terça-feira, 28 de abril de 2015

A Importância da Escola , Segundo Einstein

Como se não bastasse o absurdo preconceito que certamente sofria por ser judeu , aquele garoto , nascido em 1879 na cidade alemã de Ulm , parecia não ter futuro algum : era um péssimo aluno , sendo várias vezes reprovado e mudando de escola também muitas vezes  ......Ainda adolescente mudou-se para a Itália e mais tarde para a Suíça , e , para variar , com 16 anos de idade acabou sendo reprovado em exame para fazer o curso de Engenharia Elétrica . Durante um breve período do foi professor de Física e Matemática e mais tarde acabou sendo admitido como funcionário do Centro de Patentes de Berna , a capital suíça . Porém , muitas vezes as aparências enganam .......ele sabia mais do que seus professores e era capaz de resolver complexas equações matemáticas . Usava o tempo livre de seu tedioso e burocrático emprego para formular complexas teorias de Física , em uma delas mostrando com a luz produz corrente elétrica através de metais , o que lhe valeria um prêmio Nobel de Física , em 1921 . Mas foi formulando uma teoria ainda mais complexa , entre 1905 e 1916 , que ALBERT EINSTEIN se tornou famoso e a tal teoria foi a célebre TEORIA DA RELATIVIDADE .

       Por essa teoria , por exemplo , se alguém viajar em uma espaçonave em uma velocidade próxima da velocidade da luz , quase não sentirá a passagem do tempo , ao contrário de quem permanecer na Terra ( o compositor e guitarrista BRIAN MAY , do QUEEN , usou essa teoria como fonte de inspiração para a sua música de ficção científica chamada 39 ) . Ou seja , quanto maior for a gravidade mais lento será o ritmo do tempo . Devido à sua complexidade e a tecnologia do início do século 20 , sua teoria foi considerada fantasiosa e até absurda , até que um grupo d astrônomos , durante um eclipse solar ocorrido em 1919 , finalmente comprovou na prática a existência dessa teoria  . Alguns anos mais tarde , em 1925 , Einstein visitou o Brasil e ficou maravilhado com o país , especialmente com a sua diversidade étnica . Ele viveu seus últimos anos nos Estados Unidos , mais especificamente no Estado da Califórnia , onde faleceu em 1955 , aos 76 anos . Simpático e muito bem humorado ( quem nunca viu a famosa foto dele mostrando a língua ? ) , pode-se afirmar que Einstein tenha sido até hoje o único cientista super star e até a presidência de Israel chegou a ser oferecida a ele , convite que acabou declinando . Einstein também foi autor de pensamentos carregados de sabedoria , como este : " Devemos nos preocupar em não fazer do intelecto o nosso deus ; ele tem músculos potentes , mas não personalidade " , e também outro , que acabou servindo de inspiração para a crônica de hoje , de autoria do jornalista ROBERTO SZABUNIA . CONFIRA :

"A escola sempre foi o meio mais importante de transferência de riqueza da tradição de uma geração para outra .



Hoje , isto se aplica ainda mais do que antigamente , porque , através do desenvolvimento moderno da vida econômica , o papel da família



como entidade portadora da tradição e da educação  tem enfraquecido  . A continuidade e a saúde da sociedade humana estão , portanto , ainda mais dependentes da escola do que anteriormente .

    Calma aí , solerte leitor e bem informada leitora , que já leram essa frase em algum lugar , e acham que o cronista ( ABAIXO , ROBERTO SZABUNIA )



está se apropriando de algum pensamento alheio . Nem precisa consultar o dr. Google . Não apliquei as guampinhas ( aspas , pô ! ) , mas o parágrafo inicial inteiro é de autoria de um cientista famoso no século passado , tanto por sua inteligência fora do comum , como pela sua cabeleira desgrenhada e o espesso bigode . Albert Einstein  ( ABAIXO )



pronunciou o libelo a favor da escola em 1936 , num discurso intitulado ' Conselhos Para O Ensino ' . Em 1936 ! E veja como a atualidade se mantém .

     A  primeira frase , sobre ser a escola o meio de transferência  da riqueza da tradição , era pertinente na década de 30 do século 20 , assim como cem , 200 ou mil anos antes , desde que os filósofos gregos ( GRAVURA ABAIXO )



 reuniram seguidores em praças e qualquer lugar possível . E continua aplicável hoje e pelos séculos vindouros - a não ser que a humanidade crie um meio de disseminação superior , o que duvido . O tempo , o tempo voa , a poupança Bamerindus já não existe mais , e a escola mantém seu poder agregador e disseminador do conhecimento . Claro que os métodos se alteram , teoricamente se modernizam , currículos são adaptados , processos evoluem , a tecnologia auxilia cada vez mais .....porém , vejo como essencial a reunião entre mestres e discípulos , o relacionamento , a transmissão do conhecimento  em sala de aula - ou laboratório , pátio , jardim , museu rua , qualquer lugar . Celulares desligados , por favor !



     O segundo período do parágrafo de abertura deste texto cita o enfraquecimento do papel da família no processo de educação . Novamente ,lembro : o cenário era o mundo - especialmente o europeu - em 1936 , em plena tensão pré-Segunda Guerra , ( ABAIXO , PROVA DOS 100 METROS RASOS  DA OLIMPÍADA DE 1936 EM BERLIM , EVENTO USADO PELOS NAZISTAS PARA A SUA PROPAGANDA )



 Einstein já era exilado por sua condição de judeu , batendo-se por um pacifismo àquela altura utópico  em vista da ascensão nazista .



 E o que mudou desde então ? Como a família participa da educação hoje ? Tem tempo ? Você ,leitor pai de aluno do ensino fundamental , esteve recentemente em alguma reunião da APP do colégio ?



 Sabe algo além do que vem no boletim do seu filho ?



Pois é , não tá fácil para ninguém , companheiro . Hoje , como sempre ,  resta às famílias confiar os filhos à escola , torcendo para que os resultado sejam os melhores para os dois lados .



      Quanto a quem frequenta a escola - do ensino fundamental ao superior - encerro aqui com mais um bocadinho de Einstein ( página 30 , do livro 'Como Vejo O Mundo ' ) . Refletindo sobre a importância da educação , exorta o grande cientista : ' O ensino deveria ser assim : quem o receba o recolha como um dom inestimável , mas nunca como uma obrigação penosa ' "


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