segunda-feira, 25 de julho de 2016

Som de Joinville : O Teu Plágio Não Nega

Criativo , visionário , revolucionário e irreverente , o pernambucano Abelardo Barbosa de Medeiros , ou única e simplesmente CHACRINHA ( 1917-1988- ABAIXO  ) , além de ter sido , sem sombra de dúvida , um dos maiores comunicadores que o Brasil já conheceu também era um misto de show man , filósofo do povo e frasista . Do alto de toda a sua experiência e sabedoria e com toda a moral de ter sido também um dos maiores descobridores de talentos do país , ele costumava uma frase curta e certeira , bem ao seu estilo popular : " NADA SE CRIA , TUDO SE COPIA " .......

Mais do que um exercício de filosofia popular e mais uma das célebres frases dos saudoso , genial e folclórico apresentador , no MUNDO DA MÚSICA essa frase vale quase que como uma lei : a maioria - senão praticamente todas - das canções são em maior ou menor cópias de outras . Fazendo valer essa lei não explícita , um dos maiores clássicos da hoje tão maltratada música brasileira é fruto de um tipo de cópia nada nobre : o PLÁGIO ......

No caso da música de hoje , além da frase do "Velho Guerreiro " , vale  uma outra declaração  , desatualizada em época de " politicamente correto " e de autoria do sambista Paulo Barbosa da Silva , o SINHÔ ( 1888-1930 - ABAIXO - ; autor , junto com Mauro de Almeida , do primeiro samba a ser gravado : "PELO TELEFONE " , em 1917 ) , para defini-la com perfeição : " SAMBA É QUE NEM PASSARINHO : É DE QUEM PEGAR PRIMEIRO " ( E aí ? Alguma vez você já caçou passarinho ? ) ......

Está certo que certos trechos da música em questão fazem  muitas pessoas hoje em dia "boiarem " : " Mulata mulatinha meu amor  / Fui nomeado teu tenente interventor " ( Tenente interventor ? Que raio é isso ? ) . E o que dizer então desses versos , que por sinal são a sua estrofe : " O teu cabelo não nega mulata / Porque é mulata na cor / MAS COMO A COR NÃO PEGA MULATA / Mulata eu quero o teu amor " ( muitos com certeza irão se lembrar : em 1997 o hoje excelentíssimo deputado federal TIRIRICA - ABAIXO - teve seríssimas dores de cabeça em virtude de um trecho de uma de suas músicas , que comparava o cabelo de uma mulata a "um Bombril de arear panela " ) ........

Mesmo com tais detalhes , a música merece ser relevada : em 1932 , época de seu lançamento , a abolição da escravidão ainda era um fato não muito distante ; os tais "tenentes interventores " eram os governadores nomeados pelo ditador de então,  GETÚLIO VARGAS ( o que não deixa de ser uma leve crítica à figura do ditador ) , e quem , mesmo que inconscientemente , nunca cantou pelo menos a sua estrofe , principalmente em época de Carnaval ?

Existe ainda outro fortíssimo motivo para desconsiderar os detalhes da música : o seu autor foi um sujeito carioca - do bairro da Tijuca -  chamado LAMARTINE BABO ( 1904-1963- ABAIXO  ) , célebre por ter composto marchinhas carnavalescas de sucesso e os hinos - não oficiais , diga-se de passagem - da maioria dos clubes de futebol da cidade do Rio de Janeiro e ainda um daqueles raros casos de compositores que se tornaram celebridades e que tiveram seus nomes eternizados . Mas , espera aí : autor da música ? Bom , não foi bem isso ......

      A polêmica história teve início em 1928 , mais especificamente em Recife : os irmãos JOÃO e RAUL VALENÇA ( sem parentesco nenhum com aquele que chegou a ser chamado de o "Bob Dylan  brasileiro " : ALCEU VALENÇA ) já eram figuras célebres na música local pois muitos dos frevos e maracatus compostos por eles haviam sido grandes sucessos . Também não foi difícil que a nova canção composta pela dupla ( ABAIXO ) - um frevo intitulado "MULATA " - e que seria lançada no Carnaval do ano seguinte viesse a se tornar outro grande sucesso , só que em proporção muito maior : cheia de gírias locais e fazendo referências a situações e lugares típicos da cidade de Recife , ela logo não só agradou a todos como tornou-se praticamente um dos hinos do Carnaval local .

 Os tempos eram completamente diferentes : se hoje qualquer um , mesmo sem ter qualquer tipo de talento e sem sair de casa , pode vir a ser uma celebridade graças à internet naquele longínquo princípio de década de 30 todos os caminhos rumo à fama levavam obrigatoriamente ao Rio de Janeiro . Em uma época em que as comunicações e a integração entre as diversas regiões do vastíssimo Brasil eram precaríssimos , era preciso conquistar primeiro o público da então capital federal ( ABAIXO ) para a partir dali , ai sim , conquistar o Brasil .

E foi o que os irmãos recifenses fizeram : em 1931 enviaram as letras e as partituras da canção para a então maior gravadora do Brasil , a RCA VICTOR , só que nem sequer imaginavam eles e , principalmente , os executivos da gravadora carioca , a dor que estavam prestes a ter .......Naquela época Lamartine Babo trabalhava na gravadora tendo o curioso cargo de "arranjador melhorador " , ou seja , ele tinha a função de transformar em comerciais e , digamos , em "digeríveis " ao público as canções a serem gravadas pelo elenco de cantores da casa e que incluía , entre outros , nomes como os de CARLOS GALHARDO ( ABAIXO ) e FRANCISCO ALVES , dois dos melhores cantores brasileiros de então .

Como se tratava de uma canção excessivamente regional e que muito provavelmente não alcançaria sucesso a nível nacional , o genial e sempre bem humorado LALÁ ( ABAIXO ) - como era conhecido pelos mais íntimos - teve de trabalhar : modificou praticamente toda a letra da canção original , transformando-a em uma marchinha , mantendo a estrofe original e alguns compassos e transformando o verso inicial original no seu título : " O TEU CABELO NÃO NEGA " .

Curiosamente a música não foi gravada por Carlos Galhardo , Francisco Alves ou algum outro grande figurão da época mas sim pelo obscuro CASTRO BARBOSA ( ABAIXO ) : gravada em 21 de dezembro de 1931 , foi lançada no Carnaval do ano seguinte , imediatamente tornou-se um estrondoso sucesso a nível nacional e o disco , curiosamente , trazia a seguinte inscrição , " LETRA E MÚSICA DE LAMARTINE BABO ( SOBRE MOTIVO DO NORTE ) " . Obviamente ela logo acabou chegando aos ouvidos dos irmãos recifenses : era óbvio que se tratava de uma plágio !

     Malandramente , os executivos da gravadora carioca tentaram se safar dessa enrascada : dois frevos compostos pelos irmãos seriam gravados pelo cantor Carlos Galhardo . Só que não houve jeito : vencedores em todas as instâncias da Justiça , os irmãos não só passariam a ter  direito a constar como autores da música como também receberiam uma indenização paga pela gravadora e ainda ficariam com metade do valor dos direitos autorais dela , o que equivalia a 40 contos de réis e era um valor estratosférico para a época . ( ABAIXO , UMA NOTA DE 2 MIL-RÉIS )

Por mais razão que tivessem nessa briga , os irmãos Valença foram obrigados a reconhecer o óbvio : a música só se tornou um mega sucesso graças à Lamartine Babo , que foi oficialmente considerado COAUTOR DA MÚSICA embora mais de 8 décadas depois quase toda a mídia o considere o único autor......Em 1934 a briga ainda rendia : o próprio Lamartine Babo reagiu com bom humor ao episódio compondo a marchinha " A MELHOR DAS TRÊS " . Interpretada por Francisco Alves ( ABAIXO )  , suas letras são as seguintes : " Só porque o cabelo não negava / toda a gente só falava / na Mulata Original / E a Mulata / foi para o Supremo Tribunal / Foi ver seu Pai / e de lá não sai ".......

Em relação a versão original , de autoria dos irmãos Valença , ela só veio a ser gravada - em parte - em 1976 : fez parte de um disco que resgatava parte da obra dos dois irmãos  e foi interpretada por EXPEDITO BACHARÁ ( quem ? ) , mais como uma introdução à clássica versão de Lamartine Babo ( ABAIXO )  . Só a título de curiosidade , um trecho da versão original é o seguinte e gravado pelo citado cantor nesse disco é o seguinte : 

Me deste um curto-circuito – que fruido ! / E se queimou-se os fusive – incrive ! / Porque nesses teus dois quartos de fama, mulata / Passa a corrente da trama / Nestas terras do Brasil – aqui / Não precisa mais prantá – qui dá / Feijão muito dotô e giribita / Muita mulata bonita.  " .......Agora , vamos e viemos : a versão de Lamartine Babo é muuuito melhor ! E A TAL DA MULATA que foi fonte de inspiração e indiretamente pivô dessa confusão ? Ela realmente existiu , frequentava os bares do bairro recifense de Santo Antônio ( ABAIXO ) e pelo que se sabe não recebeu um tostão pela música.......

É claro que um clássico como esse merece uma interpretação à altura : o vídeo do dia é uma execução da música pela ORQUESTRA CIDADE DE JOINVILLE , então liderada pela maestrina e violinista joinvilense FABRÍCIA PIVA ( ABAIXO , À ESQUERDA -  por sinal a idealizadora e criadora da orquestra ) e olhe que naquela ocasião eles estavam apenas ensaiando.......VALE A PENA CONFERIR ! 

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