Miséria ; fome ; pestes ; atraso ; misticismo ; superstições ; guerras ( ABAIXO ) ; a crença de que a Terra era quadrada e de que o mar era habitado por seres demoníacos como monstros , serpentes marinhas e sereias ; donos de grandes extensões de terras mais poderosos do que os próprios reis e um poder absoluto da Igreja ........quando se fala em IDADE MÉDIA
- aquele longo período de quase 1.000 anos que inciou com o colapso do outrora poderoso IMPÉRIO ROMANO no ano de 476 e terminou com a queda de outro outrora poderoso império , o BIZANTINO , com a tomada de sua principal cidade , CONSTANTINOPLA , pelos turcos em 1453 ( ABAIXO ) - imediatamente nos vêm à mente as imagens descritas há pouco .
Trata-se de uma das consequências daquelas chatas e monótonas aulas de História que muitos de nós tivemos e que se baseavam no método "decoreba " de ensino mas uma análise mais curiosa e detalhada daquele período ( ABAIXO ) logo irá revelar que não foi bem assim ,
a começar pelo poder da Igreja : no período medieval uma das raríssimas formas de ascenção social era justamente através da carreira ( ABAIXO , CLÉRIGOS DA IDADE MÉDIA ) mas nem todos conquistavam o seu lugar ao sol........
Até por serem originários de famílias humildes muitos monges acabavam não se tornando professores em UNIVERSIDADES ( sim , elas são uma criação do tempo da Idade Média - ABAIXO ) , não alcançavam altos postos na rígida e rigorosa hierarquia da Igreja e nem sequer acabavam completando os seus estudos :
marginalizados e abandonados pela Igreja acabavam tendo de se virar para poder sobreviver , vivendo de esmolas e de pequenos serviços temporários . Ao longo , principalmente dos séculos 12 e 13 , muitos desses antigos monges , chamados de GOLIARDOS ( ABAIXO ) , sobreviviam de maneira bem curiosa : em tabernas , entradas de universidades e em qualquer local público declamavam , ou cantavam , poemas de conteúdo amoroso , satírico e até erótico , muitíssimos ousados para a época .
Através desses mesmos poemas , ou também textos dramáticos , criticavam e denunciavam os abusos , desmandos e a corrupção da dita "santa e madre Igreja " : além da Igreja ( poupavam apenas os padres , por os considerarem "vítimas da hierarquia " e chegavam a fazer paródias blasfemas de textos litúrgicos ) ,
também atacavam os poderosos da época e até mesmo a grande massa de camponeses ( ABAIXO ) e que eram vistos como ignorantes , rudes , supersticiosos e medíocres .........
Os goliardos levavam um tipo de vida anárquico , libertino e errante ( eles também eram chamados de CLERICI VACANTES , algo como "clérigos vagabundos " ) e tinha uma postura crítica , provocadora , rebelde , irônica e bem humorada
( chegaram a dar origem a um gênero litetário próprio cujos grandes expoentes foram o italiano CECCO ANGIOLERI e o francês GAUTIER DE CHÂNTILLON ) ; enfim , podemos afirmar que os goliardos eram uma espécie de BAD BOYS DO BEM da Idade Média ou , segundo alguns historiadores modernos , a "ala esquerda da Igreja " ........
Mas por que se chamavam GOLIARDOS ? É uma pergunta praticamente impossível de ser respondida , embora existam muitas explicações para tentar respondê-la : segunda uma dessas versões tal nome viria do gigante bíblico GOLIAS ( ABAIXO ) , que durante o período medieval foi adotado como símbolo de todos aqueles que faziam oposição à Igreja ;
já segunda outra versão o nome teria origem em GOLIAS ABELARDO , uma referência à PEDRO ABELARDO ( 1079-1142 - ABAIXO ) , um teólogo francês que se tornou mais notório em virtude de sua postura rebelde e modo de vida desregrado do que em virtude de suas ideias e obras e que foi o provável percursor dos goliardos .
Como todos aqueles que ousaram desafiar a Igreja os goliardos acabaram sendo perseguidos , reprimidos e presos , desaparecendo com o tempo e com muito pouco de sua obra chegando aos dias atuais .......
Agora imagine a seguinte situação : antigos poemas escritos por goliardos sendo musicados em um tom épico e servindo como música de fundo nas cenas mais tensas e de maior suspense em uma novela das sete da Globo ( ABAIXO ) .........
Antes que você nos chame de loucos iremos ao princípio ........A época é o século 19 e em uma pequena e tranquila cidade alemã de nome complicado - BENEDIKTBEUERN ( ABAIXO ) - ocorreu aquele que é um dos maiores achados históricos de todos os tempos : um conjunto de 200 textos profanos escritos por goliardos provavelmente no século 13 .
Os textos são completamente diferentes uns dos outros , foram escritos em épocas distintas e quase todos em um latim característico do período medieval , com as exceções de 47 versos , escritos em ALTO ALEMÃO ANTIGO ( língua falada provavelmente entre os anos 500 e 1050 nos atuais sul da Alemanha , Áustria e Suíça ) e FRÂNCICO ( língua falada pelos FRANCOS , povo germânico - ABAIXO - que ocupou quase toda a Europa ocidental entre os séculos 5 e 10 ) .
Acredita-se que todos eles tenham sido escritos para serem cantados e que as suas histórias sejam originárias de várias regiões europeias : SACRO IMPÉRIO ROMANO GERMÂNICO ( império cuja maior parte do território equivale a atual Alemanha ) , CASTELA , ARAGÃO ( dois reinos que no século 15 se uniram para formar a atual Espanha ) , OCCITÂNIA ( região equivalente ao atual sul da França e também a pequenas partes de Itália e Espanha - ABAIXO ,A BANDEIRA DESSA ANTIGA REGIÃO ) , INGLATERRA e ESCÓCIA .
Em 1847 um renomado linguista de então , chamado JOHANNES ANDREAS SCHMELLER ( ABAIXO ) , acabou dando um nome ao conjunto de todos esses textos : CARMINA BURANA , versão em latim de CANÇÕES DA BEUERN ( abreviatura da cidade em que foram encontrados ) .
Felizmente um sujeito chamado CARL ORFF ( 1895-1982 - ABAIXO ) acabou tendo acesso a essas relíquias históricas........Trata-se de um compositor alemão que também foi um dos pioneiros da EDUCAÇÃO MUSICAL ( seu método de ensino baseava-se no canto e na percussão ) e que acabou musicando 24 daqueles antigos textos ,
incluindo um poema chamado O FORTUNA ( trata-se de uma referência a uma divindade romana associada à sorte e à esperança - ABAIXO ) e deu a sua obra o mesmo nome que aquele linguista que citamos há pouco havia dado ao conjunto dos textos .
Tecnicamente CARMINA BURANA é uma CANTATA CÊNICA ( uma CANTATA é uma composição feita para uma ou mais vozes com um acompanhamento musical e às também de um coral ) e que para ser executada exige o seguinte : um barítono , uma soprano , um tenor , uma grande orquestra ( ABAIXO - em uma segunda versão da obra a orquestra foi substituída por 2 pianos e percussão ) e até mesmo bailarinos e pantomimos ( atores que atuam fazendo mímica ) .........
Como já deu para perceber trata-se de uma obra musical muitíssimo complexa e.......POPULAR . Trata-se seguramente uma das mais tocadas e conhecidas músicas eruditas de todos os tempos , sendo reconhecida até mesmo por quem não entende rigorosamente nada desse seleto gênero musical : já foi incontáveis vezes tocada ( ABAIXO ) em eventos , filmes , programas de televisão .......
Foi executada pela primeira vez em junho de 1937 na cidade alemã de Frankfurt ( ABAIXO ) e ainda faz parte uma trilogia chamada TRIONFI ( as outras partes dessa trilogia são CATULLI CARMINA , composta em 1943 , e TRIONFO DI AFRODITE , composta em 1952 ) .
Por último , a tal novela da Globo em que ela foi tocada ( atenção noveleiros de plantão ! ) foi a comédia romântica BEBÊ A BORDO ( ABAIXO ) , exibida entre 13 de junho do longínquo ano de 1988 e 10 de fevereiro do ano seguinte .......
Não comentamos há pouco que Carmina Burana exige uma grande orquestra para ser tocada ? Pois o vídeo do dia traz justamente uma grande orquestra : trata-se da maravilhosa ORQUESTRA CIDADE DE JOINVILLE ( ABAIXO ) E SEU CORAL . VALE A PENA CONFERIR !
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