quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Ordem do Ditador !

Este limitado escriba tem o dever de lhes confessar uma coisa : a FICÇÃO nunca foi , não é e nunca será o meu forte , mas em todo o caso tentarei.....Imagine que em um mesmo local - um canal marítimo ( ABAIXO ) separando uma outrora ilha com uma cidade antiga e tricentenária do continente - se encontrem 4 damas - BIOLOGIA , CULTURA POPULAR , VERDADE e HISTÓRIA - e que de repente haja um animado bate-papo entre elas a respeito de um peixe que em tempos passados era muito comum ali .

Precisa  , metódica e professoral  , a dama BIOLOGIA dá início à conversa : " Que peixe mais estranho esse : trata-se de um PLEURONECTIFORME DEMERSAL DA SUBORDEM PLEURONOCTOIDEI . Traduzindo : é um peixe cuja principal caraterística é ter o corpo achatado e a cabeça de maneira simétrica , tendo ambos os olhos no mesmo lado (ABAIXO ) . Na verdade não é apenas um mas sim 10 espécies , que vivem em boa parte do  litoral da Europa , nas regiões do Golfo do México , Caribe , parte noroeste do oceano Pacífico

 e ainda nos litorais do oceano Atlântico das Américas do Norte e do Sul . Esse peixe ( ABAIXO ) , digamos , diferente , vive e se reproduz em locais arenosos ou lodosos tanto de mares quanto oceanos , podendo ser encontrado também em regiões de baixa salinidade e altíssima profundida . Em geral os adultos pesam entre 2 e 3 quilos e medem entre 12,5 e 60 centímetros " .

 Agora é a vez de a CULTURA POPULAR , com aquele seu jeito tipicamente informal e irreverente , falar : " Ei Bio ! Por que dificultar as coisas ? Não precisava falar tanto sobre aquilo que todas aqui conhecem tão bem : esse é o LINGUADO ! ( ABAIXO ) Em algumas regiões aqui do Brasil meus filhos - O POVO - chama ele de SOLHA ou AREEIRO . Sabe por que que ele tem os olhos de lado ? É que uma vez um deles caçoou de Deus e o todo poderoso , com sua cólera divina e sua gigantesca sabedoria lhe deu o castigo que merecia ! " .

Pensativa , séria , sem "papas na língua " e um tanto revoltada a dama VERDADE mudou o rumo da "prosa " : " Que povinho mais hipócrita esse brasileiro ! A principal cor da bandeira deles é o VERDE mas é um dos países que mais poluem e  destroem florestas , além de preferirem o carro - poluente , caro e perigoso - a transportes ecológicos , seguros e baratos , como bicicleta , trem , transporte fluvial e a saudável caminhada . São tão cara-de-pau que na abertura da Olimpíada ( ABAIXO )

chamaram a atenção do mundo para a preservação do meio ambiente ( ABAIXO ) ....É aquele negócio : FAÇA O QUE EU DIGO MAS NÃO FAÇA O QUE EU FAÇO ! " .

Tão ou mais séria e pensativa do que a dama Verdade , foi a vez de a dama HISTÓRIA - uma prima distante da dama Biologia encerrar a conversa : " Faço minhas as palavras da indignada amiga Verdade e acrescento : por este canal em que estamos agora , além de há tempos passados existirem uma fartura de peixes - incluindo o próprio Linguado - por aqui havia uma belíssima ponte de ferro ( ABAIXO )  , em parte giratória ,

e ainda um considerável tráfego marítimo , não só com canoas e modestas embarcações pesqueiras como também com pequenas e médias embarcações , como os vapores "RICHARD PAUL " , "  CRUZEIRO " e os pertencentes a companhias marítimas como HOEPCKE e LLOYD BRASILEIRO . Como costuma dizer um amigo meu que mora lá em Joinville : 'essa região ( ABAIXO , FOTO DO CENTRO DE SÃO FRANCISCO , DATADA PROVAVELMENTE DE 1905 )  era uma pequena HONG KONG ! ' " . E , muito tristes com mais um ato de estupidez humana , as 4 belas damas deixaram o local e seguiram cada uma o seu rumo......

    Talento ou falta de talento literário à parte , agora irei contar um pouco de uma história de bem real e de final nada feliz ......" A ESTRADA ENTRE JOINVILLE E SÃO FRANCISCO É O RIO CACHOEIRA ! " : nos longínquos e românticos anos 20 , e já há 7 décadas , essa era uma verdade e um fato absolutos e os expressivos números a seguir só confirmam e reforçam esta afirmação . Segundo um relatório enviado ao então prefeito de Joinville , o juiz paraibano ULISSES GERSON ALVES DA COSTA , no final de 1927 os números referentes ao movimento entre o antigo porto do Mercado Público ( ele se estendia do moinho até a altura da rua Sete de Setembro - ABAIXO - ; o porto do Bucarein só veio a ser inaugurado em 1930 ) e o porto de São Francisco eram esses :

 ao longo daquele ano haviam sido movimentados 32.476.990 quilos de mercadorias entre os dois  portos ( essas mercadorias eram erva-mate , madeira , produtos industrializados oriundos de Joinville , cimento , arame farpado , tecidos , armarinhos e em grau menor , diversos tipos de mercadoria , incluindo até mesmo automóveis ! ) e o movimento de passageiros foi de 7.002 pessoas ( ABAIXO , VAPOR CHEGANDO NO PORTO DO MERCADO )  . Detalhe : os dois números referem-se apenas às movimentações das 3 principais empresas marítimas que atuavam no porto de Joinville - CAHOEIRA ; JORDAN , GERKEN E COMPANHIA e EMPRESA JOINVILENSE DE NAVEGAÇÃO - ,

 sem considerar as embarcações de empresas como as já citadas HOEPCKE e LLOYD BRASILEIRO ; embarcações à vela procedentes de Itajaí , Tijucas , Porto Belo , Florianópolis , Laguna e Araranguá  e vapores , como os igualmente citados vapores " RICHARD PAUL " e "CRUZEIRO " ( esse último também ligava o porto de Joinville aos de Itajaí , Florianópolis , Laguna e Paranaguá e naquele ano de 1927 transportou 3.210 toneladas de cargas entre Joinville e São Francisco - ABAIXO , OUTRO NAVIO NAVEGANDO NO RIO CACHOEIRA ) ......


Naquele mesmo ano de 1927 atracaram no porto da vizinha São Francisco 857 navios ( 732 deles eram nacionais e o restante foi o seguinte : 84 navios alemães , 27 suecos , 5 franceses , 3 argentinos 2 ingleses , 2 holandeses , 1 belga e 1 norte-americano ) . Resumindo : a navegação entre Joinville e São Francisco , apesar das eternas dragagens do rio Cachoeira e das faltas de maiores tamanho e estrutura do porto do Mercado Público ( ABAIXO )  , ia - sem trocadilho - "de vento em polpa " e sua importância tornava-se cada maior e crucial .

Só que mesmo com tanto progresso e pujança havia um porém : a PONTE DE FERRO SOBRE O CANAL DO LINGUADO ( ABAIXO ) , que havia sido inaugurada em 1906 e que muito provavelmente é uma das maiores façanhas da história da engenharia brasileira ......Mal conservada e perigosa , entre o final do anos 20 e o princípio da década seguinte gerava discussões , reclamações e dúvidas quanto a continuidade de sua existência .

        Engana-se quem pensa que esse tema limitava-se à região : o famoso jornal "O GLOBO " , do Rio de Janeiro em sua edição de 26 de julho de 1931 , publicou uma longa matéria em tom investigativo e de denúncia a respeito da ponte em questão . Eis o que os jornalistas cariocas escreveram há mais de 8 décadas : " A Ponte do Linguado , situada sobre o Rio Araquari , a única via terrestre que liga este município ao de Joinville , tem sido , recentemente , alvo de diversos acidentes . Assenta como se acha sobre colunas cilíndricas de ferro , cheias de concreto , foi construída há 23 anos . Extinta uma parte giratória ( ABAIXO ) para pequenas embarcações ,

 ainda assim a poderosíssima companhia ( SÃO PAULO-RIO GRANDE ) persevera em não fazer os melhoramentos adequados , demonstrando pouco caso pela vida de seus passageiros . Há poucos dias , se não fora o feliz acaso de um vigia ter percebido o ruído de um desmoronamento , antes da passagem do trem , muitas vidas teriam sido sacrificadas em holocausto ao descuido desta Estrada . Em seguida a este fato tão comentado , houve novo desmoronamento e a ponte ( ABAIXO )  ficou assentada apenas sobre 2 dos 6 roletes existentes . As pedras ultimamente jogadas ao rio para sustentar as vigas , trouxeram como consequência um deslocamento de areia dos bancos próximos que se vai acumulando em diversas colunas , julgando os técnicos que essa mesma areia será deslocada pela correnteza , aumentando sempre o fundo neste ponto ......"

Uma observação a ser feita : em nenhum momento o autor da matéria cogitou o ATERRO DO CANAL DO LINGUADO . ......O bom senso e o respeito ao dinheiro e à coisa pública determinavam que a ponte ou deveria ser reformada ou substituída por outra , mas eis que veio a decisão fatídica : sem qualquer discussão e explicação mais convincente , o ditador do momento - GETÚLIO VARGAS ( 1882-1954 - ABAIXO  ) - autorizou , ou melhor , DETERMINOU a aterro do canal .

Obediente ao chefe , o então interventor de Santa Catarina ( durante os longos 15 anos de ditadura varguista - de 1930 a 1945 - os governadores foram diretamente escolhidos pelo todo poderoso ditador gaúcho ) - o lageano NEREU RAMOS ( 1888-1958 - ABAIXO  ) - assinou em 24 de maio de 1933 o decreto de número 22.749 , que autorizava a obra . Conta-se que nessa o ocasião o PAU MANDADO DO DITADOR , ops ! , o interventor teria dito algo profético : " Junto com a ordem de serviço acabo de assinar a desgraça de São Francisco do Sul e de Joinville ".......

      Como o Brasil vivia uma ditadura disfarçada ( ela foi oficializada e escancarada através do golpe de Estado de 10 de novembro de 1937 ) , oficialmente ninguém contestou a decisão do todo poderoso , encastelado no Palácio do Catete ( a então sede da presidência da república e hoje MUSEU DA REPÚBLICA ) , exceto uma pessoa ; JOSÉ ACÁCIO GOMES DE OLIVEIRA ......Engenheiro e prefeito de Joinville em um breve período ( 1933 - 1934- ABAIXO , FOTO DO LOCAL ONDE ENTÃO FUNCIONAVA A PREFEITURA DE JOINVILLE E ONDE HOJE É A PRAÇA NEREU RAMOS  ) , enviou ao então ministro de Viação e Obras Públicas - JOSÉ AMÉRICO DE ALMEIDA - um vasto memorial em que alertava para as consequências do fechamento do canal e do qual 3 pontos merecem destaque :

" 1- O fechamento do canal sul dificultará as relações marítimas agravando precário estado sanitário da região ribeirinha assolada pelo impaludismo , 2 - O canal do Linguado , escoamento natural da bacia hidrográfica do rio São Francisco do Sul obrigará mudança no regime de águas fluviais a toda região , habitada por 10 mil almas ( ABAIXO , FOTO DE SÃO FRANCISCO , DATADA DOS ANOS 30 )  , daí até desemborcar no oceano será transformada em pantanais , 3 - Joinville pleiteando obras de dragagem do rio Cachoeira , não só para fins econômicos de transportes , como imprescindível saneamento devido á situação de impaludismo que poderá ser agravada com as referidas obras pelo consequente represamento das águas do citado rio que banha a cidade e que está subordinado ao regime de marés " ( algo que é preciso ser dito : a parte leste do canal do Linguado já havia sido aterrada em 1907 : em consequência disso a vazão de água e o trabalho corrosivo na parte oeste aumentaram ) ......

Infelizmente os preocupados e desesperados apelos do então prefeito de Joinville foram solenemente ignorados e a trágica decisão de Getúlio Vargas já não tinha mais volta : em 1934 teve início o aterro do canal ( ABAIXO ) . Concluído em 1935 foi tido e festejado pelos jornais da época pelos jornais como " uma grande obra de engenharia " e durante essa mesma obra os jornais ressaltaram a "dificuldade para se domar as águas " .

Se em 1935 muitos batiam palmas ,  mais de uma década mais tarde essas mesmas pessoas começaram a lamentar amargamente : em 1946 o transporte fluvial de passageiros entre Joinville e São Francisco foi desativado ( ela só seria reativado em 1969 , e apenas até 1973 , pelo iate turístico " CARIJÓ " - ABAIXO - , que partia do antigo CAIS CONDE D ´EU  ) e a  partir de 1959 começou a surgir um movimento em prol da reabertura do canal , com o  jornal "A NOTÍCIA "  "surfando nessa onda " .....

 Uma matéria publicada em 30 de outubro de 1959 e intitulada " O Problema do Aterro do Canal do Linguado " ressalta , entre outras coisas , uma suposta atitude apressada ou mal intencionada por parte dos engenheiros da obra e afirma que antes do fechamento da canal já havia técnicos que alertavam para as suas consequências . Apesar de tantos apelos pela reabertura do canal ( ABAIXO ) e críticas , tardias , pelo seu fechamento só em 1963 é que tomou um atitude efetiva......

   Nesse ano foi construindo um canal artificial em Barra do Sul ( ABAIXO ) - então pertencente à Araquari - , que tinha 500 metros de extensão , 15 metros de largura e 2,5 metros de profundidade . Tratava-se de uma solução que resolvia apenas em parte o problema e ainda por cima mal feita : apenas 6 meses após a abertura do canal ele já estava completamente assoreado .......

Naquele mesmo ano de 1963 , uma grande notícia : o então ministro de Viação e Obras Públicas - HÉLIO DE ALMEIDA - anunciou a REABERTURA DO CANAL até o fim do ano . Mas aqui é Brasil e sabe como é que é : em 1967 o governo federal anunciou que o canal não seria reaberto em virtude do motivo de sempre , FALTA DE DINHEIRO . Exatos 10 anos depois surgiram outras demonstrações do qualidade GAMBIARRA das obras públicas brasileiras : além de ondulações , a camada de asfalto ( ABAIXO ) sobre o aterro do canal apresentava rachaduras e buracos e o próprio aterro começava a ceder em virtude da força das águas .......


A reabertura do canal do Linguado ( ABAIXO , COM VISTA DA PRAIA DO ERVINO )  - que tem 27 quilômetros de extensão - virou uma espécie de LENDA REGIONAL , juntamente com a duplicação da SC-280 ( rodovia de acesso à São Francisco ) , a despoluição do rio Cachoeira , o desvio do trajeto da ferrovia de Joinville ( que esperamos , jamais aconteça ! ) , o Teatro Municipal de Joinville , o Museu da Imagem e do Som de Joinville , a Cidadela Cultural em Joinville e um prefeito decente para a maior cidade do Estado .....

Diante de tudo o que foi exposto e do provável conhecimento por parte de Getúlio Vargas das consequências do aterro do canal , afinal POR QUE ELE DETERMINOU O SEU FECHAMENTO COMPLETO ? Outra pergunta : VALERIA A PENA REABRIR O CANAL ? Quem responde á segunda pergunta é o geólogo , ativista ambiental e Homus Sincerus joinvilense MILTON WENDEL ( ABAIXO ) :

"O canal do Linguado é assunto recorrente em Joinville. Muitos acreditam que seu fechamento, há quase cem anos, foi responsável pelo assoreamento do rio Cachoeira e da lagoa de Saguaçu. É um engano. A circulação de águas em torno da ilha de São Francisco ( ABAIXO ) , que muitos alegam que existia antes do fechamento, não teria uma atuação desassoreante. Pelo contrário, traria sedimentos, areais principalmente, para o interior da baía. É essa a ação predominante do mar: depositar sedimentos onde ele perde energia e ele perde energia em áreas confinadas.

A insistente crença na existência de fortes correntes marinhas no canal do Linguado, antes do fechamento, não se baseia em nenhuma pesquisa. Nunca foi feita pesquisa nenhuma sobre isso, no canal. É uma crença. Há evidências de que a circulação era no sentido horário, entrando pelo canal Sul e saindo pelo canal Norte. Ao entrar pelo canal Sul o mar trazia areias e as depositava ali. Esse processo vinha ocorrendo há milhões de anos e foi responsável pela deposição das areias que formam as dunas da praia Grande e a planície em volta da bacia do rio Acarai. ( ABAIXO )

Quando o homem europeu chegou, o processo estava terminando de fechar o canal.
Muitos acreditam que a poluição do rio Cachoeira ( ABAIXO ) é devida ao fechamento do Linguado. A razão desse pensar é um desentendimento do que é poluição. Há mais uma crença: a de que a poluição se resolve se o lixo for levado para longe.


A barra Sul, em Barra do Sul ( ABAIXO ) , está sendo mantida aberta pela ação das águas provenientes da bacia do Linguado. Os afluentes deságuam no canal, o nível do canal tende a subir, o excesso escoa para o mar.
Se o canal for reaberto estas águas escoarão para o norte, para a baía Babitonga. Não haverá mais a ação que mantém a barra Sul aberta. A barra fechará em pouco tempo, provavelmente algumas semanas.

Muitos políticos querem fazer discurso 'ecológico' ( ABAIXO , UM SOLITÁRIO ATIVISTA AMBIENTAL ATRAVESSANDO O CANAL DO LINGUADO ) e citam o canal do Linguado. É demagogia, discurso fácil, aproveitando-se da desinformação do povo e muitas vezes convencidos de sua própria razão devido a serem, também, desinformados. " ........

O francisquense GEOVANI MACHADO ( ABAIXO ) com certeza discordaria de Milton : ativista pela reabertura do canal desde 2007 , desde então já produziu e postou no Youtube 38 vídeos a respeito desse tema . Está certo que o vídeo do dia é tão longo quanto este texto - são cerca de 16 minutos - mas cada minuto dele merece ser visto : produzido em 2013 , nele Geovani traz informações pertinentes , esclarecedoras e até surpreendentes ! .....VALE A PENA CONFERIR , E REFLETIR !

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