Durante o período da Idade Média havia na Europa uma figura bastante curiosa ; o MENESTREL . Misto de ator , palhaço , poeta e cantor , eram itinerantes e geralmente se apresentavam em praças públicas e feiras , havendo também aqueles que trabalhavam a serviço de nobres e reis . Sua importância era tão grande , que entre os séculos 14 e 15 surgiram na França as CORPORAÇÕES DE MENESTRÉIS , cujo chefe era o REI-DOS-MENESTRÉIS , escolhido pelo rei ou por algum senhor feudal . Havia não um mas vários tipos de menestréis , entre eles os MENESTRÉIS -DE-GUERRA , cuja função era tocar instrumentos militares e os MENESTRÉIS-DE-BOCA , que apenas cantavam . Com o passar do tempo as tais corporações desapareceram e o nome menestrel passou a ser dado a cantores populares que se apresentavam em feiras , festas e romarias , algo por sinal , no interior do Nordeste brasileiro ( os famosos repentistas não deixam de ser uma espécie de menestrel ) . Tendo origem em fazendas criadas por padres jesuítas no século 16 , o bairro carioca do GRAJAÚ é um dos poucos bairros da cidade do Rio de Janeiro a terem sido planejados : os primeiros loteamentos datam de 1912 e o seu nome é uma homenagem ao engenheiro que o planejou : RICHARD FILHO , natural da cidade maranhense de Grajaú . Com certeza você já se perguntou : O que tem a ver uma figura da distante Idade Média com um bairro carioca ? O elo de ligação entre chama-se OSWALDO VIVEIROS MONTENEGRO e nasceu naquele bairro carioca em 15 de março de 1956 . Ele viveu uma infância tranquila e despreocupada , jogando muita pelada nas ruas próximas a sua casa , brincando e subindo em árvores em uma época em que boa parte da região do Grajaú ainda era rural , por isso não deve ter estranhado muito quando sua família mudou-se para a interiorana e histórica cidade mineira de São João Del Rey quando ele tinha 8 anos de idade .
Pode-se dizer que a família de Oswaldo era musical , embora nenhum deles fosse músico profissional : seu avô e sua mãe tocavam piano e seu pai tocava violão e fazia serestas . Na cidade mineira o garoto logo ficou encantado com as características serestas locais e com a música sacra tocada em suas antiquíssimas igrejas e logo aprendeu a tocar com um dos seresteiros locais . Ainda com 8 anos de idade , compôs sua primeira música , chamada LENHADEIRA ( nome de um rio que corta aquela cidade ) . Após um breve retorno ao Rio de Janeiro , com 15 anos foi morar em Brasília e se em São João Del Rey , Oswaldo despertou para a música , na capital federal ele enfim teve certeza que queria ser músico profissional : em 1972 , com apenas 16 anos , Oswaldo participou do Festival Internacional da Canção com a música AUTOMÓVEL . Em Brasília Oswaldo teve os primeiros contatos com companhias de teatro e dança e também com apresentações de música erudita , tudo isso acabaria influenciando sua carreira . A isso pode se acrescentar a forte presença nordestina na capital federal : admirador dos repentistas nordestinos , Oswaldo adquiriu uma qualidade : a de criar uma música instantaneamente . Em 1974 , já músico profissional , Oswaldo mais uma vez voltou ao Rio de Janeiro , só que dessa vez acompanhado pelos seus amigos e parceiros profissionais JOSÉ ALEXANDRE ,MONGOL , EDUARDO COSTA e MADALENA SALLES e sua inseparável flauta doce ( Madalena acompanha Oswaldo até hoje e chegou a ser sua esposa ) . O então prestigiado crítico de arte IAN MICHAKSKY encantou-se pelo trabalho de Oswaldo e sua trupe e , com muita justiça , os chamou de OS NOVOS MENESTRÉIS : eles não se resumiam apenas a tocar músicas e a cantar , mas também interpretavam e contavam histórias . Embora já tivesse o seu trabalho reconhecido , gravado 2 discos e feito 2 peças teatrais Oswaldo só começaria a se tornar conhecido em 1979 : naquele ano participou e venceu um festival de música promovido pela hoje falecida TV TUPI , com a dramática e boêmia BANDOLINS . Ao contrário do sucesso no festival , o seu disco lançado naquele ano - POETA MALDITO , MOLEQUE VADIO - acabou sendo um verdadeiro fisco em termos de vendas .......
Se 1979 foi o ano da aparição , 1980 foi o início da consagração : mais uma vez Oswaldo venceu um festival , dessa vez o MPB -SHELL , promovido pela TV Globo , com a deprimérrima AGONIA e , ao contrário do disco do ano anterior , o disco de 1980 ( que levava o seu nome como título ) acabou sendo bem vendido . Após o sucesso e uma breve crise existencial , em que chegou até mesmo a viver anônimo em uma vila de pescadores , Oswaldo iniciou a fase de ouro de sua carreira : Em 1981 , depois de 4 anos , Oswaldo voltou a produzir uma peça teatral : VEJA VOCÊ , BRASÍLIA . Durante cerca de 10 anos ele pôs o pé na estrada : ao mesmo tempo em percorria o país fazendo turnês de seus discos , ela auxiliava na montagem e direção de peças teatrais . Em todas as regiões do Brasil havia alguma peça teatral de Oswaldo Montenegro sendo encenada , e por atores locais . Além de contribuir para a dramaturgia nacional ( o dançarino e ator SEBASTIAN , que durante muito tempo protagonizou as campanhas publicitárias da marca de roupas C& A , surgiu em uma dessas peças teatrais e desde a década de 80 Oswaldo mantém em São Paulo uma oficina de atores ) , sua peças teatrais contribuíram para a música brasileira : as cantoras ZÉLIA DUNCAN e CÁSSIA ELLER e a cantora ítalo-brasileira DÉBORA BLANDO surgiram nesses espetáculos . Mas foi como músico que Oswaldo se consagrou na década de 80 : era presença quase que obrigatória nas rádios nacionais ( isso em uma época em que as músicas estrangeiras tocavam com muito mais frequência que as músicas nacionais ) ; produziu ótimos trabalhos , como ASA DE LUZ ( 1981 ) , ALDEIA DOS VENTOS ( 1987 ; nesse disco Oswaldo cantou apenas uma música , as demais foram interpretadas por nomes como NEY MATOGROSSO , ZIZI POSSI , SIVUCA e GONZAGUINHA ) e um disco ao vivo , lançado em 1989 e ainda emplacou 3 mega sucessos : DROPS DE HORTELÃ ( dueto com a atriz GLÓRIA PIRES ) , CONDOR ( baseada no poema NAVIO NEGREIRO , de CASTRO ALVES , foi composta originalmente para uma peça teatral de MIGUEL FALABELLA e com ela o menestrel carioca concorreu em mais um festival promovido pela TV Globo , acompanhado por um coral de cantores negros e dessa vez não ganhando ) e , principalmente , LUA E FLOR .......
A história dessa música é curiosa : originalmente foi composta em 1984 para uma peça teatral protagonizada por MARÍLIA PÊRA , chamada BRINCANDO EM CIMA DAQUILO ( esse também foi o título do disco gravado pelo cantor naquele ano e que , inclusive , traz a versão original da música interpretada pela atriz ) e não chamou a atenção . Ela só se tonaria um sucesso em 1989 , com a sua inclusão na trilha sonora da novela O SALVADOR DA PÁTRIA e até hoje muitos se lembram de Oswaldo Montenegro em função dessa música . Típica pessoa irriquieta e impulsiva , que não consegue ficar um minuto parada , Oswaldo está sempre envolvido com vários projetos paralelos : além de seus próprios discos e peças teatrais ( até hoje foram 19 peças teatrais de sua autoria , quase todas sucesso tanto de público quanto de crítica ) , compõem trilhas sonoras para outras peças de teatro , filmes , programas de TV e espetáculos de ballet . Também já escreveu um livro ( VALE ENCANTADO , publicado em 1994 ) , produziu 3 filmes ( VALE ENCANTADO , em 1997 ; LÉO E BIA ,em 2010 e SOLIDÃO , em 2013 ) e já chegou a apresentar 2 programas de TV , ambos pela TV CANAL BRASIL ( TIPOS , em 2004 , LETRAS BRASILEIRAS , entre 2006 e 2008 , ambos em parceria com o compositor e produtor musical ROBERTO MENESCAL ) . Somando-se os discos , CDs e DVDs , até hoje foram 47 trabalhos , sendo 12 deles produzidos de maneira independente . Discos , como SEM MANDAMENTOS ( seu primeiro disco , lançado em 1975 ) , TRILHAS ( 1977 ) e MENESTRÉIS ( 1986 ) são raros e difíceis de se encontrar . Para a felicidade de seus fãs , em 2013 criou o canal , no youtube , CANÇÃO NUA , puramente instrumental e em que canta músicas novas e antigos sucessos acompanhado apenas de um violão . Um dos vídeos de hoje é uma apresentação ao vivo , no extinto programa GLOBO DE OURO , da poética LUA E FLOR em 1989 . OUÇA O MENESTREL DO GRAJAÚ !
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