segunda-feira, 10 de março de 2014
Aqui no meu Bairro
Certos bairros ultrapassam os limites de seus municípios e tornam-se célebres mundialmente , como os cariocas Copacabana e Ipanema , já outros tornam-se conhecidos por serem pedaços de outros países , culturalmente falando , como os paulistanos bairros da Mooca e da Liberdade e existem também outros que acabaram dando o nome a clubes onde nasceram , como o carioca Botafogo , a campineira Ponte Preta e o londrino Chelsea . O bairro não deixa de ser uma extensão de nossa família : aquele vizinho tagarela e fofoqueiro , aquele vizinho esquisito , aquela mercearia da esquina , aquele parquinho onde levamos nossos filhos ......Esse é o tema da crônica de hoje , de autoria do jornalista ROBERTO SZABUNIA , que pega a máquina do tempo e faz uma breve viagem até a sua Rio Negrinho natal . CONFIRA :
"No meu bairro mora a maioria dos parentes , tanto do lado materno quanto do lado paterno . Aqui mesmo em casa estão meu diadek e minha babka ( vovô e vovó em polonês ) ; meu pai , tios e tia ; bem pertinho outra tia ; lá em cima o opa e a vovó , tios em profusão , primos às pencas . Todo dia no caminho do colégio , junta-se uma penca .
Bastam umas quatro braçadas pra atravessar o rio e chegar ao campo do Ipiranga . ( FOTO ABAIXO )
Tem o depósito de caminhões velhos pra fazer o cenário de tantas aventuras . O pasto onde duas traves demarcam o campinho . A movimentada oficina mecânica do Evaristo . As vendas Treml e Eckel . Uma cambada de amigos......
Como foi bom ter nascido nesse bairro . Ele é tão legal que seu nome é Alegre . Bairro Alegre . ( ABAIXO , FOTO DE UM DOS RIOS QUE CORTAM O BAIRRO E QUE É UM DOS MANACIAIS DE ÁGUA DE RIO NEGRINHO )
Um nome que surgiu espontaneamente quando a pequena Rio Negrinho sequer tinha divisão administrativa em bairros . Foi assim também que lá do alto do morro , de onde se descortina um bonito panorama , surgiu a Bela Vista ; ( ABAIXO , FOTO DA ESTRADA DE FERRO QUE CORTA O BAIRRO )
quando a necessidade de espaço levou moradores para o lado de lá da estrada , surgiu uma Vila Nova . ( ABAIXO , FOTO DE 1967 DO GRÊMIO ESPORTIVO VILA NOVA )
E lá onde tudo é bonito e os moradores são bem humorados é o bairro da Vista Alegre .( FOTO ABAIXO )
Uma família se concentrou num mesmo lugar ? Ora , é o Jardim Hantshell . ( ABAIXO , FOTO AÉREA DO BAIRRO )
Sou bairrista , sim . Mas na concepção inicial do verbete , no Dicionário Escolar da Língua Portuguesa : ' Aquele que preza seu bairro ' . Sob esta ótica , sou , sim , bairrista . Desde que nasci no bairro Alegre , na casa da vovó .
Aprendi a amar e respeitar meu bairro , um minicosmo dentro da cidade . De lá só saía para ir à aula , ao cinema , às lojas , às farmácias , ás casas de alguns amigos ;destinos que ficavam no Centro ( FOTO ABAIXO )
ou em algum outro bairro .
Só deixei o bairro Alegre quando saí em busca da faculdade . Fui morar na Bela Vista , em São Paulo , bairro dos italianos . ( FOTO ABAIXO )
Claro que não havia ali , na gigantesca metrópole , a mesma identificação bairrista do interior .Ainda assim via orgulho nos olhos dos moradores do velho e romântico Bexiga . ( FOTO ABAIXO )
Tirei tudo isso do baú para justificar minha posição : aqui pelas terras joinvilenses sou favorável pela divisão do Paranaguamirim ( FOTO ABAIXO ) , diminuindo seu tamanho com a criação de um novo bairro .
Para mim quanto maior o bairro , mais difícil diagnosticar , prevenir e consertar . É o problema do meu Costa e Silva , onde resido desde 1996 . ( FOTO ABAIXO )
Também acho que o bairro poderia ser dividido em dois , menores e mais facilmente administráveis .
Além do aspecto administrativo , vejo o emocional : os moradores se identificam mais com os vizinhos quando o bairro é pequeno .
Não é preciso criar novos cargos na máquina pública ; basta nomear administradores regionais e erguer uma construção que abrigue um escritório e um galpão para guardar recursos ( enxadas , roçadeiras , ferramentas , tintas .....) necessários para a manutenção , sob a jurisdição de cada subprefeito , ou seja lá como o chamarem . ( ABAIXO , SEDE DA SUBPREFEITURA DA REGIÃO SUL DE JOINVILLE )
Ah , uma coisa : se a divisão do Paranaguamirimm se concretizar , deixem que os próprios moradores batizem o novo bairro ; o nome surge espontaneamente , talvez até já exista . " ( ABAIXO , FOTO DE MORADORES DO ESTEVÃO DE MATOS , UMA DAS REGIÕES A FORMAREM O POSSÍVEL NOVO BAIRRO )
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário