AUTOMÓVEL E ROCK ? Uma combinação que tem tudo a ver ! Na longa história de mais de 6 décadas do rock´n roll a lista de canções que têm como tema esse que um verdeiro objeto de cultos , sonhos e desejos - sendo praticamente algo sagrado para muitos - é bastante longa e inclui clássicos , como " HIGHWAY STAR " ( DEEP PURPLE , de 1972 ) e " I´M LOVE WITH MY CAR " ( QUEEN - ABAIXO - , de 1975 ) .
Diante disso surge uma pergunta , até óbvia : afinal , como foi que esse veículo , que há muito tempo deixou de ser apenas um meio de transporte e locomoção para ser tornar um dos ícones da sociedade moderna , um meio de trabalho para muitos , um estilo de vida para outros tantos e um objeto de veneração para um número considerável de pessoas , acabou surgindo ?
Bom , NEM TODOS OS GÊNIOS SÃO BRILHANTES EM TUDO ( alguém aí se lembrou do PELÉ ? ) e um típico exemplo disso foi um sujeito , digamos , diferente chamado Salvador Domingo Felipe Jacinto Dali i Domenech ( ABAIXO ) e que tinha o pomposo título de Primeiro Marquês de Dalí de Púbol :
o excêntrico e multi artista plástico espanhol - nascido na eternamente descontente e separatista região da Catalunha - SALVADOR DALÍ ( 1904-1989 ) era um ferrenho defensor da mais estúpida forma de manifestação humana , a infame GUERRA ......Entre os argumentos que o artista costumava usar estava um suposto despertar da CRIATIVIDADE HUMANA !
Verdadeiro ou não e , sem dúvida alguma , polêmico , esse argumento poderia ser aplicado ao surgimento do automóvel : indiretamente ele é um produto da guerra ......Engenheiro militar e oficial do Exercito francês , JOSEPH NICOLAS CUGNOT ( 1725-1804 - ABAIXO ) não tinha em mente criar um novo meio de transporte mas sim um veículo para rebocar peças de artilharia : acabou criando algo muito maior do que isso !
Em 1769 , após vários de anos de pesquisas e análises , conseguiu enfim criar um veículo motorizado e de aparência bastante estranha : ele guiado por um leme , tinha duas rodas traseiras e uma roda dianteira sobre a qual estava uma imensa caldeira de gás à vapor que o impulsionava . Em 1770 Cugnot criou uma versão um pouco melhorada dessa engenhoca estranha e que recebeu o nome de FARDIER À VAPEUR ( ABAIXO ) : o veículo podia transportar 4 toneladas de carga e andava a 4 quilômetros por hora . Mesmo assim a engenhoca tinha várias falhas e um grande inconveniente : a cada 25 minutos era obrigada a parar para que a caldeira recebesse mais vapor ......
Mas não foi só pelo lado positivo que Cugnot entrou para a história , especialmente da Ciência : em 1771 , ao conduzir sua engenhoca , ele acabou a chocando contra um muro ( ABAIXO ) . A "barbeiragem " de Cugnot , junto com a tradicional e sempre presente falta de dinheiro , acabou decretando o fim do projeto de equipar o Exército francês com veículos motorizados e , é claro , o seu invento acabou caindo no esquecimento .
Porém , em um raro momento de generosidade , o então rei da França - LUÍS XV ( ABAIXO ) - reconheceu os esforços e a engenhosidade de Cugnot e lhe deu uma pensão no valor de 600 contos anuais . A " barbeiragem " de 1771 acabou sendo o menor dos problemas de Cugnot : com a vitória da REVOLUÇÃO FRANCESA DE 1789 o novos donos do poder suspenderam a sua pensão e ele ainda teve de exilar na Bélgica , mais precisamente na capital Bruxelas .
Vivendo na miséria , ele ainda pôde voltar à sua pátria natal , conhecer pessoalmente o então imperador NAPOLEÃO BONAPARTE ( 1769-1821 ) e ter um melancólico fim na cidade em Paris , onde faleceu aos 79 anos ( atualmente uma réplica de seu invento faz parte do acervo de um museu em Paris ) ......Tecnicamente a engenhoca de Cugnot pode ser considerada uma espécie de avó dos atuais CAMINHÕES , que só surgiram em 1896 . ( ABAIXO , PRIMEIRO MODELO DE CAMINHÃO )
No entanto , a maioria dos historiadores aponta como pioneiros dos atuais automóveis os alemães GOTTLIEB DAIMLER ( 1834-1900 - ABAIXO ) e KARL BENZ ( 1844-1929 ) que criaram seus inventos coincidentemente na mesma época - entre 1885 e 1886 - , embora vários outros também possam ser considerados inventores do automóvel : os franceses JEAN JOSEPH ÉTIENNE LENOIR ( 1822-1900 ) , LEFÉVRE , SARRASIN , LEVASSOR KREBS e RENÉ PANHARD ( 1841-1908 ) , o alemão NIKOLAUS OTTO ( 1832-1891 ) e o norte-americano BRAYTON .
Outro fato curioso : embora as fábricas de Gottlieb Daimler e Karl Benz ( ABAIXO ) tenham se fundido em 1926 para se transformar em um dos ícones da indústria automobilística - a MERCEDES-BENZ - os dois inventores-empresários jamais chegaram a se conhecer pessoalmente !......
Nesses quase 250 anos , considerando-se a estranha engenhoca de Cugnot , inúmeros modelos de automóvel tonaram-se icônicos e tão culturalmente presentes e fortes , que foram temas até mesmo de filmes e histórias em quadrinhos , sendo um clássico exemplo disso o velho FUSCA de guerra ( foi projetado em 1934 pelo engenheiro FERDINAND PORSCHE , a pedido do do infame ditador ADOLF HITLER , que queria um carro barato , econômico e que fosse fácil de produzir - ABAIXO , UM FUSCA MODELO 1961 ) ......
Se o Fusca tem a marca do popular , e até do folclórico , um MAVERICK ( ABAIXO , UM MAVERICK MODELO 1972 ) lembra POTÊNCIA , PODER e SEDUÇÃO : na década de 60 os carros norte-americanos começavam a perder espaços para modelos europeus e japoneses e isso era um verdadeiro insulto a um povo tão nacionalista e apaixonado por automóveis !
A FORD não perdeu tempo : em 17 de abril de 1969 lançou um novo tipo de automóvel , a princípio de 2 modelos , 15 cores diferentes e baseado no MUSTANG , um luxuoso e potente tipo de automóvel lançado pela própria montadora 5 anos antes e que fizera muito sucesso . ( ABAIXO , UM MUSTANG MODELO 1965 )
Por módicos 1.995 dólares a pessoa comprava aquilo que a montadora norte-americana vendia como um "carro pra casais ou o segundo carro da família " . E deu certo certo : só naquele ano de 1969 , 579.000 Mavericks foram vendidos , mais até do que o Mustang na época de seu lançamento .....Embalada e animada pelo sucesso do Maverick , nos anos seguintes a Ford lançaria mais 2 modelos , dessa vez mais luxuosos - o Sprint e o Grabber - e mesmo com a terrível crise econômica iniciada em 1973 , o Maverick continuou a vender bem . O Maverick brasileiro não só foi uma consequência do sucesso do Maverick norte-americano como também foi uma resposta da Ford a dois modelos de automóveis que vinham fazendo sucesso desde o fim dos anos 60 ; o GALAXIE ( luxuoso e "beberrão " , foi lançado em 1967 - ABAIXO , UM GALAXIE MODELO 1974 ) e o OPALA ( lançado no Brasil em 1968 ) .
Embora o primeiro Maverick brasileiro tenha saída da linha de produção em 4 de junho de 1973 , o lançamento oficial do automóvel só ocorreu em 20 de junho daquele ano , quando no autódromo carioca de Jacarepaguá , um grupo de seletos e felizardos jornalistas pôde fazer até mesmo um test drive nos modelos que estavam ali . Tendo sido lançado , a princípio , em 3 modelos - SUPER , SUPER LUXO e GT - o Maverick brasileiro foi produzido até 1979 ( 108 .106 unidades foram fabricadas entre 1973 e 1979 ) e a campanha de publicitária de seu lançamento - que incluiu até filmagens na região da cadeia montanhosa dos Andes - foi certamente uma das maiores da história da publicidade brasileira ( ABAIXO , ANÚNCIO COMERCIAL COMERCIAL DO MAVERICK ) .
Bastante presente em corridas automobilísticas nacionais na década de 70 , um Maverick é um artigo raro e caro para cultuadores e colecionadores : dependendo de seu estado de conservação , certos modelos podem custar mais de 100.000 reais ! ......
Com uma certeza tão certa e absoluta quanto o fato de que a soma de dois mais dois é quatro , você já deve ter se perguntado : "UÉ , POR QUE VOCÊS ESTÃO COMENTANDO SOBRE CARROS SE ESSE ESPAÇO É SOBRE A MÚSICA JOINVILENSE ? " A nossa intenção era essa mas infelizmente , como não encontramos praticamente nada a respeito da banda joinvilense THE MAD MAVERICKS ( alô , músicos de Joinville ! ) - a não ser o fato de a banda ter surgido em 2011 - , o jeito foi contar a respeito do que deu origem ao nome da banda ( algum de vocês conhece a banda ? ) ......Bom , pelo menos encontramos o que interessa : A MÚSICA DELES ! No vídeo do dia você terá a oportunidade de conferir um cover que fizeram de um sucesso da banda norte-americana THE MONKEES ( ABAIXO ) .....VALE A PENA CONFERIR !
Nenhum comentário:
Postar um comentário