sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Micro Entrevista: Poetisa Rita de Cássia Alves

Ela já esteve inúmeras vezes no ALAMEDA CULTURAL....Pedagoga e ex-professora,atualmente trabalha no setor de literatura da Biblioteca Pública Municipal de Joinville.É uma de suas mais simpáticas e queridas funcionárias!E claro, é poetisa,sendo seus trabalhos publicados desde 1982 e desde então participando de inúmeros concursos de poesia,desde Itajaí(SC) até Barueri(SP)A micr entrevista de hoje é com RITA DE CÁSSIA ALVES,em sua própria definição uma menina que recebia livros no lugar das bonecas!CONFIRA: 1-O QUE A DESPERTOU PARA A POESIA? RITA - Meus pais sempre que podiam, nos davam livros junto com algum brinquedo. Os livros de poesia sempre me encantaram e era o gênero de livro que eu ganhava. 2-COMO É FAZER POESIA?COMO É SER POETISA? RITA - Penso que a poesia é tudo que nos encanta,que nos faz vibrar, que provoca uma reação de deslumbramento. Ser poeta é manter esses olhos de admiração e compartilhar sensibilidades. 3-AS SUAS POESIAS SÃO UM AUTO RETRATO DE VOCÊ?COMO AS PESSOAS REAGEM A SUAS POESIAS? RITA - Nem tudo que me acontece eu reporto ao papel, há situações de outros que eu percebo e tenho registrar na memória e no papel. Dizem que sou hermética, que escrevo versos como quem sugere, que utilizo muitas metáforas, é meu estilo de escrever assim. 4-QUE MENSAGEM VOCÊ DEIXARIA AOS LEITORES DO ALAMEDA CULTURAL? RITA - Que a leitura, o livro e a literatura são uma das ferramentas para se entender a visão de mundo e do mundo. Pra mim, ler e escrever são catarses e procedimentos terapêuticos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário