terça-feira, 12 de julho de 2016

Deslumbre

Você conhece algum pintor , escultor , desenhista ou alguma pessoa que mesmo não sendo artista seja especialista em ARTES PLÁSTICAS ? Em um país onde infelizmente a arte é tão pouco valorizada - se é que chega a ser valorizada - figuras como essas são meio difíceis de se encontrar , mas mesmo assim iremos supor que você conheça algum artista ou especialista no assunto . Ao perguntar a algum deles sobre se já ouviu falar em um pintor australiano chamado KEN DONE muito provável e imediatamente a resposta será a seguinte : " QUEM ? "( sem trocadilho nenhum com o nome do australiano ! )  ........

Longe de ser um nome obrigatório em qualquer lista que se faça dos grandes pintores ou artistas plásticos da história , o citado  australiano ( ABAIXO )  teria tudo para ser mais um anônimo e , muito provavelmente , talentoso artista de seu gigantesco e quente país-ilha  , exceto pela única obra que lhe deu certo notoriedade ......

No já distante ano de 1990 foi dada aos estudantes de uma das escolas da cidade de Armidale ( ABAIXO - localizada na província de Nova Gales do Sul )  - o ROBB COLLEGE - uma tarefa diferente , inusitada e divertida : pintar quadrados com cores vivas , tendo sido auxiliados por colegas de escolas e faculdades de cidades próximas a Armidale .

Coube justamente a Ken Done finalizar a obra : uma composição de todos os quadrados pintados pelos estudantes e que foram sobrepostos por um rosto "sorridente " . Apresentada ao público pela primeira vez em 10 de maio daquele ano de 1990 , mais especificamente na Universidade New England ( localizada em Armidale ) , a obra ( ABAIXO ) media colossais 6.727, 56 metros quadrados !



          Cá entre nós : se um cidadão ganhou notoriedade em virtude de uma única obra cuja autoria não foi exclusivamente sua o que dizer então de um sujeito ( ABAIXO ) que SOZINHO já produziu em mais de 30 anos de carreira mais de 1.000 obras -entre painéis , quadros , desenhos e esculturas - , sendo que muitas delas estão em locais importantes de sua cidade ?

     E o mais importante : trata-se de um TALENTO JOINVILENSE , ou quase joinvilense......Nascido na portuária cidade de Santos em 27 de outubro de 1964 , WILSON LAMBERTO DOIN é joinvilense desde 1984 , quando se radicou aqui em terras de Dona Francisca , e teve o privilégio de ter tido como professores gênios como LUIZ SI e os saudosos HAMILTON MACHADO ( 1944-1992 ) e MÁRIO AVANCINI ( 1926-1992 - ABAIXO  ) .

     Ficar parado definitivamente não é com ele : além de ser  pintor , escultor e desenhista , também é publicitário , músico , compositor e professor de arte .......Wilson define as suas obras como FIGURATIVAS ABSTRATAS , geralmente fazendo referências nelas a costumes , história , cenas e locais típicos de Joinville e painéis de sua autoria estão em locais como a PREFEITURA DE JOINVILLE ( ABAIXO ) , 

    o HOSPITAL SÃO JOSÉ , a MATERNIDADE DARCY VARGAS , o MERCADO PÚBLICO MUNICIPAL , o 62 BI , a sede do CORPO DE BOMBEIROS DE JOINVILLE , o CARTÓRIO RODRIGO LOBO e em colégios como BOM JESUS ( ABAIXO ) , SANTOS ANJOS , ELIAS MOREIRA e NOVA ERA . 

    Volta e meia , desde a década de 80 ele aparece na mídia - seja em programas de televisão , rádio e jornais - e muito humildemente se considera apenas um OPERÁRIO DA ARTE . Aliás , em relação à arte e à ser artista , Wilson ( ABAIXO )  costume fazer a seguinte definição : "Pintura não é só começar a misturar a tinta”. É uma lição de vida que marca o artista e sua época. “Se isso não acontecer o artista não evolui”.......

    Bem , o papo está bom mas já está na hora de ver se as suas obras são isso tudo mesmo .....Já podemos adiantar : você ficará maravilhado , ou maravilhada , com as obras de Wilson Lamberto Doin ( ABAIXO , UM DOS QUADROS DE SUA AUTORIA )  e que estão justamente no vídeo do dia .......VALE A PENA CONFERIR ! 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário