora disso : LUIZ GONZAGA DO NASCIMENTO ( 1912-1989 ) ........

O "seu Lua " , como era carinhosamente conhecido , acabou tendo fundamental importância no processo de popularização do forró a nível nacional com o sucesso de FORRÓ DE MANÉ VITO , de 1949 , e que foi uma composição dele mesmo em parceria com ZÉ DANTAS ( ABAIXO ) .

No rastro do "rei do baião " surgiram  nomes como DOMINGUINHOS ( 1942-2013 - ABAIXO - , apontado pelo próprio Luiz Gonzaga como seu herdeiro musical ) , LUIZ WANDERLEY , ZÉ DO BAIÃO , SEBASTIÃO DO ROJÃO e inúmeros outros , cujo sucesso se limitou na maioria das vezes a apenas uma música e que desapareceram do cenário musical brasileiro de maneira tão rápida quanto surgiram .

Curiosamente foi só na década de 70 que surgiram os salões de forró , nas cidades do Rio de Janeiro , São Paulo , Brasília e capitais nordestinas e , ironicamente , a partir da segunda metade dessa mesma década o velho forró começou a definhar : a onda da DISCO MUSIC ( ABAIXO , UMA DAS EXPOENTES DESSE GÊNERO : DONNA SUMMER , 1948-2012 )  tomou o mundo de assalto nessa época e o forró acabou sendo uma de suas vítimas .......

A partir dessa época começaram a surgir os forrós com letras maliciosas e de sentido duplo e cujo grande expoente é até hoje o paraibano GENIVAL LACERDA ( ABAIXO ) .

Se o "rei do baião " lá em 1949 havia contribuído para massificar nacionalmente o contagiante ritmo nordestino em 1980 ele trouxe o prenúncio dos novos tempos : no disco O HOME DA TERRA (1980 - ABAIXO  ) além dos tradicionais sanfona , zabumba e triângulo também havia bateria , baixo e , pasmem , guitarra !

Em uma década em que outro modismo musical tomou conta do Brasil , o rock , definitivamente o forró já era coisa do passado e estava fora de moda.......A resposta viria no início dos anos 90 , e no Ceará  : cansado de ser xingado por todo mundo , e de ouvir a sua pobre e inocente mãe também ser xingada , o então juiz de futebol EMANUEL GURGEL ( ABAIXO )  resolveu ganhar ganhar dinheiro .

 Esperto , inteligente e empreendedor , ele atacou em várias frentes : criou os seus próprios estúdio e rádio - SOM ZOOM ESTÚDIO e SOM ZOOM ESTÚDIO - e também criou e empresariou as bandas MASTRUZ COM LEITE ( ABAIXO ) , CAVALO-DE-PAU , ALEGRIA DO FORRÓ e CATUABA COM AMENDOIM ( como se percebe ele também criativo para dar nomes......) .

Nada de zabumba e de triângulo e sim muito teclado , saxofone e guitarra e em lugar de letras descrevendo a árdua vida do sertanejo nordestino letras açucaradas e românticas , com um som mais pop do que propriamente de forró e ainda por cima com versões de velhos sucessos de cantores e bandas estrangeiros : surgiu ali o chamado FORRÓ ELETRÔNICO ( ABAIXO )  ........

Para quem durante anos foi juiz de futebol as críticas vindas dos membros da velha guarda do forró não eram nada e certa vez em uma entrevista ele ( ABAIXO )  deu a seguinte declaração : "Mudamos a filosofia do forró: Luiz Gonzaga só falava de fome, seca e Nordeste independente. Agora a linguagem é romântica, enfocada no cotidiano, nas raízes nordestinas, nas belezas naturais e no Nordeste menos sofrido, mais alegre e moderno(...)".......

      Naquela mesma década de 90  surgiu na cidade de São Paulo também outro tipo de forró , esse mais fiel às raízes do gênero e com certa influência da polca : o FORRÓ UNIVERSITÁRIO , que além dos tradicionais sanfona , zabumba e triângulo também tem baixo e violão . ( ABAIXO ,A GRANDE EXPOENTE DO GÊNERO : A BANDA PAULISTANA FALAMANSA )

 Em matéria de dança , é talvez até mais complexo do que o forró tradicional : são 19 tipos de passos .

 Ainda na mesma década surgiu um terceiro tipo de forró , uma mistura com o HARDCORE - o popular " rock pauleira " -  que fez muito sucesso com a banda brasiliense OS RAIMUNDOS ( ABAIXO ) mas que no entanto não teve continuidade .

 Para raiva ainda maior da velha guarda do forró , nos primeiros anos da primeira década deste século  surgiu um novo tipo de forró eletrônico , com fortíssima influência da axé music baiana e que tem como um de seus expoentes WESLEY SAFADÃO ( ABAIXO -  KKKKKK!!!!!!!! ) .......

Nada de música eletrônica , som universitário , axé music , pop ou hardcore : o negócio é o velho forrozão de raiz à la Luiz Gonzaga ! Detalhe : a banda é de Joinville ! A história da banda FORRÓBODÓ ( ABAIXO )  ainda é curtíssima : 

sua primeira apresentação oficial aconteceu em 11 de abril de 2015 , no PORÃO DA LIGA ( pub anexo a tradicional LIGA DE SOCIEDADES - ABAIXO ) , mas se falta maior rodagem para a banda o mesmo não se pode dizer para seus membros .........

FABRÍCIO DALPRÁ ( voz e acordeão - ABAIXO  ) , natural de Guaramirim , começou a cantar em público com apenas 8 anos de idade , na igreja que frequentava , e aprendeu a tocar - em parte de maneira auto didata - acordeon , violão e teclado e desde 2004 segue carreira profissional , como músico e professor musical , tendo participado de vários festivais de música . 

GABRIEL VIEIRA ( violino - ABAIXO  ) , é multi instrumentista , compositor , cantor , produtor artístico-musical , engenheiro de som e teve o privilégio de trabalhar ,

 entre outros , com YAMANDÚ COSTA ( ABAIXO )  , um dos maiores violeiros brasileiros da atualidade .

 RAFAEL VIEIRA ( bateria - ABAIXO  ) - que não é parente de Gabriel - é certamente um dos mais requisitados músicos de Joinville : músico de estúdio em Joinville , Curitiba e Florianópolis ; já fez parte de inúmeros projetos musicais bem como de bandas locais como REINO FUNGI , DONA CHICA , CIRCUS MUSICALIS e OS DEPIRA .

 Também teve o supremo privilégio de poder trabalhar com o bluesman norte-americano , radicado em Joinville , REX JOHNSON , e com aquele que talvez tenha sido o maior guitarrista brasileiro de todos os tempos : CELSO BLUES BOY ( 1956-2012 - ABAIXO  ) .......

Para completar esse verdadeiro timaço vem o argentino , da cidade de La Plata , MARCOS ARCHETTI (baixo - ABAIXO  ) : músico e professor de música , chegou a escrever um livro a respeito do improvisação na música , faz parte das bandas TRIO FAMÍLIA e JOINVILLE JAZZ BIG BAND , chegou a fazer uma turnê por Argentina , Brasil , Chile e Uruguai 

e a tocar  , entre outros , com o incrível multi instrumentista alagoano HERMETO PASCOAL( ABAIXO )  , um de seus ídolos e fontes de inspiração na música ......

Com músicos só podia sair coisa boa e você terá o privilégio de assistir a uma das apresentações da banda ( ABAIXO )  no vídeo do dia . VALE A PENA CONFERIR ! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário