quinta-feira, 14 de julho de 2016

Uma Bela Lição

Uma paisagem maravilhosa e deslumbrante , capaz de fazer os poucos e privilegiados visitantes que passam por ali se questionarem se estão mesmo no Brasil ; a agricultura e a pecuária como praticamente as únicas atividades econômicas do lugar , uma sensação de que nesse mesmo lugar o tempo - talvez impressionado coma sua beleza - se recusa a passar e faz seu descanso por ali ; sobrenomes alemães e centenários naquele local ( ABAIXO ) , como KOHN , SCHULTZ , WEGNER , MEWS e BRANDEMBURG .......

A princípio a ESTRADA DO OESTE ( ABAIXO )  , na localidade de RIO BONITO ( distrito de Pirabeiraba ) , parece ser um daqueles tantos pequenos paraísos tão comuns , isolados e perdidos na zona rural de Joinville mas um olhar mais atento irá revelar algumas peculiaridades . Trata-se , por exemplo , de uma das mais longas estradas rurais da cidade ( em sentido leste-oeste , começa na ESTRADA DA ILHA , corta a BR-101 e termina na ESTRADA DO PICO ) e também de uma antiga comunidade , cujo início remonta a 1880 .

 Embora as primeiras BICICLETAS tenham circulado ali pela primeira vez lá por volta de 1930 ( para vender os principais produtos daquela comunidade - melado , cachaça , leite e queijos - no centro de Joinville os moradores tinham que enfrentar um percurso de cerca de 3 horas , isso a bordo de alguma carroça ou trole- ABAIXO- ; já o primeiro automóvel da comunidade - um Ford - pertenceu à família SCHMALZ ) ,

 os moradores não se entusiasmaram muito coma então novidade : todos tinham medo de usá-las e ficavam admirados com o fato de as pessoas conseguirem ficar de pé sobre duas rodas ......( ABAIXO , UM MODELO DE BICICLETA SUECA DA DÉCADA DE DE 50 , DA MARCA "HERMES ")

Conta-se também que durante o levante de outubro de 1930 que levou ao poder o ditador GETÚLIO VARGAS ( 1882-1954 ) , alguns soldados ( ABAIXO , FORÇAS REBELDES RUMO A JOINVILLE )  teriam estado ali e até trocado alguns tiros ......Ultimamente a lista de fatos peculiaridades da Estrada do Oeste vem sendo reforçada por algo que há algumas décadas seria impensável naquela comunidade : UMA ESCOLA .

     Trata-se da escola municipal ALFREDO GERMANO HENRIQUE HARDT ( ABAIXO ) , que atualmente conta com 16 funcionários , 114 alunos e tem esse nome como uma homenagem a um velho e saudoso morador local ( ou seria herói ? ) que doou o terreno para a construção da escola e prestou grandes serviços à ela ( a escola tem esse nome em virtude da lei municipal número 13.193 , de 27 de setembro de 2006 , que por sua vez foi motivada por um abaixo-assinado apresentado pelos moradores da comunidade ) .

Você sabia que , por exemplo , que a maior de todas as espécies de ORQUÍDEAS é a espécie Grammataphyllum  speciossum ( ABAIXO ) , originária da Malásia , e que chega a medir até 7,6 metros ?

E que a maior espécie brasileira de orquídeas é a Vanilla spp ? ( ABAIXO - como trata-se de uma trepadeira , fica difícil medi-la ) .......

Curiosidades como as que acabamos de citar a respeito daquela que é considerada a flor-símbolo de Joinville não são nada perto dos enciclopédicos conhecimentos que os alunos da citada escola ( ABAIXO ) têm a respeito dela !

Um dos vídeos do dia traz justamente isso : trata-se de um dos louváveis projetos desenvolvidos pelos professores junto a esses alunos ( outros projetos de caráter ambiental desenvolvidos pela escola são o " É O BICHO ! "- ABAIXO -  , que procura fazer com que os alunos tenham um conhecimento e um contato maior com os animais , e as já tradicionais pedaladas rumo ao rio Cubatão e que são realizadas sempre em junho , o mês internacional da ecologia ) .

 Mais do que isso : isso é verdadeira lição de cidadania e respeito ao próximo , pois contribuir na preservação do que resta do já tão degradado meio ambiente do planeta é pensar no futuro e bem estar das próximas gerações , afinal não somos donos mas sim HÓSPEDES DO PLANETA TERRA ! ......VALE A PENA CONFERIR !

Nenhum comentário:

Postar um comentário