segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Som de Joinville : Sambista do Interior

Isso é um fato : a única linguagem verdadeiramente universal é a da MÚSICA ( por acaso você conhece alguma pessoa que não goste de música ? ) e com toda a sua universalidade e magia é capaz de coisas curiosas e o nosso personagem do dia é um desses casos .........

Ele não foi criado no meio no qual se consagraria e pelo qual até hoje é conhecido , aliás muito pelo contrário , era filho de humildes imigrantes italianos , nasceu na interiorana Valinhos ( ABAIXO ) , foi criado em Jundiaí , viveu em Santo André

e dos 22 anos de idade até a sua morte , aos 62 anos , na cidade de São Paulo , certa chamada maldosamente pelo carioquíssimo poeta-compositor VINÍCIUS DE MORAIS ( ABAIXO ) de " O TÚMULO DO SAMBA " ........

A primeira música composta por ele a fazer sucesso estourou quando ele já tinha 45 anos de idade , a sua consagração definitiva só aconteceu quando já tinha 54 anos e só foi gravar o seu primeiro disco aos 64 anos , uma  idade considerada avançada naquele longínquo ano de 1974 . Mais um detalhe : ele não sabia tocar nenhum instrumento e a sua voz , embora rouca e bonita , estava longe da voz de um ORLANDO SILVA , um CAUBY PEIXOTO , um NELSON GONÇALVES ( ABAIXO )  , um SÍLVIO CALDAS ......

Um sujeito com esse perfil poderia ser sinônimo de SAMBA ? A música e , principalmente o talento são capazes de tudo e um sujeito que se proponha a escrever um livro contando a história do samba deixando de fora ADONIRAN BARBOSA ( 1910-1982 - ABAIXO  ) é simplesmente maluco.......

Um sambista com o nome de JOÃO RUBINATO seria algo esquisito , não é mesmo ? Então o que nosso personagem fez : juntou o nome de um cantor de rádio do qual era muitíssimo fã com o sobrenome de um grande amigo ........Pronto : ali surgia um dos ícones do samba e que costumava repetir até com certa frequência e sabedoria , " SAMBA NÃO TEM LUGAR " .......

Boêmio assumido e inveterado , corintiano ( bom , nem os gênios são perfeitos......) , quase sempre com a sua inseparável caixinha de fósforos com a qual dava ritmo às suas geniais composições , participou durante a sua juventude de inúmeros concursos de música e até chegou a vencer um deles ( promovido pela Prefeitura de São Paulo em 1934 , venceu com a marchinha DONA BOA , uma parceria com J . AIMBERÊ ) mas o samba teve de esperar um pouco :

primeiro trabalhou no então glamouroso meio radiofônico , onde foi discotecário , locutor e humorista ( de seus personagens o malandro CHARUTINHO foi o que acabou ganhando maior notoriedade e popularidade - ABAIXO , ADONIRAN INTERPRETANDO O PERSONAGEM ) ,

tornando-se uma figura bastante popular na cidade de São Paulo ao longo da década de 40 ( ABAIXO , SÃO PAULO NOS ANOS 40 ) .

Tendo vivido em uma época em que a hoje caótica metrópole ainda tinha preservadas generosas extensões de áreas verdes e algumas de suas regiões ainda tinham aquele jeito de cidade de interior , foi talvez a pessoa que melhor conheceu a cidade de São Paulo  e que melhor compreendeu alma do paulistano .

Bem humorado tanto em sua  vida como quando artista , usou esse bom humor para retratar e até denunciar um progresso já desordenado e nocivo e que começava a desfigurar aquela cidade , tornou célebres bairros e ruas da metrópole paulista

e retratou com perfeição tipos populares encontrados naquela cidade , especialmente imigrantes italianos que viviam em bairros como Bexiga , Brás , Mooca ( ABAIXO ) e Barra Funda .

Para realçar esses tipos fez uso de uma de suas marcas registradas : os erros de português nas letras de seus sambas ........
     Certa vez quando questionado sobre tais erros , ele respondeu o seguinte : " NÃO ADIANTA QUERER FALAR ERRADO . TEM QUE SABER FALAR ERRADO " ( KKKKK!!!!!! )........

Algo que raríssimas pessoas sabem : esses mesmos erros surgiram por influência do DEMÔNIOS DA GAROA ( ABAIXO )  , aquele veteraníssimo grupo de samba paulistano ( surgiu em 1941 e ainda se encontra na ativa ) e do qual Adoniran foi uma espécie de sexto membro , sendo responsável por boa parte das canções gravadas pelo grupo .

Aliás a relação entre Adoniran e Demônios da Garoa ( ABAIXO )  , que começara com um namoro em 1955 - quando gravaram uma composição sua , SAUDOSA MALOCA - e se transformara em um noivado com sucessos como ABRIGO DE VAGABUNDO , AS MARIPOSAS , IRACEMA e SAMBA DO ARNESTO virou definitivamente um casamento com TREM DAS ONZE ........

.Em 1964 o grupo se viu diante de uma exigência feita pela sua então gravadora , CHANTECLER : gravar uma música nova . A opção acabou sendo aquele samba gostoso , que havia sido oferecido ao grupo pelo próprio Adoniran dois anos antes mas que eles não puderam aceitar : estavam de malas prontas para ir para fazer uma turnê por Argentina e Uruguai . Lançada em setembro de 1964 ( ABAIXO ) ,

 curiosamente demorou alguns meses para fazer sucesso e acabou sendo também inscrita e vencendo um concurso de músicas carnavalescas promovido pelo governo do então Estado da Guanabara (  hoje a cidade do Rio de Janeiro - ABAIXO , BANDEIRA DO EXTINTO ESTADO  ) em janeiro do ano seguinte .

 Surpreendentemente , embora fosse um samba a respeito de uma realidade 100 % paulistana , foi a música mais tocada e ouvida no Carnaval carioca daquele ano ( ABAIXO ) , mais até do que o samba-enredo vencedor do Carnaval , " História do Carnaval Carioca " , da Salgueiro .........

O estrondoso sucesso da música ( chegou a ser gravada em italiano , espanhol , francês e , pasmem , hebraico.......) acabou sendo uma resposta à altura daquela declaração de Vinícius de Moraes e provou que na "terra do trabalho " também havia samba( em uma votação popular  feita pela TV Globo em 2004 , a música , muito justamente , foi escolhida a música-símbolo de São Paulo - ABAIXO  )  .........

Mas Adoniran não estava lá muito interessado no sucesso dela ( consta que não teria gostado da mudança feita na letra da música pelo grupo ) e precisava de dinheiro , ou melhor , de "tutu " , como gostava de dizer : com o prêmio de 2 milhões de cruzeiros ( equivalente hoje a cerca de 8.500 reais ) , pago pelo governo da Guanabara , pôde enfim reformar a sua "maloca " , localizada no bairro paulistano de Cidade Ademar ( ABAIXO ) .........

      E o tal "trem das onze " ? Ele realmente existiu : partia aos domingos , exatamente às 22 horas e 59 minutos , da estação de .........VILA MAZZEI  ! ( ABAIXO )

 Pense bem : que anti clímax e anti poético seria um samba que tivesse em sua letra Vila Mazzei ao invés de Jaçanã ( a linha de trem - ABAIXO -  foi inaugurada em 1894 , a princípio para levar operários e materiais de construção para  a construção de um reservatório de água na região da Serra da Cantareira ,

hoje no no município de Guarulhos , e acabou sendo desativada em 1965 : em junho de 1966 a antiga estação de Jaçanã acabou sendo demolida e em seu lugar foi aberta a rua Benjamim Pereira - ABAIXO , ADONIRAN BARBOSA NA ANTIGA ESTAÇÃO  ) .........

E o tal do Jaçanã ? Trata-se hoje de um bairro paulistano de classe média ( ABAIXO ) , localizado a 10 quilômetros do centro ( fica na divisa com o município de Guarulhos ) e que , segundo o censo de 2010 , tinha uma população de 92. 836 pessoas .

 Algo que poucos sabem : Adoniran Barbosa também chegou a ter uma experiência como ator , chegando a ser um dos contratados da COMPANHIA CINEMATOGRÁFICA MARISTELA ( ABAIXO ) , que ficava a algumas quadras da estação de Jaçanã e como Adoniran - embora jamais tivesse morado ali e conhecesse pouco a região - se deslocava para lá de trem foi em uma dessas viagens que surgiu a inspiração para a famosa música ........

Além da própria música , os únicos registros  de que ali um dia circularam trens são o museu do bairro , inaugurado em 30 de dezembro de 1983 ( ABAIXO )   , e as lembranças de antigos moradores  : mais um vez o progresso , com as suas características mais nocivas , e a burra e atrasada mentalidade brasileira de priorizar o caro , poluente e perigoso transporte rodoviário ao invés do barato , anti poluente e seguro meio ferroviário acabaram vencendo........

JAÇANÃ É EM JOINVILLE , pelo menos no vídeo do dia : nele um trio de cantores locais , formado por JOUBERT GUIMARÃES ( ABAIXO ) ,

 FABRÍCIO DALPRÁ

e PATRÍCIA SAYURE DE MELLO ( ABAIXO ) , interpreta de maneira bastante especial esse que é um dos clássicos do samba . VALE A PENA CONFERIR , E APLAUDIR !

Nenhum comentário:

Postar um comentário